Bem-vindo: Sex, 1 de Novembro 2024, 4:34 Pesquisa avançada

Zeitgeist vilão, ou é só falta de informação?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Zeitgeist vilão, ou é só falta de informação?

Mensagempor Xterminator » Sex, 15 de Março 2013, 22:31

Andei lendo algumas páginas mais antigas do fórum e me deparei com muita gente falando que desabilitando o zeitgeist, há um ganho de desempenho.
Até certo ponto isto é verdade, mas nem tanto assim, acho que as vantagens que ele proporciona compensa o pouco de recurso que ele usa.

Não sei quanto ao Unity, mas o Zeitgeist para mim tem muitas utilidades, acho que o mau uso do mesmo pela Canonical no Unity, faz com que as pessoas tenham medo de utilizá-lo em outros ambientes.

No meu ponto de vista o vilão é o Unity, e não o zeitgeist, em qualquer outro ambiente que você utlizar o zeitgeist ele vai trazer mais vantagens que problemas.
Aliás tem gente que usa e nem sabe, e por isto muitas vezes criam problemas que simplesmente não deveriam existir, é como aquela visita que você faz a oficina para resolver um problema, e sai com problemas ocultos que foram ocasionados pelo serviço mal feito.

Você....
É você mesmo! que utiliza o synapse,awn, você sabia que desativando o zeitgeist estes programas perdem algumas funcionalidades?

Você sabia que a melhor forma de se manter organizado, ORGANIZADO MESMO, é muito mais fácil com a ajuda do zeitgeist?
Existe uma interface para o mesmo, desde o início do projeto, ele se chama gnome-activity-journal, pois bem não se ouve mais falar dele, mas ele continua lá.

Pra que eu utilizo o Zeitgesit?
Eu trabalho com muitos documentos, o zeitgeist mantém um cache que eu posso acessar, mesmo que eu não me lembre do arquivo, mas pelo menos lembre a data
Pense nisto ;-)

Diário de Atividades GNOME
    Xterminator

Re: Zeitgeist vilão, ou é só falta de informação?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 15 de Março 2013, 23:10

Olá Edson Santos,

Claro que ao nível funcional ele é importante, principalmente para quem faz uso de certos recursos nomeadamente do Synapse mas muito mais do diário que você pôs aí no seu post. No entanto, para o uso normal do Ubuntu, ele pouco interessa aos utilizadores, sinceramente.

E como é algo que está sempre a escrever, obviamente que está sempre a gastar processador.

Em todo o caso, há uma parte obscura do Zeitgeist que eu não sabia (mesmo na altura que fiz o artigo da remoção do Zeitgeist) e que o Luís Cardoso me disse. Aliás, eu disse-lhe para fazer uma review sobre esse assunto, mas acho que ele se esqueceu pois já foi há bastante tempo até. :\
    Claudio Novais
    Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Sex, 15 de Março 2013, 23:19

Claudio Novais (15-03-2013, 22:10) escreveu:Olá Edson Santos,

Claro que ao nível funcional ele é importante, principalmente para quem faz uso de certos recursos nomeadamente do Synapse mas muito mais do diário que você pôs aí no seu post. No entanto, para o uso normal do Ubuntu, ele pouco interessa aos utilizadores, sinceramente.

E como é algo que está sempre a escrever, obviamente que está sempre a gastar processador.

Em todo o caso, há uma parte obscura do Zeitgeist que eu não sabia (mesmo na altura que fiz o artigo da remoção do Zeitgeist) e que o Luís Cardoso me disse. Aliás, eu disse-lhe para fazer uma review sobre esse assunto, mas acho que ele se esqueceu pois já foi há bastante tempo até. :\

Gostaria de conhecer esta parte obscura, quem sabe assim não mudo de opinião.
    Estou qui falando do Zeitgeist.
    http://zeitgeist-project.com/
    não do Ubuntu ou do Unity.
    Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 15 de Março 2013, 23:22

Eu sei Edson. E é dele que eu estou a falar. ;)

Vou deixar o Luís fazer o seu testamento, pois acho que vale muito a pena. Nem sei bem como ele se esqueceu de o fazer :|
    Claudio Novais
    Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Sex, 15 de Março 2013, 23:33

Claudio Novais (15-03-2013, 22:22) escreveu:Eu sei Edson. E é dele que eu estou a falar. ;)

Vou deixar o Luís fazer o seu testamento, pois acho que vale muito a pena. Nem sei bem como ele se esqueceu de o fazer :|

Ok, provavelmente só estarei aqui de volta na segunda-feira, pois ainda estou sem internet em casa, então até lá.
    Xterminator

Mensagempor Exploit » Sáb, 16 de Março 2013, 3:27

Também fiquei curioso e com medo. :medo:
    Exploit

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 16 de Março 2013, 21:03

Xterminator (15-03-2013, 22:19) escreveu:
    Claudio Novais (15-03-2013, 22:10) escreveu:Olá Edson Santos,

Gostaria de conhecer esta parte obscura, quem sabe assim não mudo de opinião.
    Estou qui falando do Zeitgeist.
    http://zeitgeist-project.com/
    não do Ubuntu ou do Unity.

Pois é, acabei por me esquecer, porque também deixei de usar o Cairo Dock (aplicação que me permitiu vislumbrar esse aspecto obscuro) e também porque já removi, voltei a instalar o Zeitgeist (não foi bem, mas uma aplicação só instalava com a presença deste).

Na sua essência, os detalhes do que este spyware (ou gerador de logs, como preferirem) faz ao certo ainda não são bem claros, mas a sua utilização tem vantagens e desvantagens. As desvantagens surgem, na possibilidade de extras como o Amazon via Unity, podendo ter acesso a toda uma mina de ouro, no que toca à privacidade de cada utilizador!

Facebook e Google, são meninos no que toca ao Zeitgeist, porquê? Porque enquanto os primeiros têm apenas acesso ao que fazemos online, o Zeitgeist possibilita a que sites do gênero tenham toda a informação do que fazemos no nosso computador!

Para saber mais, recomendo-lhe a leitura deste meu testemunho: viewtopic.php?f=48&t=4325
    ImagemImagem
    «Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
    Luis Cardoso
    Redator

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas