Até certo ponto isto é verdade, mas nem tanto assim, acho que as vantagens que ele proporciona compensa o pouco de recurso que ele usa.
Não sei quanto ao Unity, mas o Zeitgeist para mim tem muitas utilidades, acho que o mau uso do mesmo pela Canonical no Unity, faz com que as pessoas tenham medo de utilizá-lo em outros ambientes.
No meu ponto de vista o vilão é o Unity, e não o zeitgeist, em qualquer outro ambiente que você utlizar o zeitgeist ele vai trazer mais vantagens que problemas.
Aliás tem gente que usa e nem sabe, e por isto muitas vezes criam problemas que simplesmente não deveriam existir, é como aquela visita que você faz a oficina para resolver um problema, e sai com problemas ocultos que foram ocasionados pelo serviço mal feito.
Você....
É você mesmo! que utiliza o synapse,awn, você sabia que desativando o zeitgeist estes programas perdem algumas funcionalidades?
Você sabia que a melhor forma de se manter organizado, ORGANIZADO MESMO, é muito mais fácil com a ajuda do zeitgeist?
Existe uma interface para o mesmo, desde o início do projeto, ele se chama gnome-activity-journal, pois bem não se ouve mais falar dele, mas ele continua lá.
Pra que eu utilizo o Zeitgesit?
Eu trabalho com muitos documentos, o zeitgeist mantém um cache que eu posso acessar, mesmo que eu não me lembre do arquivo, mas pelo menos lembre a data
Pense nisto ;-)