Os desenvolvedores do Wayland estão trabalhando para o lançamento da versão 1.0 das bibliotecas do protocolo Wayland e o compositor de referência do Wayland, Weston. Em uma entrevista com os organizadores da conferência de código aberto FOSDEM, o criador e principal desenvolvedor do Wayland, Kristian Høgsberg explicou que com o lançamento desses componentes, o sistema de exibição, considerado um sucessor do X11, vai abandonar seu estado experimental. Høgsberg vai apresentar o atual estado de desenvolvimento do Wayland durante a conferência, que deve acontecer entre 4 e 5 de fevereiro.
O desenvolvedor afirmou que, com o lançamento da versão 1.0, os principais componentes e APIs de desenvolvimento do Wayland serão consideradas estáveis. Na entrevista, Høgsberg também mencionou que apesar do Qt e do GTK+ já suportarem o Wayland, esse suporte ainda está em desenvolvimento; por exemplo, ele pontua que os desenvolvedores ainda estão resolvendo alguns falhas no suporte ao GTK+. Høgsberg, que trabalha para a Intel, também explicou porque ele escolheu a licença MIT para o código licenciado sob a GPLv2 e LGPLv2, afirmando que ele preferiu "usar uma licença mais liberal para tornar a adoção mais simples". Ele também afirmou que portar o Wayland para outras derivações Unix é possível caso seus componentes básicos de infraestrutura sejam similares àqueles do Linux.
Há um ano atrás, os desenvolvedores do Fedora, Ubuntu e várias outras distribuições deixaram claros seus planos de, em longo prazo, trocar o X11 pelo Wayland. Esses objetivos podem em breve se concretizar. Contudo, ainda não está claro como a AMD e a NVIDIA vão responder a esse foco potencialmente maior no Wayland, uma vez que seus drivers proprietários funcionam apenas com o X11, não com o Wayland. As versões recentes do kernel Linux, do Mesa 3D, e dos drivers abertos para hardware gráfico AMD, NVIDIA e Intel foram todos desenvolvidos para já trabalhar com o Wayland.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Linux Magazine Online