Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:10 Pesquisa avançada

Por onde começar na "programação"

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Novembro 2013, 21:16

Angelo (22-11-2013, 22:30) escreveu:Um bom caminho seria estudar Algoritmos e Lógica, e depois de entender todos os processos começar a estudar uma linguagem?

Exacto!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Emerson » Dom, 24 de Novembro 2013, 12:34

Foi o que eu sugeri no inicio do tópico, não adianta escolher esta ou aquela linguagem de programação se você não entender o básico.
Avatar do usuário
Emerson
 
Mensagens: 138
Registrado em: 24 Maio, 2013
Localização: Jaguari-RS, Brasil

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Seg, 25 de Novembro 2013, 2:31

Obrigado a todos novamente... Emerson depois de tanta informação fiquei meio perdido, me desculpe xD
Se alguém tiver algum livro, pdf ou qualquer outro tipo de material pra recomendar aceito de bom grado.

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Novembro 2013, 11:41

Como disse, eu não lhe sei dizer nenhum livro que possa ser o mais indicado para aprender a programar. Aliás, para iniciar-se completamente na programação ainda é mais difícil de lhe aconselhar algo.

Em todo o caso, há sites interessantes para ficar a perceber algumas noções, mas sinceramente, a base você fica um pouco a deconhecê-la. Mesmo assim, se já ficar a saber mexer já começa a ter alguma noção.

Por exemplo o CodeAcademyé um projeto interessante. Um outro, que eu não conheço ao certo mas que tem feito uma campanha publicitária considerável, é o Treehouse que diz que ensina você à medida do seu tempo livre. Mas atenção, estas coisas geralmente pagam-se.

Uma coisa que você não se pode esquecer é o seguinte: o inglês é fundamental para se ser um bom programador. A documentação das linguagens é maioritariamente inglesa, os melhores livros são em inglês, as ajudas e discussões (por exemplo o stackoverflow) são maioritariamente em inglês.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor ruimb » Qua, 27 de Novembro 2013, 17:54

Aprendendo lógica primeiro, ou seja, ler, ler, ler, ler e ler...

Mas só continue lendo minha postagem se por acaso você se desanimar pelo caminho. :p


Acabei de fazer uma prova de lógica e gabaritei a prova, mas confesso que não sei nada dessa p0#$@. Mas não desistirei, quero aprender, tenho de aprender e aprenderei, nada que obtive em relação a conhecimento me veio fácil, tive de botar o cérebro para malhar (e muito, tenho o lado lógico do cérebro danificado devido a um tumor, mas isso não me impede de aprender, só demora um pouquinho a mais rsrsrs :rox: ).
E se isso te dá uma força a mais, te digo... sou cego. Quando me inscrevi aqui no fórum eu ainda enxergava 20% de um total de 100% de acuidade visual, logo em seguida a visão caiu para 0,02%, foi isso que me tornou uma pessoa mais focada (tirando o fato de trabalhar de carteira assinada em depósito eu era vagabundo em termos de estudos KKkKkKkKk). xD

Então garoto, trace metas e programe-se, sem isso você não sai do lugar. Boa sorte e bons estudos.

E já vou logo adiantando... lógica é "xato bagarai" no início shuashausuahs.
Avatar do usuário
ruimb
 
Mensagens: 69
Registrado em: 30 Julho, 2012

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Novembro 2013, 22:56

Olá @Rui!

Ainda bem que você está de volta aqui ao Fórum! Você é um excelente exemplo de vida, não deve ser nada fácil viver com essas condicionantes, mas mesmo assim você continua e ainda motiva os outros que teoricamente deviam ter melhores razões para estarem motivados.

São estes exemplos como o seu que devemos refletir a nossa vida todos os dias e melhorar todos os dias. Espero que nunca desista dos seus objetivos e espero que um dia consiga melhorar a sua condição!

Já agora, seria interessante, você falar das tecnologias que usa para utilizar por exemplo o Forum do Ubuntued dentro das suas limitações naturais. Será que pode dar a conhecer? Recordo-me que você experimentou várias coisas, a maioria eram limitadas. Quais foram as suas conclusões? Seria interessante um tópico dedicado a isso, com a sua análise prática! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 27 de Novembro 2013, 23:36

ruimb (27-11-2013, 16:54) escreveu:(e muito, tenho o lado lógico do cérebro danificado devido a um tumor, mas isso não me impede de aprender, só demora um pouquinho a mais rsrsrs :rox: ).

É isto que o nosso cérebro tem de fantástico, mesmo danificado, é capaz de usar os recursos à volta do dano para restaurar o que fora perdido. Segundo sei sobre "cérebro", essa lentidão é causada pela nova criação de pontes neurónio-neurónio, que ao não se ser novo, tem o seu tempo mais longo!

Força aí :yeah: é um exemplo de vida! Há muita gente que devia pôr os olhos em si, queixam-se de barriga cheia!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Sex, 29 de Novembro 2013, 22:56

ruimb (27-11-2013, 16:54) escreveu:Aprendendo lógica primeiro, ou seja, ler, ler, ler, ler e ler...

Mas só continue lendo minha postagem se por acaso você se desanimar pelo caminho. :p


Acabei de fazer uma prova de lógica e gabaritei a prova, mas confesso que não sei nada dessa p0#$@. Mas não desistirei, quero aprender, tenho de aprender e aprenderei, nada que obtive em relação a conhecimento me veio fácil, tive de botar o cérebro para malhar (e muito, tenho o lado lógico do cérebro danificado devido a um tumor, mas isso não me impede de aprender, só demora um pouquinho a mais rsrsrs :rox: ).
E se isso te dá uma força a mais, te digo... sou cego. Quando me inscrevi aqui no fórum eu ainda enxergava 20% de um total de 100% de acuidade visual, logo em seguida a visão caiu para 0,02%, foi isso que me tornou uma pessoa mais focada (tirando o fato de trabalhar de carteira assinada em depósito eu era vagabundo em termos de estudos KKkKkKkKk). xD

Então garoto, trace metas e programe-se, sem isso você não sai do lugar. Boa sorte e bons estudos.

E já vou logo adiantando... lógica é "xato bagarai" no início shuashausuahs.


Obrigado pela força! Grande exemplo para todos nós. :)

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor ruimb » Dom, 29 de Dezembro 2013, 0:20

Que isso povo, até me emocionei (sério kkkkkk...), só vim aqui dar uma força para nosso mais novo irmão de fórum, brigadão ae pela consideração. xD

@Claudio Novais --> Posso começar isso já, vou aproveitar as férias. :desdentado:


@Luis Cardoso --> Pois é, fui me dar conta dessa lentidão anos depois do acidente que causou a lesão rsrsrs. Hoje em dia estou tranquilo em relação a ela. xD

Por essas e outras coisas que amo esse fórum. :venia: :lu:
Avatar do usuário
ruimb
 
Mensagens: 69
Registrado em: 30 Julho, 2012

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Dezembro 2013, 0:31

ruimb (28-12-2013, 23:20) escreveu:Que isso povo, até me emocionei (sério kkkkkk...), só vim aqui dar uma força para nosso mais novo irmão de fórum, brigadão ae pela consideração. xD

@Claudio Novais --> Posso começar isso já, vou aproveitar as férias. :desdentado:


@Luis Cardoso --> Pois é, fui me dar conta dessa lentidão anos depois do acidente que causou a lesão rsrsrs. Hoje em dia estou tranquilo em relação a ela. xD

Por essas e outras coisas que amo esse fórum. :venia: :lu:

:yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron