Boas.
Ao final de alguns meses de utilização do ubuntu 12.04 LTS com questões diversas colocadas neste forum, com as limitações acrescidas, e relativas ao pouco conhecimento de linux achei por bem partir à descoberta de algo mais de acordo com o meu perfil de utilizador.
Cheguei à conclusão que a melhor distro para um utilizador iniciante seria o Linux Mint, e sendo eu um fanático por versões LTS optei pela versão do LM 13 Mate, por ser leve e dado o facto do meu PC já ter cerca de 5 anos, razão porque não optei pela versão LM 13 Cinnamon pelas suas exigências de hardware.
Parte do trabalho das várias instalações que tive ao refazer algumas vezes a reposição do ubuntu, não o tive, dado o facto de que no caso do LM13 algumas delas já virem de raíz.
E a minha pergunta é a seguinte:
Sendo o LM uma distro baseada no ubuntu, todo e qualquer aplicativo que seja destinado ao ubuntu poderei instalá-los também no LM e não correr o risco de eventuais incompatibilidades?
Existe sempre uma alusão a aplicativos destinados ao LM referindo a expressão 'gtk' que presumo ser a linguagem e/ou compilador específico do LM - estarei a ver bem o assunto?
Fico na expectativa (de fruto da vossa experiência) poderem-me dar o vosso contributo sobre os vários aspectos focados neste tópico, ou mesmo os não focados mas que achem devam ser referidos de igual modo.
Abraço.