Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:22 Pesquisa avançada

Por onde começar na "programação"

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Qui, 21 de Novembro 2013, 1:30

Pelo que vejo, irei observar as dicas aqui durante mais um tempo. Agradeço a contribuição de vocês novamente.

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 11:20

@Luís,

Compreendo que é necessário noções básicas. Aliás, é nisso que se distingue bons e maus cursos, na minha opinião. No entanto, para autodidatas não sei se é motivador programar em linguagens de baixo nível, nomeadamente o C.

E, não são as minhas favoritas. São as linguagens naturalmente mais apropriadas para o desenvolvimento de 95% ou mais dos projetos informáticos. A abstração é um dos aspetos mais importantes na informática. Caso contrário, seria necessário recriar a roda todas as vezes que programássemos.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Bitetti » Qui, 21 de Novembro 2013, 11:33

Essa discução lembrou-me baixe esse software http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/ vc pode começar a programar pelo fluxo das informações, onde reside a lógica primaria.

Desculpe Luís, vou ter q concordar com o Claudio nesse aspecto d que C não é a melhor linguagem para o inciante. Pior q também concordo q POO é muito pra cabeça de quem nunca viu um maldito fluxograma.
Linguagens que te abstraem da máquina e te aproximam da lógica são realmente uma forma mais eficiente e amigável.
Pra n dizer q é de puro empirismo, esses dias conversando com um universitário descobri que numa escola aqui eles conseguiram reduzir a reprovação em linguagem de programação simplesmente trocando Java por Python.
Lógico q os iniciantes não devem ficar nem um pouco afastados da viscera da programação, C e C++ são vitais. Mas deixe p quando o kra ja tiver noção do básico.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 11:38

Eu sou um dos primeiros a recomendar o python, sempre. Pela facilidade de uso, principalmente para quem sabe inglês. O programar no Python por vezes parece que é falar para o computador. Gosto muito disso e é das linguagens que eu mais gosto.

No entanto, fica-se com tremendos maus vícios. Há uns tempos para cá tive de voltar ao java e senti inúmeras dificuldades por ter de estar constantemente a fazer pontos-e-vírgula, chavetas, loops como o C, índices em todos os cantos e mais alguns e já para não falar no equals para comparação de strings.

Claro que o Java é rigoroso e isso também é bom, mas não há nada como a liberdade do Python.

Apesar de todo este meu gosto, não recomendo começar pelo python por causa destas vantagens que são um problema para quem depois quer ir para outra linguagem.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor zilog » Qui, 21 de Novembro 2013, 15:35

Eu acho que no caso de um autodidata, cada pessoa tem níveis e bases diferentes. O que, para uma pessoa, uma linguagem de programação pode ser fácil, para outra pessoa pode ser difícil.
Eu só tenho o 12° ano, mas tive aulas de sistemas digitais. Aprendi alguma lógica, assembler e na escola também aprendi Pascal.
Em casa, sozinho (livros e net), aprendi C e C++.
Para mim esta linguagem é a mais fácil. Não consigo encaixar nas sintaxes das outras linguagens.
Gostava de aprender Python. Qual o livro que me aconselham? Português ou Inglês, para mim é igual.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 16:21

Não posso recomendar porque não estudei por nenhum livro. :|

Basicamente as bases foram suficientes para aventurar. Claro que o google é essencial para uma aprendizagem assim, mas não é nada de especial. Basicamente o Python é como java, mas muito mais limpo: tem exceções, tem muitos métodos de gestão de tipos (incluindo arrays e dicionários), não é tipificado, usa identação ao invés das chavetas e não usa ponto-e-vírgula.

Isto que está a negrito, essencialmente, resume de grosso modo as diferenças do Python e mostra o porquê de eu gostar desta linguagem! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 22 de Novembro 2013, 1:51

Bom, eu comecei como autodidacta... Fui lendo algumas coisas de Basic e implementando alguns programas. Mais tarde com a minha calculadora gráfica TI-83, alastrei um pouco o leque de programação, fazendo sistemas de confirmação de cálculos (embora outros tenham usado como cábulas), produzi alguns jogos, IM/Chat via cabo, um motor gráfico 3D simples (estoiravam as pilhas que nem um glutão, mas até diferentes tons de preto consegui xD ) que me permitiu fazer algumas animações 3D simples. Depois, por motivos académicos, tive de optar por uma TI-89t, enquanto fui aprendendo C na Universidade, em casa implementava aplicações na 89t como se fosse um PC, aliás, até Windows 95 teve (feito por mim, né? :p )... A última coisa que estivera a fazer para essa calculadora, era um jogo ao género do NFS, com carros em 3D...

Entretanto, pondo a calculadora de lado, programei em linguagem máquina, Assembly, Pascal, Fortran, Vala, C++ (usei em conjunto com Qt e noutra ocasião em conjunto com OpenCV), Java, Python... Actualmente programo em PHP e um pouco de JS.

Como sempre tive curiosidade na programação, nunca tive grandes problemas em adaptar-me às diferentes linguagens de programação.


Mas se recomendam POO pela sua facilidade, porque não recomendam Scratch? É só arrastar blocos :troll: (sim, já usei Scratch... :obvio: )
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 22 de Novembro 2013, 1:54

Por esse caminho, o melhor seria UML! Mas um pouco pelo mesmo motivo que recomendas baixo nível em relação ao POO, é impossível ter noção suficiente sobre o UML. Em todo caso, a questão do POO é que é algo fácil de entender e pode ir para baixo nível consoante as necessidades. Claro que o C é bem mais baixo nível, mas isso é o motivo de eu não recomendar a estudar sozinho tal linguagem.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Bitetti » Sex, 22 de Novembro 2013, 12:17

Claudio n fala em UML não, onde trabalho os estagiários tem dificuldade em visualizar a classe pelo código, eles ficaram viciados no Blue J.

Uma coisa que notei quando comecei a refilar meus conhecimentos em TI (eu comecei a programar com 9~10 anos num MSX só trouxe lixo) foi que antes de cursar Processamento de Dados cursei Edificações.
Surpreendentemente achei o ato de desenhar uma planta ou mesmo uma paisagem igual ao ato de programar (vícios que me tiram do mundo).

Simplesmente ao projetar um desenho encontramos o mesmo sistema hierárquico do processo de software, onde há uma pirâmide: beleza e felicidade do usuário -> usabilidade -> funcionalidade -> core/"linhas de construção".
E da mesma forma essa piramide pode ser invertida, por exemplo me preocupando primeiro com o banco de dados / com a Luz e perspectiva no desenho.

Acredito que quem prefira musica do que desenhar consiga reconhecer as similaridades no processo.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Sex, 22 de Novembro 2013, 23:30

Um bom caminho seria estudar Algoritmos e Lógica, e depois de entender todos os processos começar a estudar uma linguagem?

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 6 visitantes

cron