Bem-vindo: Sáb, 20 de Abril 2024, 9:15 Pesquisa avançada

Comice OS 4

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Comice OS 4

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 16:20

Estranho, nas opções do Meu Computador ou algo desse género (já não me recordo) não funciona?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Comice OS 4

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 16:37

Claudio Novais » 19 Fev 2012, 16:20 escreveu:Estranho, nas opções do Meu Computador ou algo desse género (já não me recordo) não funciona?

No Windows que acompanhava o meu PC, fui ver as partições, quando fui para editar as partições (tal como já tinha feito num computador para ter Windows 7 em dual boot com Ubuntu) a opção estava desabilitada, ou seja, eu não podia editar as partições, apesar de ter perto de 70% livre... Resultado, formatei o PC e agora só tenho Ubuntu :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Comice OS 4

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 18:37

Luís, desde quando é preciso pagar por uma licença para autenticar o windows?! :p A licença obtém-se através de uma das opções disponíveis no recurso de ativação do windows. O recurso apresenta 3 opções: compra de licença; obtê-la online e via telefone.
Esta 3ª já a usei algumas vezes aquando da reinstalação ou para novos discos desde o windowsXP e nunca tive problemas! Mas eu acho que isto já não é nenhuma novidade!! ¬.¬

Quanto à edição de partições (se bem entendi, através do gestor de discos do windows) é limitada pois só permite criar partições principais (partições simples) e obviamente que o número destas por disco é muito limitado, já para não falar que o windows normalmente vem com o disco todo ocupado, como se fosse o único sistema à face da terra! A vantagem de poder ter um grande número de unidades lógicas integradas numa partição estendida ficou-se pelo que era possível no windowsXP.
Restava então redimensionar o HD por exemplo com o GParted do CD de instalação do ubuntu. A partir daí instalava-se o windows nas duas primeiras partições (Sistema reservado + Sistema de ficheiros) e depois o ubuntu como já se sabe para as outras partições.

O "Recovery"? Até essa coisa vem formatada para limitar a nossa vida e colocar-nos um "O" na testa! :roll: Curioso, ou nem por isso, a saúde do meu windows ficou muito menos instável com a anulação desse recurso; simplesmente desinstalei essa partição que nos é apresentada como "ficheiros secretos"... :roll: :facepalm2:
Entretanto peço imensa desculpa por todo este off-topic.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Comice OS 4

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 23:01

José Craveiro » 19 Fev 2012, 18:37 escreveu:Luís, desde quando é preciso pagar por uma licença para autenticar o windows?! :p A licença obtém-se através de uma das opções disponíveis no recurso de ativação do windows. O recurso apresenta 3 opções: compra de licença; obtê-la online e via telefone.
Esta 3ª já a usei algumas vezes aquando da reinstalação ou para novos discos desde o windowsXP e nunca tive problemas! Mas eu acho que isto já não é nenhuma novidade!! ¬.¬

Quando disse licença queria dizer comprar um DVD oficial do Windows não OEM, que para OEM já me bastava a versão Recovery que tinha. Era mais nesse sentido!
José Craveiro » 19 Fev 2012, 18:37 escreveu:Quanto à edição de partições (se bem entendi, através do gestor de discos do windows) é limitada pois só permite criar partições principais (partições simples) e obviamente que o número destas por disco é muito limitado, já para não falar que o windows normalmente vem com o disco todo ocupado, como se fosse o único sistema à face da terra! A vantagem de poder ter um grande número de unidades lógicas integradas numa partição estendida ficou-se pelo que era possível no windowsXP.
Restava então redimensionar o HD por exemplo com o GParted do CD de instalação do ubuntu. A partir daí instalava-se o windows nas duas primeiras partições (Sistema reservado + Sistema de ficheiros) e depois o ubuntu como já se sabe para as outras partições.

Pois, mas o problema, é que se fazia as partições pelo GParted o sistema de recuperação deixa de funcionar (uma treta este sistema). Houve um PC que mostrou que o sistema de recuperação da HP era uma autêntica porcaria, gravou os DVD's todos, fez a verificação dos discos, e depois quando fui reparar, chegava a 99% (curioso o número, pois para lá chegar levou perto de 2h) e dava um erro qualquer e cancelava toda a operação. No meu PC, quando tinha a versão OEM, não me permitia mexer nas partições, tendo apenas 3 ocupadas (contando com a de recuperação, esta não estava oculta), ou seja, pela lógica os discos suportam apenas 4 partições principais (que no Ubuntu já cheguei a tê-las), mas o Windows não me permitia por imposição do fabricante!
José Craveiro » 19 Fev 2012, 18:37 escreveu:O "Recovery"? Até essa coisa vem formatada para limitar a nossa vida e colocar-nos um "O" na testa! :roll: Curioso, ou nem por isso, a saúde do meu windows ficou muito menos instável com a anulação desse recurso; simplesmente desinstalei essa partição que nos é apresentada como "ficheiros secretos"... :roll: :facepalm2:
Entretanto peço imensa desculpa por todo este off-topic.

Detesto essa partição com todas as letras!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Comice OS 4

Mensagempor José Craveiro » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 0:36

Luis Cardoso » Dom Fev 19, 2012 11:01 pm escreveu:Pois, mas o problema, é que se fazia as partições pelo GParted o sistema de recuperação deixa de funcionar (uma treta este sistema). Houve um PC que mostrou que o sistema de recuperação da HP era uma autêntica porcaria, gravou os DVD's todos, fez a verificação dos discos, e depois quando fui reparar, chegava a 99% (curioso o número, pois para lá chegar levou perto de 2h) e dava um erro qualquer e cancelava toda a operação. No meu PC, quando tinha a versão OEM, não me permitia mexer nas partições, tendo apenas 3 ocupadas (contando com a de recuperação, esta não estava oculta), ou seja, pela lógica os discos suportam apenas 4 partições principais (que no Ubuntu já cheguei a tê-las), mas o Windows não me permitia por imposição do fabricante!

Detesto essa partição com todas as letras!


Então era uma versão upgrade! É curioso que tenho uma para windows7 que adquiri para aplicar ao Vista (o meu grande pesadelo...) que o portátil já trazia de fábrica e ao longo de algum tempo, desde as andanças iniciais com o ubuntu, cheguei a reinstalar este "win7-OEM" umas 3 vezes, só à 4ª vez é que recusou a reinstalação mostrando que não se tratava de uma versão de instalação normal. Valeu-me ter outro windows7 que inicialmente usei no pc fixo que entretanto deixei de usar neste. Passou para o portátil e até agora em dual boot.
Bom, terá que engolir esse sapo aturando a existência dessa partição e poupa para cima de uns 100€! 8)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Comice OS 4

Mensagempor Ron Alon » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 17:36

O meu computador veio com o Windows 7 Home Basic de fábrica, creio que seja uma licença OEM. Já fiz meu backup inteiro pra instalar o Ubuntu - e agora só preciso tirar uns programas instalados no drive que vou usar pro Ubuntu. De resto, só fazer a partição manual na hora da instalação.

O meu medo é que, caso dê problema, eu perca a garantia (aqui no Brasil tem destas coisas). Mas creio que, se eu manter o Windows na partição que ele está, não haverá problema.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Comice OS 4

Mensagempor Achajr » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 22:47

Esta distro é muito bonita mesmo, mas uma pergunta e Multilinguagem? Tem PT-BR nela?

Obrigado pelo post.
Avatar do usuário
Achajr
 
Mensagens: 11
Registrado em: 14 Fevereiro, 2012

Re: Comice OS 4

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Fevereiro 2012, 2:31

ron » Seg Fev 20, 2012 5:36 pm escreveu:O meu medo é que, caso dê problema, eu perca a garantia (aqui no Brasil tem destas coisas). Mas creio que, se eu manter o Windows na partição que ele está, não haverá problema.

Pois, sobre garantias não sei. Seria um bom tema de conversa se houvesse aqui gente que soubesse efetivamente as leis brasileiras. No entanto, tal como diz, creio que instalar a par com o windows não há problema até porque caso haja problema, elimina o Ubuntu e já só tem o Windows! 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Comice OS 4

Mensagempor José Craveiro » Ter, 21 de Fevereiro 2012, 3:07

Cá em Portugal pelo que sei esse procedimento não afeta a garantia, claro está, em relação ao hardware!
Caso este não sofra qualquer alteração efetuada pelo cliente e esta alteração se limite ao software, a questão de se perder irremediavelmente o que lá estava é apenas uma perda para este cliente, se esse for o seu desejo terá que readquirir "nova via".
Ou seja, uma anomalia técnica com origem em algum componente do hardware é coberto pela garantia, caso o problema seja a falta do sistema operativo e na presença de uma outra instalação não prevista, a garantia não contempla uma posterior instalação que ainda que genuína não vem instalada de fábrica, visto que está implícito o compromisso em manter as condições do equipamento quando o adquiriu.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Comice OS 4

Mensagempor Ron Alon » Ter, 21 de Fevereiro 2012, 20:46

Acho que por aqui seja assim também. Como eu não entendo muito, prefiro não arriscar. Aí instalei o 11.10 em um outro HD que está conectado por USB. Tá tudo certinho e só vou recorrer ao Windows quando realmente for necessário, já que os arquivos posso continuar acessando normalmente.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda. :)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes

cron