Boas
@José, o Manjaro, tal como escreveste é baseado no Arch, mas já vem (ao género do Ubuntu) completamente pronto a usar.
O Arch é um pouco complicado de instalar, enquanto o Manjaro tem um instalador gráfico "idêntico" ao do Ubuntu e é bastante fácil de instalá-lo para quem já o fez com o Ubuntu.
Como é uma "rolling release", só o instalas uma vez! Depois, com os Update Packs, está sempre actualizado e, a menos que tenhas um daqueles "azares" gigantescos, nunca mais terás de instalá-lo outra vez, a menos que mudes de PC (mas em relação a isso, é assim com toda a gente!).
Mesmo que queiras experimentar outro ambiente gráfico, existe sempre maneira de o fazer, sem ter que o instalar outra vez (embora seja sempre melhor uma instalação limpa na minha opinião).
Se gostas tanto do XFCE, é, por assim dizer, um dos DE's oficiais do Manjaro.
Foi o primeiro que instalei aqui à uns dois anos, depois, o ano passado, instalei com KDE, mas, sinceramente, eu prefiro o Gnome.
Por isso, existem as versões "Community", que são criadas e mantidas pela excelente Comunidade Manjaro.
É a que tenho instalada e nada a dizer de mal!
A versão XFCE é oficial e, dado que parece ser o teu DE preferido, experimenta em dual-boot (é o meu caso) e vê se te agrada.
Independentemente da versão que instales, são todas suportadas oficialmente, no seu núcleo (core), pelo Manjaro, apenas os Ambientes Gráficos, são ou não oficiais.
Ainda hoje recebi um update que acabei de instalar e já veio com aplicações do Gnome 3.13!
Estou muito satisfeito com esta distro.
Como escrevi anteriormente, é rápida, fluída e não tive problemas nenhuns com o reconhecimento do Hardware.
Suporta tanto open source com drivers "privados".
Por isso, não antevejo problemas com a tua Nvidia.
Mas, caso os tenhas, no Forum Manjaro, em Inglês, ou em Português (do Brasil), encontras de certeza uma solução. Assim como no Forum do Arch Linux.
Também como escrevi anteriormente, os comandos são algo diferentes, mas a maior parte deles são iguais!
Por exemplo, em vez de:
e
no Manjaro/Arch, basta:
E, como eu, caso utilizes o repositório AUR do Arch, terás ainda que actualizar esse, com o comando:
Estes são dois exemplos, mas, como "afirmei", comandos básicos e complexos, são iguais ao Ubuntu.
Afinal de contas, é Linux based!
Experimenta, talvez tenhas uma agradável surpresa!
Hasta.