Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 16:24 Pesquisa avançada

Domínios Online: Sites vão ganhar 1,7 mil novas terminações

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Domínios Online: Sites vão ganhar 1,7 mil novas terminações

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 12 de Setembro 2013, 21:47

A internet está prestes a mudar. Novas terminações – ou domínios – como “.music”, “.ninja”, “.bible” e “.final” vão começar a entrar no ar neste ano e ao longo de 2014, como resultado da maior expansão já feita pela Corporação da Internet para Designação de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês), empresa que regula a criação de endereços na internet.

No ano passado, a Icann abriu inscrições para novos domínios “topo” (os sufixos na internet como “.com”) e recebeu quase 2 mil propostas de instituições, governos e marcas que desembolsaram US$ 185 mil para participar do processo. Há duas semanas, a organização concluiu a análise das propostas. Do total, 1.745 mil foram aprovadas. Enquanto algumas vão passar por avaliação adicional para solucionar problemas como a disputa pela mesma terminação, outras dependem apenas da assinatura de um contrato para entrar no ar.

Comprar um endereço na internet sempre foi fácil, mas criar e escolher o que vem depois do ponto não era uma opção. Para se ter ideia, no momento, existem pouco mais de 20 sufixos como “.com”, “.org” e “.net”. Em breve, endereços como “.bank”, “.baby”, “.wed” e “.gay” entrarão para a lista.

Nova rodada

No Brasil, a mudança deve ser sentida só em 2014, porque estão na dianteira domínios nos alfabetos cirílico, kanji ou devanagari (para quem escreve em russo, japonês e hindi).

Onze propostas brasileiras foram aprovadas. Quatro são de domínios que estarão disponíveis comercialmente: “.bom” e “.final”, solicitados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); “.rio”, da cidade do Rio de Janeiro; e “.ltda”, de um serviço de hospedagem na internet. “A gente fez enquete com algumas empresas e todo mundo gostou de ‘.bom’. Já no caso do ‘.final’, pensei que daria um bom jargão, do tipo, ‘sapatos é na sapatolândia e ponto final’”, diz o diretor-presidente do NIC.br., Demi Getschko.

As demais solicitações foram de empresas. A Natura pretende usar o domínio para oferecer páginas personalizadas para as consultoras. “Para nós é importante poder, no momento certo, oferecer o domínio como parte de outros serviços”, diz o diretor de Internet e Meios Digitais, Fábio Boucinhas

A Ipiranga, outra empresa que terá seu próprio domínio, pretende usar o endereço como elemento de construção da marca. “Temos uma estratégia segmentada para criar diferentes ambientes e fazer uma migração gradativa”, diz o diretor de varejo e marketing, Jeronimo dos Santos.

É difícil saber o que acontecerá após a expansão. Experiências anteriores com nomes como “.aero” e “.museum” não popularizaram os domínios. “Não acho que seja uma mudança que traga avanços para o usuário final”, diz Getschko. No ano que vem a Icann começa a planejar nova rodada de inscrições.

Por Lígia Aguilhar.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Domínios Online: Sites vão ganhar 1,7 mil novas terminaç

Mensagempor Registeel » Qui, 12 de Setembro 2013, 22:47

Que mudança.
Na virada de 1999 a Novel levou uma bronca por tentar emplacar a terminação .novel, acharam um absurdo porque a internet deve ser livre e blablabla.
Hoje os próprios órgãos reguladores pensam como publicitários.
Mas de fato, talvez fizesse sentido organizar sítios por terminação no começo da web, hoje não faz muito sentido.
Registeel

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Setembro 2013, 1:13

Fazer sentido ou não, sinceramente nem sei bem, acho que por mim tanto faz, mas o .com terá sempre aquela característica do "normal".

Agora o que não faz sentido algum é o órgão que trata disto não ser uma organização declaradamente sem fins lucrativos e não sediada em local específico. Infelizmente quem controla isto anda pelos USA, o que é claramente um problema na ordem mundial. Minha opinião pessoal claro! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor samuelmesq » Sex, 13 de Setembro 2013, 1:35

O problema do .com é que já foram registrados praticamente todos os tipos de combinações possíveis.
samuelmesq

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 13 de Setembro 2013, 12:55

Se tem dinheiro no meio pode tudo. Porém eu acho legal ter essas terminações deste que seja para organizar por estilo, um exemplo: sites de banco, terminariam com .bank, sites de organizações .org (como já existe), site sobre grupo musicais, cantores, arte, museu, seria .art. Agora inventa sua própria terminação, quer ver para lembrar de todas elas.
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Setembro 2013, 14:23

Cristian_nfg (13-09-2013, 12:55) escreveu:eu acho legal ter essas terminações deste que seja para organizar por estilo, um exemplo: sites de banco, terminariam com .bank, sites de organizações .org (como já existe), site sobre grupo musicais, cantores, arte, museu, seria .art.

Sem dúvida que essa ideia seria perfeita e foi ela a génese para esta revolução!

Cristian_nfg (13-09-2013, 12:55) escreveu:Agora inventa sua própria terminação, quer ver para lembrar de todas elas.

Infelizmente, apesar da ideia referida ser excelente, claramente que isto tem objetivos de ajudar empresas nas suas publicidades! O que na prática, daqui a uns anos, um domínio não será conhecido como tal. Apenas iremos conhecer sites. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Registeel » Sex, 13 de Setembro 2013, 16:53

Claudio Novais (13-09-2013, 1:13) escreveu:Fazer sentido ou não, sinceramente nem sei bem, acho que por mim tanto faz, mas o .com terá sempre aquela característica do "normal".

Agora o que não faz sentido algum é o órgão que trata disto não ser uma organização declaradamente sem fins lucrativos e não sediada em local específico. Infelizmente quem controla isto anda pelos USA, o que é claramente um problema na ordem mundial. Minha opinião pessoal claro! ;)

Quando eu disse sobre fazer sentido, estava me referindo às terminações tradicionais (com, org, net, edu). Mas eu havia me esquecido que a internet é organizada em camadas de DNSs e que as terminações correspondem à camada mais superior. Mas esse sistema também permitiria que uma organização reservasse uma classe de IPs e atribuísse sua própria TLD, o que na verdade deve ser o que está acontecendo.

Essas novas TLDs já estão causando polêmica. O CEO do serviço gratuito Dot TK (Joost Zuurbier) emplacou a terminação ".free", para domínios gratuitos, e o Google já avisou que não vai indexar sites sob esta terminação.
Registeel

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Setembro 2013, 17:04

Por um lado compreendo a Google, aliás, há vários domínios que a Google remove à priori, normalmente domínios que proporcionam sites gratuitos e que geralmente são usados para SPAM. O que é engraçado é que tal como esses sites/domínios, também a Google tinha o seu Blogger carregado de spamers! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais