Bem-vindo: Dom, 15 de Junho 2025, 17:14 Pesquisa avançada

Problema de permissões no Linux Mint

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Problema de permissões no Linux Mint

Mensagempor João Cláudio » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:10

Olá amigos do Ubuntued,

Enquanto aguardo o lançamento do Ubuntu 12.10, decidi ir testando outras distros, já que é algo fortemente aconselhado por muitos colegas. Como o Ubuntu foi meu único contato com o Linux, decidi não ir muito longe e instalei o Mint. Muito bonito, muito simpático, parece demais com o windows para o meu gosto, mas facilita bastante a transição e isso é bom.

Porém, estou tendo um pequeno problema.
Não consigo acessar minhas pastas e arquivos!
Quando vou em 'pasta pessoal' consigo visualizar todas as subpastas de lá, mas se clico em alguma, as pastas e arquivos que existirem dentro dela apareceram com um 'X' e as pastas com um 'cadeado'. Até consigo entrar nas pastas com cadeado, mas todos os arquivos nela estarão com o 'X' e não me permitirão acesso. Sempre aparece que não tenho permissão para abrir o aquivo.
Se eu clico com o botão direito, tem a opção de 'abrir como administrador', isso faz abrir o arquivo ou pasta em outra janela como 'super usuário'. Mas isso não resolve meus problemas, uma vez que para qualquer arquivo que precise abrir, tenha que redigitar minha senha, e só consigo abrir um de cada vez! (por exemplo, não consigo jogar minhas músicas no player para fazer uma lista de reprodução, o próprio player dirá que não tenho permissão)
Isso só acontece com os arquivos que eu 'importei' durante a instalação, ou seja, todas as minhas músicas, imagens, vídeos e até documentos pessoais que tenham sido criados ainda na época do Windows ou do Ubuntu. Os arquivos que criei usando o Mint eu consigo acessar normalmente.

Alguém sabe me dizer se isso é por padrão do Mint? Se só aconteceu comigo, se eu errei algo durante a instalação? E se teria como resolver isso.

Como sei que muitos usuários Ubuntued também desbravam outras distros, não hesitei em perguntar aqui, e desde já agradeço a atenção.

:yeah:
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Re: Problema de permissões no Linux Mint

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 1 de Outubro 2012, 19:26

No seu caso, diria que tinha de mudar as permissões desses ficheiros pastas. Já que segundo o sistema, o utilizador não é o dono dele.

Mas espere por alguma resposta de quem anda pelo Mint.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Seg, 1 de Outubro 2012, 23:04

Você utilizou a pasta /home para continuar com os arquivos? O nome de usuário era o mesmo do seu Ubuntu?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor João Cláudio » Ter, 2 de Outubro 2012, 6:34

Pois é, a /home para os arquivos sim, mas o nome de usuário é diferente. Devo então usar o mesmo nome de usuário que utilizava no Ubuntu? Como faço isso?
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
João Cláudio

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Outubro 2012, 12:29

Em princípio isso de trocar o nome do utilizador não devia ser problema, João. Você como fez? instalou o Mint e depois copiou os ficheiros de um utilizador antigo para o utilizador novo?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor João Cláudio » Ter, 2 de Outubro 2012, 15:55

Foi o que eu imaginei, que não haveria problema em trocar o nome de utilizador. Para instalação, segui a risca seu artigo de instalação do Ubuntu [principalmente com relação às partições e pastas]. Na hora que pergunta-me sobre as partições, defino a partição onde estavam meus arquivos como ponto de montagem /home, e a nova partição para instalação do sistema como /. Agradeço a ajuda de todos aqui, só não desisti ainda do Mint por que espero aprender algo com isso até poder resolver. :D
Mas sinceramente, agora estou mais ansioso pelo Ubuntu QQ do que antes.
João Cláudio

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 23:41

Mas ao copiar você não devia ter problemas nenhuns! Eu faço isso e não tenho problemas de permissões. Será que você fez a cópia utilizando o nautilus em modo administrador? É que não pode fazer isso se não os ficheiros ficam com as permissões de administrador!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor João Cláudio » Qui, 4 de Outubro 2012, 17:16

Já não tenho certeza quanto a isso Cláudio. Antes de instalar o Mint, testei-o pelo Live-Usb, e apresentava esse mesmo problema, mas imaginei que fosse pelo fato de o sistema estar rodando pelo drive e os arquivos estarem no HD. Através do live remanejei alguns arquivos para poder fazer as partições sem correr riscos [acho que o que fiz foi um pouco desnecessário, mas tava com medo kkkkkkkk] e talvez nesse ponto tenha feito as cópias como super usuário, já que do jeito normal os arquivos não iriam. Como pelo live não pedia senha pra realizar tarefas de administrador, não tenho a menor certeza se fiz isso ou não, mas acho bem provável.

Existe alguma forma de resolver isso? Já que não é problema no Mint, não adianta nem reinstalar o Ubuntu, o problema vai persistir...
João Cláudio

Mensagempor Adriano de Barros » Sex, 5 de Outubro 2012, 0:21

Oi, eu me chamo Adriano e sou novato neste fórum e no mundo linux.
Eu estava navegando neste excelente fórum quando vi seu problema e logo lembrei de
algo parecido que me aconteceu: instalei o Ubuntu depois instalei o Linux Mint usando a mesma /home.
Mas no Linux Mint não tive acesso aos meus arquivos.
O motivo foi o fato de eu ter criptografado a pasta home.
Quando instalamos o Ubuntu, ao criarmos a nossa conta e definirmos a senha, ele nos pergunta se queremos cripografar nossos dados (lembra? É bem no início da instalação!).
Se você também clicou no item criptografar pasta, quando instalou o Ubuntu anteriormente, seu problema é igual ao meu: de criptografia da pasta /home.

Não sei se há outra solução mais eficaz, mas no meu caso eu reinstalei o ubuntu com o mesmo nome, senha (tudo igual) depois criei outra conta no ubuntu (sem criptografia) e passei todos os dados da antiga conta para a nova e depois reinstalei o Mint e tive acesso normal aos meus arquivos.
Eu vi isso neste link:

https://lists.ubuntu.com/archives/ubunt ... 95800.html
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acess ... encriptada

Espero que ajude,
Até a próxima!

Adriano de Barros

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux