No geral, na minha opinião, acho que está no bom caminho para algo que terá sucesso (chegar lá e manter, já está nas mãos do autor ).
Gostei muito de correr em máquina virtual a Sessão Live do Simplify, já que esta revelou-se ser bem mais leve que a do Unity, ficando com um consumo (em sossego, conforme vem de origem) situado abaixo dos 300MB. Significa portanto, que depois de instalado, esse valor seria algo inferior, dado que na Sessão Live parte do SO tem de carregar em RAM para evitar constantes leituras nos dispositivos de suporte da Sessão Live.
Adorei o facto de sentir o sistema responder muito bem (tirando a Central do Ubuntu), abrindo suavemente e ser bastante responsivo.
Todavia, notei que tem de trabalhar nestes dois pormenores presentes nas imagens a seguir, i.e., ou dispensa as aplicações Gtk3 ou arranja um tema de acordo com o tema Qt. Por outro lado, tem ali uma lista de sessões que supostamente eu iniciei, mas que não iniciei, e que possivelmente não seriam relevantes para o utilizador comum.
Também detectei outro problema, não sei se terá sido por estar a correr numa máquina virtual, mas o Simplify não quer encerrar... Tenho de forçar o encerrar, até porque nem com o comando sudo reboot now consegui ter sucesso a reiniciar... Ficando ali a moer no Plymouth...
Depois de tudo isto, recomendo os utilizadores com alguma experiência a experimentar, já que os menos experientes, poderão ter alguns problemas... Não muitos, mas que podem requerer alguns conhecimentos que poderão não ter. Mas a continuar assim, teremos um Elementary OS versão Qt/KDE, o que é muito bom.