Enquanto aguardo o lançamento do Ubuntu 12.10, decidi ir testando outras distros, já que é algo fortemente aconselhado por muitos colegas. Como o Ubuntu foi meu único contato com o Linux, decidi não ir muito longe e instalei o Mint. Muito bonito, muito simpático, parece demais com o windows para o meu gosto, mas facilita bastante a transição e isso é bom.
Porém, estou tendo um pequeno problema.
Não consigo acessar minhas pastas e arquivos!
Quando vou em 'pasta pessoal' consigo visualizar todas as subpastas de lá, mas se clico em alguma, as pastas e arquivos que existirem dentro dela apareceram com um 'X' e as pastas com um 'cadeado'. Até consigo entrar nas pastas com cadeado, mas todos os arquivos nela estarão com o 'X' e não me permitirão acesso. Sempre aparece que não tenho permissão para abrir o aquivo.
Se eu clico com o botão direito, tem a opção de 'abrir como administrador', isso faz abrir o arquivo ou pasta em outra janela como 'super usuário'. Mas isso não resolve meus problemas, uma vez que para qualquer arquivo que precise abrir, tenha que redigitar minha senha, e só consigo abrir um de cada vez! (por exemplo, não consigo jogar minhas músicas no player para fazer uma lista de reprodução, o próprio player dirá que não tenho permissão)
Isso só acontece com os arquivos que eu 'importei' durante a instalação, ou seja, todas as minhas músicas, imagens, vídeos e até documentos pessoais que tenham sido criados ainda na época do Windows ou do Ubuntu. Os arquivos que criei usando o Mint eu consigo acessar normalmente.
Alguém sabe me dizer se isso é por padrão do Mint? Se só aconteceu comigo, se eu errei algo durante a instalação? E se teria como resolver isso.
Como sei que muitos usuários Ubuntued também desbravam outras distros, não hesitei em perguntar aqui, e desde já agradeço a atenção.