Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:58 Pesquisa avançada

[TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Passo

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

[TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Passo

Mensagempor exadra37 » Dom, 30 de Setembro 2012, 21:40

Tive de instalar novamente o Ubuntu 12.04 pela 3ª vez em 4 meses, pelo que vou fazer uma cábula para mim e para todos os que necessitarem ;)

Podemos seguir 2 métodos para instalar de novo o Ubuntu 12.04:




Após a instalação do Ubuntu 12.04, por qualquer um dos métodos anteriores, será sempre necessário instalar uma panóplia de programas necessários, sejam eles para uma melhor experiência de utilização, para utilização profissional, para diversão e entretimento ou para qualquer outro fim.

A seguinte escolha tem a ver com os meus gostos pessoais e as minhas necessidades profissionais.

Portanto á excepção dos passos mencionados em "Primeiro que tudo o Resto", poderão ou não seguir as minhas escolhas.

NOTA: - A instalação e configuração ainda não está concluída, pelo que irei editando o tópico á medida, que for completando o que ainda me falta instalar e configurar.




1. PRIMEIRO QUE TUDO O RESTO




1.1- Vamos certificar-nos que a firewall está activada e caso não esteja passa a estar activa:
    - Temos então de abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo ufw enable

1.2- Agora vamos clicar no ícone das actualizações disponíveis, situado na barra superior do unity.
    - Na janela que se vai abrir, antes de instalar as actualizações, clicamos em Definições. Vai-se abrir outra janela e na aba Outro Software devemos seleccionar Parceiros da Canonical.
    - Agora fechamos a presente janela e na janela que abrimos primeiro, vamos seleccionar todas as as actualizações para instalar e clicar em Instalar
    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter.
    - Após as actualizações estarem concluídas, vamos ter que reiniciar o computador.

2. AS MINHAS PRIORIDADES




2.1- No meu caso, utilizo 2 monitores, pelo que tenho de configurar a placa Nvidia para tal:
    - Temos então de abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update && sudo apt-get install nvidia-current nvidia-settings && sudo apt-get upgrade

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.
    - Agora temos de reiniciar o computador para que as alterações surtam efeito
    - Após ter reiniciado o computador, devemos abrir nvidia settings pelo Dash do Unity e configurar os 2 monitores em relação ao posicionamento e resolução pretendidos. Não esquecer de aplicar e gravar as alterações efectuadas, antes de sair da configuração.
2.2- Como utilizo o Chrome como navegador padrão, para simplesmente navegar e por causa da sincronização dos favoritos, vou passar á sua instalação:
    - Agora abrimos o gestor de ficheiros e vamos até á pasta das transferências e procuramos pelo download do chrome e fazemos duplo clique. A Central de Software do Ubuntu irá abrir-se e só temos de clicar em instalar e fornecer a nossa password de acesso ao root.
    - Para fixar o Chrome na barra lateral do Unity, basta abrir o dash, procurar pelo chrome e arrastar o icone para a barra lateral.
2.3- Nautilus com privilégios de Root, será bastante útil em diversas situações, evitando assim o recurso á consola do terminal. Para criar este atalho, vamos seguir o seguinte tutorial:
    - Se pretender pode adicionar o atalho á barra lateral do Unity, bastando arrastar o ícone para lá.

3. FERRAMENTAS PARA PROGRAMAÇÃO




3.1- Para qualquer programador, umas das ferramentas a ter disponiveis é um servidor local, de modo a puder desenvolver o seu trabalho, mesmo que não tenha conexão á internet. Para isso vamos utilizar o Lamp.

3.1- Como vou utilizar alguns programas não suportados pelo Open JDK, vou instalar o Java da SUN/ORACLE. Se preferir pode manter a versão, Open JDK, que vêm por padrão no Ubuntu 12.04, saltando este passo.
3.2- O Filezilla é um dos programas mais reputados para upload de ficheiros via FTP. A sua instalação é simples:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo apt-get install filezilla

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.
3.3- Para programar uso o editor Sublime Text 2, que é um editor muito rápido, poderoso e ao mesmo tempo muito simples. Para instalar, vamos seguir o seguinte tutorial:

4. OFFICCE




4.1- Por razões de compatibilidade com o Microsoft Office, prefiro o Apache OpenOffice ao LibreOffice. Para instalar utilizamos o seguinte tutorial:
4.2- Para apenas leitura de ficheiros excel, costumo preferir o Gnumeric, pela sua rapidez na abertura. Para instalar:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo apt-get install gnumeric

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.


5. MULTIMÉDIA



5.1- Vamos instalar os pacotes multimédia, utilizando a opção 3 do seguinte tutorial:
    - Depois de ter reiniciado o computador veja se os videos do youtube, visualizados pelo firefox, ficaram com as cores alteradas. Se sim efectue o seguinte:
      -> Abra o Centro de Software do Ubuntu, que se encontra na barra lateral do Unity ou pelo Dash do Unity e no campo de pesquisa escreva a palavra "Flash". Irá aparecer uma lista de programas e no topo da lista deverá aparecer este, marcado como instalado, pelo que devemos selecciona-lo e em seguida clicar em desinstalar.
      -> Reinicie o firefox e experimente de novo os videos do youtube, que agora já devem ter as cores correctas.
5.2- Conforme recomendado no tutorial do anterior, vamos agora instalar o VLC, que é um excelente reprodutor multimedia:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo apt-get install vlc

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.

6. FERRAMENTAS PARA O UBUNTU




6.1- Ubuntu Tweak é um excelente programa para configurar e personalizar o nosso Ubuntu 12.04 . Para instalar o mesmo, basta apenas seguir o seguinte tutorial:

6.2- Existe uma aplicação muito útil para gerir os repositórios que adicionamos (PPA), chanmada Y PPA Manager. Para Instalar:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager && sudo apt-get update && sudo apt-get install y-ppa-manager

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.
6.3- UNetbootin é um programa que permite criar uma Pen de arranque para experimentar-mos e ou instalarmos as várias distribuições Linux, sem a necessidade de queimar um cd. Esta Pen de arranque pode ser usada para aceder ao sistema de ficheiros e repará-lo em caso de falha grave no Ubuntu. Para instalar é apenas necessário:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo apt-get install unetbootin

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.
6.4 -Acabei de tropeçar no GETDEB e como o achei interessante por permitir ver e instalar programas que não existem nos repositórios oficiais ou não estão com as actualizações mais recentes para o nosso Ubuntu 12.04, resolvi instala-lo, seguindo o seguinte tutorial:
6.5- Shutter é uma aplicação que permite gravar o nosso desktop ou tirar fotos. Para instalar basta:
    - Vamos abrir o terminal com a combinação de teclas ctr+alt+t . Depois digitamos o seguinte:
sudo apt-get install shutter

    - Forneça a sua password, quando solicitada e clique em enter. Durante a instalação, clique em enter sempre que lhe for efectuada uma pergunta.
6.6- Como utilizo uma impressora HP, vou necessitar de instalar o programa da HP para gerir a mesma:
    - Abro a Central de Software do Ubuntu e pesquiso por HPLIP e clico em instalar.
    - Agora forneço a password e aguardo pela conclusão da instalação.
6.7- Para a minha impressora de reserva, uma OKI B4100, necessito de instalar manualmente os drivers:
    - Uma vez concluido o download abro a pasta Transferências com o Nautilus e clico com o botão direito do rato na opção Extrair aqui
    - Na consola do terminal digito:
cd /home/exadra37/Transferências/MB400PCL

sudo ./install.sh

    - No menu CUPS for Administrators, selecciono a opção Adding Printers and Classes.
    - Em Printers selecciono Add Printer e depois é só seleccionar a impressora a instalar e mais tarde o modelo.
    - Por fim é só tentar imprimir um documento para ver se está a funcionar como deve ser.
6.8- Existe um utilitário muito bom para particionar os discos rígidos ou Pen's. Para instalar:
sudo apt-get install gparted

    - Podem abrir o Dash do Unity e digitarem Gparted que ele já aparece.

7. MANIPULAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS



7.1- O Gimp 2.8 é um dos melhores editores de imagem open source e uma excelente alternativa ao Photoshop, para usarmos no nosso Ubuntu 12.04 . Para instalar, bastar seguir o seguinte tutorial:



10. AJUSTES E CONFIGURAÇÕES



10.1- Activar barra de Estados no nautilus, que informa o numero de ficheiros e o espaço livre na pasta currente, na parte inferior da janela.
    - Abrimos o Nautilus e na barra superior clicamos em Ver e depois em Barra de Estados.
    - Se olharmos para a parte inferior da janela, verificamos que a informação pretendida já lá se encontra.
10.2- Adicionar a opção de apagar permanentemente um ficheiro á janela de opções do Nautilus, quando se clica com o botão direito do rato.
    - Abrimos o Nautilus e na barra superior clicamos em Editar -> Preferências e na janela que se abrir clicamos na aba Comportamento e seleccionamos a última opção da mesma Incluir um comando de Apagar que ignora o Lixo.
Editado pela última vez por exadra37 em Qua, 3 de Outubro 2012, 13:21, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Setembro 2012, 22:06

Boa partilha :yeah:

Decerto que irá ajudar alguns utilizadores que estejam a precisar de alguns destes passos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 23:46

Olá exadra37!

Gostei muito do seu tópico! Está claro e tenho muitos conteúdos importantes que na maioria eu utilizo. Exceto o Lamp é praticamente tudo.

Apenas não percebi o porquê da Firewall! Não sei se é por estar habituado ao Windows, mas não vejo grandes necessidades de utilizar a Firewall, mesmo quando se tem o servidor ativo do Lamp, mas pronto nesses casos, ok. Mas logo de início para quê?

Digo isto pois sei que vem do Windows de há alguns meses, correto? Eu recordo-me que quando migrei do Windows para o Ubuntu queria fazer muitas coisas do Windows no Ubuntu e uma dela era a Firewall. Mas no Ubuntu isso é algo que não é preciso dar grande importância na minha opinião. Só mesmo quando se tem servidores ativos e mesmo aí as configurações em princípio devem estar bastante aceitáveis! ;)

De resto os meus parabéns Exadra37! :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor exadra37 » Qui, 4 de Outubro 2012, 0:45

Este tópico ainda não está terminado, pois ainda falta instalar algumas coisas...

Quanto á firewall, segundo este senhor, o pessoal anda a facilitar:
http://techhamlet.com/2012/04/things-to-do-after-installing-ubuntu-12-04-the-start/
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Outubro 2012, 0:59

exadra37 (04-10-2012, 0:45) escreveu:Este tópico ainda não está terminado, pois ainda falta instalar algumas coisas...

Quanto á firewall, segundo este senhor, o pessoal anda a facilitar:
http://techhamlet.com/2012/04/things-to-do-after-installing-ubuntu-12-04-the-start/

Não sei qual é a fundamentação dele. Ele até pode ter os seus argumentos, mas creio que não é necessário. Ubuntu que tenha conhecimento não tem servidores ativos por padrão, nem SSH nem nada. Para os ter é necessário instalá-los/ativá-los. Portanto, por default, penso que não será necessário ativar a firewall pois não há portas a fechar por ela!

Claro que quando começar a adicionar servidores, nomeadamente o servidor do rails, Lamp, SSH e muitos outros servidores, eles abrem as portas e quem souber aceder pode aceder pois as portas estão recetivas. Mas atenção: o facto de estarem recetivas não significa que há riscos de segurança. Isso depois depende da qualidade de cada servidor em tratar cada pedido.

Para além disso, ainda existe outro ponto: o facto de a firewall estar ligada não significa muito se ela não tiver regras. A ufw tem alguma regra ao fazer enable?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor exadra37 » Qui, 4 de Outubro 2012, 1:28

Quanto a configurações de firewalls e servidores eu pouco ou nada ainda percebo o.0

Apenas corri o comando que ele recomenda, pelo que não consigo adiantar mais nada...
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor LFCavalcanti » Dom, 9 de Dezembro 2012, 23:54

Mesmo que você não tenha nenhum serviço que escute portas na rede, é necessário ativar um Firewall.
Apesar da ocorrência de vírus no Linux ser ainda reduzida, Crackers podem realizar um PortScan em seu PC e literalmente fazer a festa.

LFCavalcanti
 
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Dezembro, 2012

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Dezembro 2012, 0:21

Correto LFCavalcanti. Mas não havendo servidores (SSH,LAMPs, XAMPs, Deluge, Rails, apache, etc.) não há portas abertas acessíveis do exterior!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Exploit » Seg, 10 de Dezembro 2012, 3:43

e o ftp e samba? dropbox e ubuntu one?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: [TUTORIAL] Ubuntu 12.04 - A Minha Instalação Passo a Pas

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Dezembro 2012, 12:11

Exploit (10-12-2012, 2:43) escreveu:e o ftp e samba? dropbox e ubuntu one?

No Ubuntu por norma o servidor FTP está desligado.

Relativamente ao samba é efetivamente uma espécie de servidor, mas novamente não vem instalado por padrão. COmo há gente que o instala para partilhar as pastas na rede local poderíamos dizer então que era perigoso. Bom, mais ou menos. Se se partilhar as pastas mas exigir password, em princípio o nível de segurança deve ser a bom.

Quanto ao dropbox e Ubuntu One não são servidores, são clientes que criam ligações Às clouds e mantêm-nas ativas para possibilitar a comunicação entre os dois pontos. Não existe portanto um servidor ativo que fica à espera de clientes.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron