Claudio Novais (30-07-2013, 15:17) escreveu:Efetivamente essas informações são muito assustadoras

Já agora, então sobre a máquina do link referido, ela não faz o que promete?

Em princípio faz o que promete e é apenas um aprimoramento de tecnologias já existentes. Uma rápida consulta ao website de referência dos EUA -
http://www.cancer.org/treatment/treatmentsandsideeffects/treatmenttypes/radiation/understandingradiationtherapyaguideforpatientsandfamilies/understanding-radiation-therapy-external-radiation-therapy - permite conhecer várias novas tecnologia que estão a ser testadas, entre essas uma chamada Radiocirugia Radiostática (stereotactic radiosurgery) - na realidade não se trata de cirurgia - que parece corresponder ao descrito. A mesma página indica também que estão a decorrer ensaios clínicos mas parece promissor.
O maior problema neste tipo de tratamentos é sempre evitar ao máximo danificar tecidos não cancerosos ao mesmo tempo que se elimina o máximo do tumor, de preferência todo. As várias novas tecnologias referidas têm esse objetivo, concentrar e delimitar. Infelizmente ainda não temos dados sobre efeitos a longo prazo e por isso alguma precaução é recomendável.