Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 7:26 Pesquisa avançada

Hardware livre: um supercomputador por $99

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Hardware livre: um supercomputador por $99

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 23 de Maio 2013, 16:50

Há mais um participante de peso no mundo do hardware livre, um esforço para compartilhar projetos de equipamentos que qualquer um possa fabricar, usar ou vender. Sem patentes e sem royalties, os ativistas dessa Era das Máquinas Livres acreditam que será possível contar com equipamentos mais robustos e mais baratos, tornando-os acessíveis a camadas maiores da população e tornando as pessoas independentes de empresas ávidas por lucros trimestrais.

O campo da eletrônica e da informática conhece o sistema de hardware livre há tempos, com o Arduino e o Raspberry Pi sendo os exemplos mais famosos, ocupando espaço equivalente ao que o Linux ocupa no campo do software livre. O novo membro da turma é o Parallella, um computador completo baseado em uma plataforma projetada para ter múltiplos núcleos e múltiplos processadores.

O grande atrativo da plataforma são processadores maciçamente paralelos, baseados na tecnologia RISC, com 16 ou 64 núcleos, capazes de atingir impressionantes 45 GHz. Mais impressionante ainda é o consumo desse verdadeiro supercomputador do tamanho de um cartão de crédito: ele consome meros 5 Watts de energia.

Tudo livre

O pacote completo é pouco maior do que um cartão de crédito, e já vem com Linux Ubuntu e rodando as linguagens de programação C, C++ e Python. Com seu alto poder de processamento, o "supercomputador Parallella", como seus criadores o chamam, deverá conquistar áreas como a visão de máquina, controle de robôs, processamento de imagens etc.

Os idealizadores do projeto levantaram recursos por meio do site de doações KickStater - eles pediram US$ 750 mil e doadores anônimos de todo o mundo contribuíram com quase US$900 mil. Os primeiros kits do Parallella deverão estar à venda em breve, pelos prometidos US$99,00.

Vídeo de apresentação

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Hardware livre: um supercomputador por $99

Mensagempor diegodamohill » Qui, 23 de Maio 2013, 21:14

Incrível, 100$ por 45Ghz?! Procede isso? Onde eu consigo um pc assim?

Spoiler:
Ainda virá alguém pra perguntar se roda crysis...
- All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing.
diegodamohill

Mensagempor samuelmesq » Sex, 24 de Maio 2013, 3:08

Quero comprar um, como faço? hehe
samuelmesq

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 24 de Maio 2013, 15:46

samuelmesq (24-05-2013, 2:08) escreveu:Quero comprar um, como faço? hehe

De momento, só reservando, veja aqui:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 24 de Maio 2013, 17:02

diegodamohill (23-05-2013, 20:14) escreveu:Incrível, 100$ por 45Ghz?! Procede isso? Onde eu consigo um pc assim?

Spoiler:

Isso são valores teóricos. E não sei ao certo se será apenas esse pequeno dispositivo ou se será um conjunto deles. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 24 de Maio 2013, 18:38

Claudio Novais (24-05-2013, 16:02) escreveu:
diegodamohill (23-05-2013, 20:14) escreveu:Incrível, 100$ por 45Ghz?! Procede isso? Onde eu consigo um pc assim?

Spoiler:

Isso são valores teóricos. E não sei ao certo se será apenas esse pequeno dispositivo ou se será um conjunto deles. :|

Pelo que vi, a tecnologia usada nos processadores é algo semelhante aos núcleos CUDA da Nvidia. A minha Nvidia possui 40 núcleos CUDA, agora imagina este pequeno com estes núcleos todos...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 24 de Maio 2013, 20:12

O facto de ser open-source acho que vai ser ideal para vermos as coisas a serem comercializadas mesmo a este preço, independentemente das taxas dos países. É que a construção será livre e poderemos construir em qualquer país, ou seja, não serão pagas taxas alfandegárias, algo que o Brasil sofre muito por exemplo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 25 de Maio 2013, 16:38

Claudio Novais (24-05-2013, 19:12) escreveu:O facto de ser open-source acho que vai ser ideal para vermos as coisas a serem comercializadas mesmo a este preço, independentemente das taxas dos países. É que a construção será livre e poderemos construir em qualquer país, ou seja, não serão pagas taxas alfandegárias, algo que o Brasil sofre muito por exemplo.

:OK: quando tiveres o teu construído, avisa ;) :lol:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 26 de Maio 2013, 3:52

E era Luís! xD Prefiro pagar "algumas taxas" a quem o construir por mim 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 26 de Maio 2013, 10:52

Claudio Novais (26-05-2013, 2:52) escreveu:E era Luís! xD Prefiro pagar "algumas taxas" a quem o construir por mim 8)

Com uma dúzia de computadores destes, alguns discos rígidos, uma boa ligação à Internet e ficavas com um belo datacenter em miniatura xD
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais