Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:23 Pesquisa avançada

Novo Stoq 1.7.2: conjunto de aplicativos de gestão comercial

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Novo Stoq 1.7.2: conjunto de aplicativos de gestão comercial

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 23:19

Está disponível a versão 1.7.2 do Stoq, uma suíte de aplicativos de gestão comercial e industrial open source distribuído e desenvolvido pela Async Open Source (Brasil). Trata-se de um conjunto de aplicativos desenvolvido sob a GNU General Public License (versão 2) e a maioria das bibliotecas estão sob GNU Lesser General Public License disponibilizado como software livre.

O objetivo principal do Stoq é suprir as necessidades de pequenas e médias empresas do mercado brasileiro, atendendo aos requisitos necessários estando de acordo com as regras impostas pelo governo, como Sintegra, Impressoras Fiscais (ECF), apuração de impostos sobre compra e venda (ICMS), impostos sobre serviço (ISS), CFOP e etc. O Stoq possui suporte multi-idioma e está traduzido para três deles: inglês, português e espanhol. Tem suporte a dispositivos específicos do Brasil e estes estão implementados em plugins para evitar a exibição de tal funcionalidade para os usuários de outros países.

O Stoq é desenvolvido em Python e utiliza PostgreSQL database para armazenamento. Sua interface gráfica é escrita em GTK através do python bindings. É utilizada uma variante do MVC arquitetura esta que torna mais fácil escrever interfaces gráficas, como para web. Contém uma infra-estrutura de plugins que permite chamada de módulos externos para estender o framework. É desenvolvido primeiramente para sistema operacional GNU/Linux, mas, para desenvolvedores com grande experiência em outros sistemas, deverá ser fácil portar para outros sistemas operacionais. Para facilitar aos usuários interessados em testar o software, o Stoq é distribuído também em Live CD baseado no Ubuntu.

Stoq é uma suíte de aplicativos de gestão comercial e industrial open source distribuído e desenvolvido pela Async Open Source (Brasil). Trata-se de um conjunto de aplicativos desenvolvido sob a GNU General Public License (versão 2) e a maioria das bibliotecas estão sob GNU Lesser General Public License disponibilizado como software livre.

Novidades desta versão 1.7x:
  • Novo aplicativo para controle de Ordens de Serviço.
  • Novo relatório anual para aplicativo financeiro.
  • Suporte para ECF Elgin K Fiscal.
  • Melhor controle para quando duas vendas concorrentes tentam vender as últimas unidades do mesmo produto
  • Nova infraestrutura de relatórios em HTML, com a possibilidade de alterar a orientação da página e a fonte utilizada antes da impressão (experimental)



Instalação do Stoq no Ubuntu



Adicionar o repositório:
sudo apt-add-repository ppa:stoq-dev/lancamentos && sudo apt-get update


Instalação do programa:
sudo apt-get install -y stoq


Informações adicionais:




Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Novo Stoq 1.7.2: conjunto de aplicativos de gestão comer

Mensagempor Allan » Seg, 9 de Setembro 2013, 8:30

Parabéns pelo artigo Novais! :yeah:
Eu não conhecia o Stoq. Vou instalá-lo para ver de perto.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Novo Stoq 1.7.2: conjunto de aplicativos de gestão comer

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 13:49

Ótimo! Depois deixe aqui a sua opinião! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Novo Stoq 1.7.2: conjunto de aplicativos de gestão comer

Mensagempor hailton » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:49

Incrível o programa e a boa vontade dos desenvolvedores em construir esse tipo de programa. Demonstração de que o Linux está evoluindo muito.
Tem um plugin para NF-e, mas não encontrei a opção para emitir essa nota. Programa simples e funcional, repleta de módulos.
Agora saber se o suporte técnico pago possui um atendimento com qualidade e eficiência. Gostaria de implementar um software livre para uma empresa e que está presa na Microsoft há mais de uma década, exatamente pela falta de softwares para o ambiente Linux. :)

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron