Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 22:14 Pesquisa avançada

Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Janeiro 2012, 19:20

Olá a todos,

Hoje o dia não me está a correr lá muito bem relativamente a Ubuntu :|

Ontem o Ubuntu 11.10 64 bit funcionava muito bem em dois computadores. Hoje nenhum deles está como deve ser :cry:

O desktop que uso no trabalho começava bem, mas depois de algum tempo de utilização o Xorg passava a situar-se à volta dos 50% no CPU. No portátil fica com o seguinte aspecto:

Neste último, o arranque (após o login) é muito lento, demora imenso a carregar o ambiente de trabalho, seja Gnome-shell, Cinnamon ou Unity (este é o mais lento de todos)! E ao mandar abrir uma janela, parece que o PC está bastante ocupado, no entanto verifica-se o contrário (mais calminho não podia estar)!

Mais alguém está com semelhante problema? Alguém tem alguma sugestão de como dar a volta a este problema?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Bitetti » Qua, 4 de Janeiro 2012, 20:03

Eu to com um problema parecido, após um longo periodo o sistema começa a apresentar lentidão monstruosa onde eu tento arastar uma janela e ela só aparece na posicao final apos meio segundo, e o botão de scroll também fica LAG pura! No entanto todo aplicativo funciona normalmente.
Verifiquei que ao abrir uma máquina virtual (principalmente com o VMWare) a coisa piora, e jogos 3D como o WoW acho que ajudam, estou recorendo ao Ubuntu2D mas acho q o mesmo problema vai aparecer (mais uma semana ligado e talvez apareca).

Eu acredito q isso seja algum memory-lake não resolvido, pois parece ter melhorado um pouco após os ultimos updates.

Bom, além de esperar o 12.04 eu devo testar o Cinnamon que o povo anda falando (mas o Unity é lindo demais).
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 4 de Janeiro 2012, 20:18

Boas Luís, esclarece-me só um ponto, os ícones estão assim (cinzentos e feios o.0 ) por opção tua? :o
Se não, diz-me, pois tenho a solução para esse problema. É que já me aconteceu e tive que "FUÇAR" a sério para encontrar a solução, bem o "workaround" :lol: .

Em relação à lentidão, devo dizer-te que, a primeira vez que instalei o pacote cinnamon-session, aconteceu-me o mesmo e chegou mesmo a dar um "freeze" total no Ubuntu. Tive que reiniciar o X.

Desinstalei o pacote acima referido e voltei a instalar e não tive mais problemas. Não me perguntes porquê, pois não faço a mínima ideia! :o

Outra coisa que reparei foi, que, quando resolvo mudar do Cinnamon para o Unity ou vice-versa, o arranque demora sempre muito mais tempo! Mas se reiniciar/desligar o PC e adoptar o mesmo ambiente gráfico que tinha quando reiniciei/desliguei, tal não acontece. Ou seja, o arranque demora o tempo "normal".

Esta situação deve-se sem sombra de dúvida ao facto de o "novo" ambiente gráfico ter de ser carregado do zero.
Estou a falar das configurações de usuário e do próprio tema, layout, etc.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Janeiro 2012, 21:01

Miguel72 » 04 Jan 2012, 20:18 escreveu:Boas Luís, esclarece-me só um ponto, os ícones estão assim (cinzentos e feios o.0 ) por opção tua? :o

Se fosse por minha opção não estava aqui a perguntar como resolver... É que nem imaginas o meu choque quando entrei no Cinnamon e me deparei com este tipo de ícones e GTK... Quanto ao metacity não há problema!
Miguel72 » 04 Jan 2012, 20:18 escreveu: Se não, diz-me, pois tenho a solução para esse problema. É que já me aconteceu e tive que "FUÇAR" a sério para encontrar a solução, bem o "workaround" :lol: .

Em relação à lentidão, devo dizer-te que, a primeira vez que instalei o pacote cinnamon-session, aconteceu-me o mesmo e chegou mesmo a dar um "freeze" total no Ubuntu. Tive que reiniciar o X.

Desinstalei o pacote acima referido e voltei a instalar e não tive mais problemas. Não me perguntes porquê, pois não faço a mínima ideia! :o

Outra coisa que reparei foi, que, quando resolvo mudar do Cinnamon para o Unity ou vice-versa, o arranque demora sempre muito mais tempo! Mas se reiniciar/desligar o PC e adoptar o mesmo ambiente gráfico que tinha quando reiniciei/desliguei, tal não acontece. Ou seja, o arranque demora o tempo "normal".

Esta situação deve-se sem sombra de dúvida ao facto de o "novo" ambiente gráfico ter de ser carregado do zero.
Estou a falar das configurações de usuário e do próprio tema, layout, etc.

Cumps.

No Unity, por acaso, com este tema ele fica mais lento que o habitual a abrir as janelas, já nos outros fica normal...
Se me puderes indicar o workaround para esta situação, era mesmo o ideal :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Janeiro 2012, 21:08

Bitetti » 04 Jan 2012, 20:03 escreveu:Eu to com um problema parecido, após um longo periodo o sistema começa a apresentar lentidão monstruosa onde eu tento arastar uma janela e ela só aparece na posicao final apos meio segundo, e o botão de scroll também fica LAG pura! No entanto todo aplicativo funciona normalmente.
Verifiquei que ao abrir uma máquina virtual (principalmente com o VMWare) a coisa piora, e jogos 3D como o WoW acho que ajudam, estou recorendo ao Ubuntu2D mas acho q o mesmo problema vai aparecer (mais uma semana ligado e talvez apareca).

Eu acredito q isso seja algum memory-lake não resolvido, pois parece ter melhorado um pouco após os ultimos updates.

Bom, além de esperar o 12.04 eu devo testar o Cinnamon que o povo anda falando (mas o Unity é lindo demais).

No meu caso parece que está a falhar algo no arranque (no portátil) pois está apresentar um consumo de RAM no arranque inferior ao habitual (numa das vezes que reiniciei, ao abrir o Monitor de Sistema ia-me dando uma coisinha má, tinha um consumo inferior a 300MB :o ).
Quanto ao Cinnamon, está espectacular, embora ainda precise de evoluir mais! Mas o que gosto bastante é o sistema de notificação, está o máximo :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Janeiro 2012, 22:25

Bitetti » Qua Jan 04, 2012 8:03 pm escreveu:Eu to com um problema parecido, após um longo periodo o sistema começa a apresentar lentidão monstruosa onde eu tento arastar uma janela e ela só aparece na posicao final apos meio segundo, e o botão de scroll também fica LAG pura! No entanto todo aplicativo funciona normalmente.
Verifiquei que ao abrir uma máquina virtual (principalmente com o VMWare) a coisa piora, e jogos 3D como o WoW acho que ajudam, estou recorendo ao Ubuntu2D mas acho q o mesmo problema vai aparecer (mais uma semana ligado e talvez apareca).

Eu acredito q isso seja algum memory-lake não resolvido, pois parece ter melhorado um pouco após os ultimos updates.

Bom, além de esperar o 12.04 eu devo testar o Cinnamon que o povo anda falando (mas o Unity é lindo demais).

Esse problema é quase certo de você não ter Swap. Estou certo? Infelizmente, não tendo SWAP é inevitável isto acontecer. O próprio windows utiliza algo equivalente, apenas não utiliza numa partição separada.

Solução? Utilizar Swap :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Janeiro 2012, 22:32

Entretanto, Luís, visto que tens o Cinnamon instalado e visto que é algo ainda bastante novo e consequentemente instável até que provem o contrário, tenho a dizer que é bem provável que este problema esteja relacionado.

Algumas das soluções já te dei por email (ao resposta ao teu email) visto que hoje andei a trabalhar o dia todo e não estive muito pelo fórum. Mas volto a dizer: experimenta apagar todas as configurações do gnome da tua conta (pode ser através do Ubuntu Tweak).

Já agora, experimenta antes abrir a "Sessão Convidado" e vê como se comporta. Caso o problema se mantenha, não precisas de apagar as pastas, tal como disse no parágrafo anterior, pois não vai adiantar nada. Nesse caso o problema será algo mais grave/complexo.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Bitetti » Qua, 4 de Janeiro 2012, 22:41

Esse problema é quase certo de você não ter Swap. Estou certo? Infelizmente, não tendo SWAP é inevitável isto acontecer. O próprio windows utiliza algo equivalente, apenas não utiliza numa partição separada.

Pior é q tenho 8GB de SWAP, quase n uso mas tenho. E a placa de video tem 1GB :cry:
Imagem
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 4 de Janeiro 2012, 22:45

Boas Luís, desculpa a demora em responder!

Então vamos lá, abres a tua pasta pessoal com o Nautilus, seguido de Ctrl+H para teres acesso aos ficheiros ocultos.

Vais à pasta .config e depois à dconf.

Lá dentro irás encontrar um (1) único ficheiro com o nome "user".

Se quiseres faz um backup desse ficheiro, mas te digo, que não é necessário.
Basicamente, por minhas palavras, o que esse ficheiro faz é guardar as tuas configurações pessoais. Tema (total), Ícones, configuração da barra lateral do Unity e definições de energia (screensaver, tempo até desligar/bloquear ecrã,etc) e o fundo da Área de Trabalho.

Agora não te assustes, pois como já disse, aconteceu comigo e foi o que fiz! Posso-te dizer que é seguro e não há problema nenhum em o fazeres!

Apagas esse ficheiro e renicia o PC. Todas as configurações descritas acima vão estar como de "fábrica" (default).

Depois é só voltares a escolher o Tema, Ícones, configurares a Barra Lateral do Unity e não esquecer, ires às Definições de Sistema e definires as TUAS configurações de Energia de novo, assim com o Fundo da Área de Trabalho.

Descobri este "workaround" neste link:
http://askubuntu.com/questions/73576/appearance-does-not-change-on-switching-the-theme

Lê a parte que transcrevo aqui:

@ScottSeverance I refined/edited my solution. Only remove ~/.config/dconf/user. Then many settings like Desktop background and so on are gone, too. But this is more fine than removing the whole ~/.config folder.

Cumps.

P.S. - Quero acrescentar que este problema me aconteceu antes de ter instalado o Cinnamon. E que, desde que comecei a utilizar temas mais recentes (GTK3 e Gnome-Shell), nunca mais me voltou a acontecer.
O que me leva a acreditar que estaria relacionado com o uso de temas mais antigos (só GTK2) que ao serem incompatíveis, criavam este problema.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Janeiro 2012, 23:10

@Bitetti, 8Gigas SWAP acho exagerado. Na minha opinião 4 é suficiente para praticamente todas as situações. Entretanto, experimente isto:

@Miguel, normalmente para minha a recomendação inicial para "apagar configurações" é mudar o nome do ficheiro. Depois de reiniciar, se tudo correr bem apaga-se o ficheiro que foi renomeada (ou seja o ficheiro que era antigo e que supostamente era para ser removido). Assim, caso a solução de apagar as configurações não funcione (ou não adiante nada), pode sempre voltar atrás! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes

cron