DouglasPhilippe » Qui Dez 08, 2011 3:47 am escreveu::arrow:
Desculpe, não foi possível alterar as permissões de "arquivo_de_exemplo": Erro ao definir permissões: Sistema de arquivos somente para leituraCriei uma partição NTFS via Rwindow$ 7

a um bom tempo, esse "HD", funciona como um hd ext genericamente. Entretanto após atualizar da verão 11.04 para a 11.10 sou incapaz de modificar, mover, recortar etc, arquivos aqui nele, mas no OS concorrente ele abre, modificar etc, funciona beleza...
Oh...e agora quem poderá me ajudar

Boas, comigo passou-se o mesmo com o meu disco externo.
A solução foi simples, partindo do principio que esse teu HD Externo é ligado por USB, desliga o computador, desliga o HD Externo, liga o computador (com o HD Externo ainda desligado!), faz o login no Ubuntu 11.10 e quando tiver já todo o sistema carregado, liga o HD Externo (por USB) e já não terás esse problema de permissões!
Já não me lembro onde vi esta solução (senão punha aqui o link), mas tem a ver com o facto de quando instalamos o Ubuntu 11.10 (com o 11.04 e 0 10.10 não tive este problema), ele assume os dispositivos externos como root.
Não acontece com todas as pessoas/instalações, mas acontece e esta simples solução resolve o problema.
Depois "posta" aqui o que aconteceu depois de efectuares este procedimento.
Em caso de não resultar, convém experimentares a recomendação dada pelo Cáudio.
Cumps.
P:S:- Caso o teu HD Externo seja interno (eu sei que é uma contradição!) que me parece que seja o teu caso pela frase "esse "HD", funciona como um hd ext genericamente", então a solução mais simples seria ligar o computador com esse HD desligado (o cabo interno), aceder ao Ubuntu, fazer login, etc, etc.
Em seguida desligar o computador, voltar a ligar o HD (o cabo é claro) e ligar, etc, etc (os mesmos passos).
Neste caso, o Ubuntu quando fosse ler os dispositivos, assumia (como no meu caso), que um novo havia sido ligado e que não é "root", ficando assim resolvido o problema das permissões.
Quando li acerca deste problema com alguns usuários, a explicação foi muito mais técnica!
Mas, eu, além de não me lembrar dessa explicação, tentei ser o mais "simples" possível.
No meu caso (USB e Externo) resultou, no teu, sinceramente, não sei.