Bem-vindo: Qua, 30 de Abril 2025, 13:53 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Não foi possível alterar as permissões.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Não foi possível alterar as permissões.

Mensagempor DouglasPhilippe » Qui, 8 de Dezembro 2011, 3:47

:arrow: Desculpe, não foi possível alterar as permissões de "arquivo_de_exemplo": Erro ao definir permissões: Sistema de arquivos somente para leitura

Criei uma partição NTFS via Rwindow$ 7 ¬¬ a um bom tempo, esse "HD", funciona como um hd ext genericamente. Entretanto após atualizar da verão 11.04 para a 11.10 sou incapaz de modificar, mover, recortar etc, arquivos aqui nele, mas no OS concorrente ele abre, modificar etc, funciona beleza...

Oh...e agora quem poderá me ajudar :?: :!: :lol:
:obrigado:
Editado pela última vez por DouglasPhilippe em Qua, 29 de Fevereiro 2012, 23:01, em um total de 1 vez.
"Ninguém é tão SÁBIO que nada tenha para APRENDER, nem tão TOLO que nada tenha pra ENSINAR."
Blaise Pascal

Ubuntu 11.04, Natty Narwhal 64 bit | Kernel 2.6.38-8 | Never-Unity
Philco PHN 14303 | Intel Pentium Dual Core 2.00GHZ | DDR2 4GB
DouglasPhilippe

Re: Não foi possível alterar as permissões.

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Dezembro 2011, 16:17

Antes de mais, secção errada. Tópico movido.

Sobre o seu problema, não testei, mas creio que é a solução que procura:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 9 de Dezembro 2011, 3:58

DouglasPhilippe » Qui Dez 08, 2011 3:47 am escreveu::arrow: Desculpe, não foi possível alterar as permissões de "arquivo_de_exemplo": Erro ao definir permissões: Sistema de arquivos somente para leitura

Criei uma partição NTFS via Rwindow$ 7 ¬¬ a um bom tempo, esse "HD", funciona como um hd ext genericamente. Entretanto após atualizar da verão 11.04 para a 11.10 sou incapaz de modificar, mover, recortar etc, arquivos aqui nele, mas no OS concorrente ele abre, modificar etc, funciona beleza...

Oh...e agora quem poderá me ajudar :?: :!: :lol:
:obrigado:

Boas, comigo passou-se o mesmo com o meu disco externo.

A solução foi simples, partindo do principio que esse teu HD Externo é ligado por USB, desliga o computador, desliga o HD Externo, liga o computador (com o HD Externo ainda desligado!), faz o login no Ubuntu 11.10 e quando tiver já todo o sistema carregado, liga o HD Externo (por USB) e já não terás esse problema de permissões!

Já não me lembro onde vi esta solução (senão punha aqui o link), mas tem a ver com o facto de quando instalamos o Ubuntu 11.10 (com o 11.04 e 0 10.10 não tive este problema), ele assume os dispositivos externos como root.
Não acontece com todas as pessoas/instalações, mas acontece e esta simples solução resolve o problema.

Depois "posta" aqui o que aconteceu depois de efectuares este procedimento.
Em caso de não resultar, convém experimentares a recomendação dada pelo Cáudio.

Cumps.

P:S:- Caso o teu HD Externo seja interno (eu sei que é uma contradição!) que me parece que seja o teu caso pela frase "esse "HD", funciona como um hd ext genericamente", então a solução mais simples seria ligar o computador com esse HD desligado (o cabo interno), aceder ao Ubuntu, fazer login, etc, etc.

Em seguida desligar o computador, voltar a ligar o HD (o cabo é claro) e ligar, etc, etc (os mesmos passos).
Neste caso, o Ubuntu quando fosse ler os dispositivos, assumia (como no meu caso), que um novo havia sido ligado e que não é "root", ficando assim resolvido o problema das permissões.

Quando li acerca deste problema com alguns usuários, a explicação foi muito mais técnica!
Mas, eu, além de não me lembrar dessa explicação, tentei ser o mais "simples" possível.

No meu caso (USB e Externo) resultou, no teu, sinceramente, não sei.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor DouglasPhilippe » Sex, 9 de Dezembro 2011, 22:19

:obrigado: pessoal, assim que eu efetuar login eu executo essas dicas !!

:)

Mais uma vez, parabéns Cládio Novais por nos ajudar. O :ubuntued: fornece as respostas muito rápido, você é simplesmente 10 !!

:yeah:
"Ninguém é tão SÁBIO que nada tenha para APRENDER, nem tão TOLO que nada tenha pra ENSINAR."
Blaise Pascal

DouglasPhilippe

Mensagempor DouglasPhilippe » Dom, 11 de Dezembro 2011, 22:49

Claudio Novais » Qui Dez 08, 2011 1:17 pm escreveu:Antes de mais, secção errada. Tópico movido.

Sobre o seu problema, não testei, mas creio que é a solução que procura:

:obrigado: Cláudio, deu certinho aqui :lol:

:OK:

Abraços
Blaise Pascal

DouglasPhilippe

Voltar para Questões gerais