Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:18 Pesquisa avançada

Wayland a caminho

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Wayland a caminho

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 5 de Fevereiro 2012, 19:52

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Imagem

Os desenvolvedores do Wayland estão trabalhando para o lançamento da versão 1.0 das bibliotecas do protocolo Wayland e o compositor de referência do Wayland, Weston. Em uma entrevista com os organizadores da conferência de código aberto FOSDEM, o criador e principal desenvolvedor do Wayland, Kristian Høgsberg explicou que com o lançamento desses componentes, o sistema de exibição, considerado um sucessor do X11, vai abandonar seu estado experimental. Høgsberg vai apresentar o atual estado de desenvolvimento do Wayland durante a conferência, que deve acontecer entre 4 e 5 de fevereiro.

O desenvolvedor afirmou que, com o lançamento da versão 1.0, os principais componentes e APIs de desenvolvimento do Wayland serão consideradas estáveis. Na entrevista, Høgsberg também mencionou que apesar do Qt e do GTK+ já suportarem o Wayland, esse suporte ainda está em desenvolvimento; por exemplo, ele pontua que os desenvolvedores ainda estão resolvendo alguns falhas no suporte ao GTK+. Høgsberg, que trabalha para a Intel, também explicou porque ele escolheu a licença MIT para o código licenciado sob a GPLv2 e LGPLv2, afirmando que ele preferiu "usar uma licença mais liberal para tornar a adoção mais simples". Ele também afirmou que portar o Wayland para outras derivações Unix é possível caso seus componentes básicos de infraestrutura sejam similares àqueles do Linux.

Há um ano atrás, os desenvolvedores do Fedora, Ubuntu e várias outras distribuições deixaram claros seus planos de, em longo prazo, trocar o X11 pelo Wayland. Esses objetivos podem em breve se concretizar. Contudo, ainda não está claro como a AMD e a NVIDIA vão responder a esse foco potencialmente maior no Wayland, uma vez que seus drivers proprietários funcionam apenas com o X11, não com o Wayland. As versões recentes do kernel Linux, do Mesa 3D, e dos drivers abertos para hardware gráfico AMD, NVIDIA e Intel foram todos desenvolvidos para já trabalhar com o Wayland.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Linux Magazine Online

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Wayland a caminho

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 5 de Fevereiro 2012, 20:04

:obrigado: Luciano por esta partilha. É uma excelente notícia!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 5 de Fevereiro 2012, 20:54

Boas Luciano, :obrigado: pela partilha e, tal como o Luís, acho uma excelente notícia.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 2:48

Significa que dentro de dois anos teremos uma grande revolução, das quais o nosso querido conky terá de evoluir drasticamente!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 11:18

Claudio Novais » 08 Fev 2012, 02:48 escreveu:Significa que dentro de dois anos teremos uma grande revolução, das quais o nosso querido conky terá de evoluir drasticamente!!

De momento, diria que já devia estar a evoluir, pois com o aparecimento do GTK3 existem determinadas configurações que estão a precisar de ser reescritas. Já me aconteceu ir ao canto esquerdo do Gnome-shell, para ver as aplicações, e ver o conky a correr o ecrã todo provocando um pouco de atraso!
Apenas pode ser usado como sendo do tipo normal, pois se tivermos gestor no ambiente e o definirmos como tipo Desktop, ao mínimo movimento/clique/etc, o conky desaparece.
Outro problema, é estarmos no Unity, em que temos o Launcher definido para se auto ocultar quando uma aplicação estiver na sua região. Se colocarmos um conky como o teu das notícias, que ocupa toda a extensão horizontal, fica-se com um problema, pois o Unity, como se sabe, ainda não está a 100%, e por vezes para que voltasse a aparecer o Launcher tinha que mandar abaixo o conky!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 15:12

Boas Luís, eu sei que este assunto é completamente "off-topic", mas tendo em conta um bocadinho do que escreveste sobre "tudo" o que está a ser portado para GTK3, dá uma olhada neste artigo (se faz favor, é claro! :D ):

http://www.omgubuntu.co.uk/2012/02/orta-theme-ported-to-gtk-3-heres-how-to-install-it/

instala-o, com e sem o PPA (se assim o entenderes) e vê se tudo funciona com este tema (ORTA) agora portado (ainda recente) para GTK3.

No meu caso, tanto o EASYTAG (abre o programa mas não consegue abrir nenhuma! directoria), como o SYNAPTIC (abre o programa mas não aparece nada listado e, quando tento uma procura manual fecha de imediato!).
Não sei se mais algum programa apresentava problemas, mas o Transmission, o Chrome o Firefox, o Nautilus, Ubuntu Tweak e o Gnome-Tweak-Tool (são os que me lembro), todos funcionavam bem.

Fiz logout e login, inclusive reiniciei o PC e os problemas subsistiam.
Mudei para qualquer outro dos 300 temas :lol: que tenho instalado e tudo funciona bem. Excepto o "malandro" do ANewStartBlood que ainda não funciona como deve ser!

Como escrevi, se puderes, testa e diz-me alguma coisa.

Ah xD , resta-me acrescentar que estou neste momento a utilizar o Unity e foi onde testei o tema.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 15:28

Miguel72 » 08 Fev 2012, 15:12 escreveu:Boas Luís, eu sei que este assunto é completamente "off-topic", mas tendo em conta um bocadinho do que escreveste sobre "tudo" o que está a ser portado para GTK3, dá uma olhada neste artigo (se faz favor, é claro! :D ):

http://www.omgubuntu.co.uk/2012/02/orta-theme-ported-to-gtk-3-heres-how-to-install-it/

instala-o, com e sem o PPA (se assim o entenderes) e vê se tudo funciona com este tema (ORTA) agora portado (ainda recente) para GTK3.

No meu caso, tanto o EASYTAG (abre o programa mas não consegue abrir nenhuma! directoria), como o SYNAPTIC (abre o programa mas não aparece nada listado e, quando tento uma procura manual fecha de imediato!).
Não sei se mais algum programa apresentava problemas, mas o Transmission, o Chrome o Firefox, o Nautilus, Ubuntu Tweak e o Gnome-Tweak-Tool (são os que me lembro), todos funcionavam bem.

Fiz logout e login, inclusive reiniciei o PC e os problemas subsistiam.
Mudei para qualquer outro dos 300 temas :lol: que tenho instalado e tudo funciona bem. Excepto o "malandro" do ANewStartBlood que ainda não funciona como deve ser!

Como escrevi, se puderes, testa e diz-me alguma coisa.

Ah xD , resta-me acrescentar que estou neste momento a utilizar o Unity e foi onde testei o tema.

Cumps.

Isso é uma boa notícia para o Cláudio, né Cláudio? xD

Depois irei dar uma olhadela ;)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 15:40

Ok Luís, agradeço.

Entretanto, ao Cláudio e a todos os utilizadores deste forum, que resolvam instalar o Tema Orta, agradecia que deixassem aqui a vossa experiência.
Nomeadamente, se tiveram algum ou alguns dos "sintomas" que descrevi no vosso sistema.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 19:23

Por acaso sou grande fã do Orta!! Atualmente, e já há um bom tempo pois é um tema semelhante e bonito, utilizo o Elements.

No entanto, hei de experimentar, mas agora estou a trabalhar, não posso fazer essas experiências ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 14:39

Miguel72 » 08 Fev 2012, 15:40 escreveu:Ok Luís, agradeço.

Entretanto, ao Cláudio e a todos os utilizadores deste forum, que resolvam instalar o Tema Orta, agradecia que deixassem aqui a vossa experiência.
Nomeadamente, se tiveram algum ou alguns dos "sintomas" que descrevi no vosso sistema.

Cumps.

Aqui está um screen com o tema Orta GTK3 no Cinnamon (também com tema Orta):
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias