Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 4:53 Pesquisa avançada

Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor HerbertBJR » Qui, 9 de Maio 2013, 12:09

Claudio Novais (08-05-2013, 22:21) escreveu:hmm, mas você criou uma partição EFI e pôs o /boot nela tal como eu pus ali no texto? É que essas são as "regras" oficiais do Ubuntu. :|


Bom dia Claudio ! Olha só : Eu tenho instalado em meu PC o Windows 7 Ultimate, o Ubuntu 13.04 e o Sabayon 13.04 em multi boot, e o que me gerencia o arranque é o Grub - tenho diversas partições primárias criadas (em UEFI é óbvio) e eu não tive que utilizar a partição instanciada em /boot eu tenho uma partição EFI de 250MB instanciada em /efi .. então, eu acredito, que existe alguma coisa que não esteja totalmente de acordo com as regras para instalação em UEFI - quanto ao secure boot eu não posso falar muita coisa, pois, a minha mobo já veio sem o secureboot habilitado, e eu não tenho a opção para ligar/desligar, daí eu não tenho como opinar sobre o mesmo ! à noite quando eu estiver em minha casa, estarei dando uma verificada geral no texto proposto por voce, e verei se tem algo que eu possa ajudar ok ? (Se ainda há tempo para isto é claro)
Abraço. :yeah:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Maio 2013, 12:59

Pois, mas essa partição EFI que você refere é a partição /boot original do sistema. Pelo que li essa partição faz precisamente o que a partição que é obrigatório fazer montada em /boot! ;)

Fico à espera então da sua revisão pois não queria publicar à sorte!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor HerbertBJR » Qui, 9 de Maio 2013, 13:46

Claudio Novais (09-05-2013, 11:59) escreveu:Pois, mas essa partição EFI que você refere é a partição /boot original do sistema. Pelo que li essa partição faz precisamente o que a partição que é obrigatório fazer montada em /boot! ;)

Fico à espera então da sua revisão pois não queria publicar à sorte!


Ok Claudio, de acordo com o dito, estarei verificando hoje a noite está bem ? :roll:

Abraço :yeah:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Maio 2013, 15:36

Certo, eu entretanto ainda devo fazer uns ajustes que são necessários! O artigo só será publicado no sábado ou talvez na segunda (pois não gosto de publicar bons artigos ao fim de semana). Mas em todo o caso quanto mais cedo você participar melhor para podermos discutir o que for preciso! ;)

Entretanto, todos estão convidados a discutir o artigo! Quanto mais ajuda melhor!! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor gustavobgs » Qui, 9 de Maio 2013, 18:58

Descobri uma maneira muito fácil de fazer dual-boot em notebooks com UEFI

Fiz o seguinte :
1- Instalei o Windows 7
2- Bootei o elementaryos
3- Criei partições ext4 "/"
Swap
e ext2 /boot

Quando reinicou, entrou de cara no windows.. Não reconheceu o elementaryos..
Procurei na net e achei a solução, se chama boot-repair, acho que nossos amigos já mencionaram esse programa no tópico..

4 - Gravei a .iso do boot-repair, dei boot por ele e selecionei : recommend repair
tutorial : https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

5- Finalizou a repação do boot, reiniciou e reconheceu os dois sistemas :rox:
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor gmariobr » Qui, 9 de Maio 2013, 22:45

Claudio Novais (09-05-2013, 14:36) escreveu:Certo, eu entretanto ainda devo fazer uns ajustes que são necessários! O artigo só será publicado no sábado ou talvez na segunda (pois não gosto de publicar bons artigos ao fim de semana). Mas em todo o caso quanto mais cedo você participar melhor para podermos discutir o que for preciso! ;)

Entretanto, todos estão convidados a discutir o artigo! Quanto mais ajuda melhor!! :yeah:

No meu notebook asus k55vd, que veio com o windows 7 pré-instalado eu consegui (graças ao boot-repair e ao grub-2) instalar o ubuntu 13.04. Abaixo a listagem das partições:

(parted) print /dev/sda
Modelo: ATA Hitachi HTS54757 (scsi)
Disco /dev/sda: 750GB
Tamanho de setor (lógico / Físico): 512B/4096B
Tabela de Partição: gpt

Número Início Fim Tamanho Sistema de arquivos Nome Sinalizador
1 1049kB 211MB 210MB fat32 EFI system partition boot
2 211MB 345MB 134MB Microsoft reserved partition msftres
3 345MB 300GB 300GB ntfs Basic data partition
4 300GB 650GB 350GB ntfs Basic data partition
6 650GB 718GB 68,0GB reiserfs
8 718GB 724GB 5534MB linux-swap(v1)
5 724GB 750GB 26,2GB ntfs Basic data partition escondida, diag

Pode se observar que não existe uma partiçãao Linux do tipo /boot; o boot é gerenciado na partição sda1, pré instalada pelo windows. Eu também coloquei o gerenciador de boot como sendo o grub e não o gerenciador do windows (pelo que eu li ele agora também gerencia e permite abrir o linux, se quiser). As partições 3 e 4 são do windows (sistema e dados) e a partição 5 permite uma recuperação do windows.
Avatar do usuário
gmariobr
 
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Fevereiro, 2013

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor HerbertBJR » Sex, 10 de Maio 2013, 1:26

gmariobr (09-05-2013, 21:45) escreveu:
Claudio Novais (09-05-2013, 14:36) escreveu:Certo, eu entretanto ainda devo fazer uns ajustes que são necessários! O artigo só será publicado no sábado ou talvez na segunda (pois não gosto de publicar bons artigos ao fim de semana). Mas em todo o caso quanto mais cedo você participar melhor para podermos discutir o que for preciso! ;)

Entretanto, todos estão convidados a discutir o artigo! Quanto mais ajuda melhor!! :yeah:

No meu notebook asus k55vd, que veio com o windows 7 pré-instalado eu consegui (graças ao boot-repair e ao grub-2) instalar o ubuntu 13.04. Abaixo a listagem das partições:

(parted) print /dev/sda
Modelo: ATA Hitachi HTS54757 (scsi)
Disco /dev/sda: 750GB
Tamanho de setor (lógico / Físico): 512B/4096B
Tabela de Partição: gpt

Número Início Fim Tamanho Sistema de arquivos Nome Sinalizador
1 1049kB 211MB 210MB fat32 EFI system partition boot
2 211MB 345MB 134MB Microsoft reserved partition msftres
3 345MB 300GB 300GB ntfs Basic data partition
4 300GB 650GB 350GB ntfs Basic data partition
6 650GB 718GB 68,0GB reiserfs
8 718GB 724GB 5534MB linux-swap(v1)
5 724GB 750GB 26,2GB ntfs Basic data partition escondida, diag

Pode se observar que não existe uma partiçãao Linux do tipo /boot; o boot é gerenciado na partição sda1, pré instalada pelo windows. Eu também coloquei o gerenciador de boot como sendo o grub e não o gerenciador do windows (pelo que eu li ele agora também gerencia e permite abrir o linux, se quiser). As partições 3 e 4 são do windows (sistema e dados) e a partição 5 permite uma recuperação do windows.


Boa noite ! Eu ainda acredito que o assunto UEFI x Windows x Linux x OS?? é muito recente para ser resolvido em algumas publicações, eu já pude ler diversas publicações a respeito de instalações com UEFI e as opiniões e sugestões x explicações muito se divergem ! Cada usuário seja de Linux ou de Windows, ou ainda o sistema operacional que for, obtém sucesso ou se frustra com o desacerto de algumas configurações erradas, pode ocorrer de "sumir" o Windows do menu de boot, ou mesmo o Ubuntu, que pode ser ajustado utilizando-se o boot-repair !! Teremos maiores informações a este respeito com o passar do tempo ..
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 10 de Maio 2013, 1:45

Para já, apesar de eu não ter acesso a um computador com UEFI, parece-me tudo óbvio. Leia o que eu escrevi e veja as diferenças. Ao saber delas percebe-se bem o porquê de se ter uma partição para o /boot OU uma partição original do Windows chamada de EFI! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor HerbertBJR » Sex, 10 de Maio 2013, 2:08

Claudio Novais (10-05-2013, 0:45) escreveu:Para já, apesar de eu não ter acesso a um computador com UEFI, parece-me tudo óbvio. Leia o que eu escrevi e veja as diferenças. Ao saber delas percebe-se bem o porquê de se ter uma partição para o /boot OU uma partição original do Windows chamada de EFI! ;)


Boas Claudio ! O que eu quis dizer a bem da verdade, é que o UEFI ainda é um assunto novo, que pode sofrer diversas alterações com o decorrer do tempo, e para já, eu concordo plenamente com voce !! Tudo está claro ! Veja, eu criei as minhas partições inicialmente criando uma tabela de partições GPT, e utilizei as seguintes partições: /efi ext2 250MB / ext4 100GB /home ext4 150GB e uma partição de 8GB para swap - veja, ao instalar o Ubuntu 13.04 ou mesmo o 12.04.2 se alguma destas partições não estiver criada, a instalação não irá progredir exibindo uma mensagem a respeito. Ocorre que após a instalação do Ubuntu, se já tiver instalado o windows (7 ou 8) no equipamento ele irá "desaparecer" do menu de boot do grub, que é facilmente resolvido usando o boot-repair; mas, eu tive algumas experiências negativas utilizando o Boot-repair, que me pedia para copiar e colar alguns comandos em um terminal e executar, mas eu tive que reinstalar o Ubuntu para poder resolver; é nestes tipos de problemas que eu estive falando anteriormente, mas que agora depois de diversas instalações e reinstalações eu creio ter o domínio. ;)
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Proposta de artigo (CRITIQUEM TUDO PARA MELHORAR!!)

Mensagempor HerbertBJR » Sex, 10 de Maio 2013, 2:29

Claudio Novais (08-05-2013, 16:36) escreveu:Os computadores modernos deixaram de trazer o sistema de arranque clássico chamado BIOS e passaram a usar um sistema chamado de UEFI. Muita gente critica este sistema principalmente por limitar a instalação de distribuições Linux. No entanto, a verdade é que este sistema é uma evolução natural e importante para a modernização dos computadores.

Na verdade o sistema UEFI não é o verdadeiro problema, esse é até uma vantagem dos computadores modernos. O verdadeiro problema está no sistema Secure Boot que foi construído com a premissa de dar segurança ao UEFI.

Assim, neste artigo saiba de forma simples porquê que o UEFI é uma evolução positiva nos computadores modernos, conheça o verdadeiro propósito do Secure Boot e ainda saiba como particionar e instalar o Ubuntu com sucesso nos computadores com sistemas UEFI.




Todo o artigo está simplificado, não recorrendo a explicações mais técnicas, nomeadamente como funciona o MBR, que é algo muito interessante que comprova a necessidade óbvia da evolução para sistemas UEFI. Se você quiser saber mais sobre pormenores técnicos, recomendamos a leitura da referência [4] que apresenta esses pormenores de forma clara e relativamente simples.

O porquê da existência do UEFI e do Secure Boot



Tal como referido acima, o UEFI não é mais que uma evolução natural do sistema BIOS que tinha um conjunto vasto de limitações, tal como poderá ver na subsecção seguinte. O facto de o UEFI combater essas limitações tornou-o bastante mais maleável o que significa que também o tornou mais suscetível a malwares. Para combater essa problemática foi construído um sistema chamado Secure Boot que apesar de ter um propósito aceitável, tem um funcionamento um pouco polémico.

O Sistema BIOS



Nos últimos 30 anos (sensivelmente) os computadores sempre utilizaram um sistema chamado de BIOS, um standard inventado por Gary Kildall e inicialmente utilizado em computadores da IBM. Toda a sua estrutura para o arranque do sistema tornou-o num standard por ser adaptável a diferentes dispositivos e por ser bastante adaptável ao nível da construção de partições.

O padrão de particionamento chama-se IBM-DOS e apesar de ser amplamente utilizado e explorado, devido à sua idade e da altura em que foi desenvolvido, ele tornou-se em algo limitado para as últimas tecnologias. Este sistema de particionamento utiliza uma tabela de partições onde lista as várias partições do disco, onde elas começam.

O problema desta tabela é que ela está dentro de um conjunto de dados que tem apenas 64bytes de tamanho e por esse motivo apenas é possível guardar informação de 4 partições primárias. Para combater esse problema, foi desenvolvido um sistema de partições lógicas, em que se cria uma partição extendida (um das 4 partições referidas) e depois adiciona-se partições lógicas dentro dessa partição. Há claro limitações na utilização desta função, nomeadamente de performance, no entanto a BIOS não permite mais.

Para além disso, não só havia limitações do tamanho dos discos (apenas 2Terabytes) como também exigia que os computadores modernos iniciassem executando instruções de há décadas atrás, com arquiteturas de 16bits. Ou seja, apesar do processador se de 32bits e 64 bits, ele no arranque tinha de utilizar estas instruções que limitavam o uso da memória para apenas 1MB de RAM no momento do Boot.

O sistema BIOS nos últimos anos estava completamente condenado. Para além de usar instruções antigas, era limitado ao nível de utilização de memória e na construção de muitas partições. No entanto, a maior limitação estava no tamanho dos discos e foi este, talvez, o factor determinante para a evolução inevitável para sistemas UEFI, que agora aceitam discos de até 9.44 Zettabytes (1 Zettabytes é 1 bilhão de Terabytes).


O Sistema UEFI



Nos sistemas UEFI em vez de se utilizar um sector limitado a apenas 64bytes (MBR), utiliza-se uma partição com esse propósito, permitindo portanto ter um espaço incomparavelmente superior. Para além disso, apesar dos sistemas UEFI poderem aceitar o modo de arranque antigo (infelizmente há exceções), chamado legacy, eles aceitam software de 32bits e 64bits, não obrigando o processador a utilizar instruções antigas e tendo acesso a toda a memória RAM.

As vantagens são óbvias, o computador pode arrancar qualquer software que esteja devidamente identificado na partição de boot (de arranque) e dando-lhe acesso imediato a toda a memória RAM.

Devido a este funcionamento os sistema UEFI aceita portanto discos de muitos terabytes, é mais rápido, mas ao mesmo tempo é mais vulnerável. O facto de UEFI permitir que softwares possam ser arrancados de forma independente do SO faz com que possa haver alguma margem superior aos sistemas anteriores para malwares, visto que podem ser arrancados serviços independentes do sistema operativo que trabalham diretamente com os dispositivos (hardware) do computador, isto durante o processamento do boot.

Então porquê permitir utilizar estes serviços independentes ao Sistema Operativo logo no arranque? Simples. Estes serviços poderão ser executados para obter informações como data e hora fornecidos por um servidor NTP; poderá realizar a ligação à Internet mesmo antes de arrancar o sistema operativo; reconhecimento de hardware; entre outros pormenores.

O Secure Boot



Uma vez que o UEFI traz uma forma bastante mais escalável de arrancar o sistema, nomeadamente mais partições e um arranque não limitado a um MBR de 64bytes, ele traz também mais formas de haver intrusão de malware. Antes o MBR apontava para um local de iniciação do sistema operativo (ou de um seletor de boot, por exemplo o Grub). Agora, o arranque fica ao cargo de uma partição que contém o software de arranque, independente do sistema operativo.

Devido à API do UEFI a possibilidade de adicionar serviços de malware independentes ao Sistema Operativo é real e portanto a Microsoft resolveu construir um sistema de chaves de autenticação chamado Secure Boot. Este sistema, que normalmente vem em computadores com o Windows 8 pre-instalado, não aceita drivers nem loaders desconhecidos (não autorizados), sendo necessário chaves de autenticação para os softwares de arranque, para garantir que são conhecidos e por conseguinte confiáveis.

Atualmente poucas distribuições trazem chaves (que a Microsoft controla) e todas elas são de 64bits: Ubuntu 12.10 e posteriores, Fedora 18, Sabayon, OpenSUSE 12. O Ubuntu 12.04.2 LTS em princípio também, no entanto há relatos de alguns utilizadores que tiveram problemas. Isto ocorre um vez que para ter estas chaves é necessário realizar um pagamento de US$ 99 à Microsoft.

Apesar de o utilizador poder adicionar chaves personalizadas, manuais, para os seus sistemas pessoais, na verdade é procedimento complexo e portanto não é solução para o utilizador normal. Desta forma, o secure boot é portanto um entrave claro para o mundo Linux. Por esse motivo, normalmente recomenda-se desabilitar esse sistema de "Secure Boot", visto que na especificação do UEFI qualquer utilizador pode desativá-lo facilmente.

Infelizmente há relatos de alguns computadores não trazerem essa função. Uma vez que está a limitar a liberdade do utilizador, se você estiver perante um caso destes considere contactar a empresa/marca do seu computador.


Particionamento nos sistemas UEFI



Antes de mais se você vai redimensionar o seu disco, para adicionar novas partições, recomendamos que faça a redução do tamanho das partições através do Windows 8. Há casos em que o Windows não aceita que outros programas façam essa redução, por isso para evitar esses problemas faça a redução de tamanho pelo windows e depois a criação de partições faça através do Ubuntu. Para a redução de partições via Windows, recomendamos que leia este artigo:

Depois, recomendamos que você desligue os modos de fastStartup que o Windows 8 pode ter ativados, pois eles não "desligam" (desmontam) as partições por completo e portanto essa funcionalidade poderá originar problemas.

Depois de gravar o Ubuntu num DVD ou num PenUSB, arranque o sistema através deles. Caso não funcione, desligue o Secure Boot no Setup do UEFI.

Durante a instalação do Ubuntu, escolha a instalação manual e crie pelo menos uma partição adicional apenas para o boot:


Pormenores importantes na instalação do Ubuntu



Não utilize o Ubuntu 32bits! Utilize a versão de 64bits



Uma vez que a Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu) tem chaves do Secure Boot apenas para Ubuntus de 64bits, como é óbvio os Ubuntus com arquitetura de 32 bits não funcionarão caso você tenha o Secure Boot ativo.

PenUSBs não arrancam quando o Secure Boot está ligado



Tentar arrancar o computador através de penUSBs será visto pelo Secure Boot como uma tentativa de arranque não autorizada e portanto você não será bem sucedido. Portanto nestes casos você tem duas soluções: ou desliga o Secure Boot; ou utiliza um DVD para arrancar com o Ubuntu. (pergunta: DVDs arrancam com o Secure Boot ligado?)

Na instalação do Ubuntu é obrigatório ter uma partição dedicada ao Boot!



Tal como é referido na primeira secção do artigo, os sistemas UEFI deixaram de utilizar o MBR (que era o primeiro sector do disco) e passaram a utilizar uma partição de arranque. Portanto quando você formatar o seu computador precisa de ter inevitavelmente uma partição dedicada apenas ao boot. Na instalação do Ubuntu, você precisa de ter uma partição não muito grande, por exemplo 200MB, montada como /boot, tal como pode ver pela imagem abaixo:



Casos excecionais: utilize o modo Legacy



Há certos casos, provavelmente nos primeiros computadores com as primeiras versões do UEFI com Secure Boot que infelizmente não houve outra hipótese (segundo os utilizadores) senão utilizar o modo Legacy. Basicamente este modo faz com que o UEFI arranque em modo BIOS.

Esta solução pode ser importante por exemplo para quem quer instalar distribuições Linux que não são compatíveis com UEFI (nomeadamente distribuições pouco modernas, ou ainda não atualizadas para este sistema).

Deve ter em atenção que ao desligar o UEFI o Windows 8 deixa de arrancar. (pergunta: Se desligar o Secure Boot o Windows 8 funciona na mesma?)



Referências:






Claudio, Infelizmente, eu não tenho em minha placa mãe o recurso de Secure Boot para poder te responder as questões a este respeito, mas eu tenho um contato na Asus (suporte de motherboard) e eu vou questionar a este respeito e amanhã eu creio ter a resposta para voce ! No mais, eu acredito que o seu texto está excelente - basta corrigir uma palavra que está com a grafia errada - "Excecional" - deve ser "Excepcional" - sugiro também, que tenham mais alguns links internamente ao texto, ligando ao UEFI, MBR, etc. que explica estes termos mais "técnicos" Parabéns pelo texto Claudio !! Se precisar de mais alguma contribuição de minha parte, pode contar. :yeah:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes