Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 5:32 Pesquisa avançada

Google quer rastrear sua localização física do nosso Router!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Google quer rastrear sua localização física do nosso Router!

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Novembro 2011, 18:05

Pelo que parece a Google quer interferir diretamente na nossa privacidade a não ser que nós digamos explicitamente que não. A verdade é que isso até podia acontecer, mas ao contrário: a google apenas devia rastrear quem desse permissão explícita e não o contrário.

Pois bem, a notícia que saiu no blog da Google diz que a Google via começar a rastrear os nossos routers através do SSID que cada um tem e apenas os utilizadores que editarem o nome do Router adicionando o sufixo "_nomap" é que não serão rastreados (que parece-me que na verdade nem esses vão escapar). Tal como na referência onde eu vi diz, os utilizadores comuns nem sequer a password admin mudam, quanto mais o nome do Router. Creio que estamos perante um problema enorme que devemos ter muito cuidado. Um dia a Google começa a fazer leis se isto continuar assim!

Tradução (via Google Translator) da notícia original:
Estamos introduzindo um método que permite que você optar por ter o seu ponto de acesso sem fio incluído no Servidor de Localização do Google. De optar por sair, visitar suas configurações de ponto de acesso e alterar o nome da rede sem fio (ou SSID) de modo que termina com "_nomap." Por exemplo, se o seu SSID é "Network", você precisará alterá-lo para "Network_nomap. "

Ótimo. Ótimo. Google será agora rastreamento meu ponto de acesso sem fios a menos que eu acrescentar "_nomap" para o SSID. Quantas pessoas você acha que vai fazer isso? Quantas pessoas já mudaram de padrão de login do AP "admin: admin"? Google está se aproveitando de pessoas, e eles sabem disso. Espero que a reação é grave, porque acho que este é um abuso de confiança. O que aconteceu com "Não fazer o mal"?

Notícia original:
Google Wants To Track Your Physical Location escreveu:
We’re introducing a method that lets you opt out of having your wireless access point included in the Google Location Server. To opt out, visit your access point’s settings and change the wireless network name (or SSID) so that it ends with “_nomap.” For example, if your SSID is “Network,” you’d need to change it to “Network_nomap.”

Great. Just great. Google will now be tracking my wireless access point unless I append “_nomap” to the SSID. How many people do you think are going to do this? How many people have even changed their default AP login from “admin:admin”? Google is taking advantage of people, and they know it. I hope the backlash is severe, because I find this to be a breach of trust. Whatever happened to “Do No Evil”?

Referências:
Google Wants To Track Your Physical Location
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Google quer rastrear sua localização física do nosso Rou

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 20 de Novembro 2011, 18:20

Nossa, facebook, google, governo americano, parece que os ataques contra a privacidade dos usuários estão vindo de todos os lados. agora to começando a ficar preoculpado... 8|
Davysson Silva

Mensagempor Renato Santos » Dom, 20 de Novembro 2011, 23:47

Eu sabia disso aqui - http://tecnocracia.com.br/876/phorm-des ... a-pela-oi/

Mas essa do Google estou sabendo agora. Realmente é muito estranho isso. Até parece que, quando tentamos burlar isso, somos as pessoas erradas. o.0
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 21 de Novembro 2011, 3:11

É que a situação é tão grave que suponhamos o seguinte:

O carro do Google Maps para além de tirar fotografias anda a rastrear os SSIDs que encontra pelas ruas. Com isso marca esses routers no mapa geográfico. Toda a vez que um utilizador se conectar via android ou portátil, desde que aceda à Google, ela sabe imediatamente qual é o SSID e consequentemente a localização exata. Ou seja, vai saber exatamente qual a nossa localização a toda a hora.

Como evitar? Nós humanos com direitos e deveres associados, teremos de nos preocupar com o problema causado por eles e alterar o SSID do router. Algo bem complicado para a grande maioria dos utilizadores, fora os que nem sequer conhecem esta notícia!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor felipebruni » Seg, 21 de Novembro 2011, 5:25

Amigos, até onde eu sei o Google sempre rastreou a localização pelo roteador. O que mudou é que agora eles estão incluindo um método que permita que a gente não seja mapeado.
Eles não estão avisando que podem rastrear (isso eles já fazem), mas sim dando a opção para o usuário que não quer ser rastreado.
O Google não é a única empresa que usa o roteador para saber a sua localização. Até onde eu sei essa prática é comum. É assim que os sites de mapas (por exemplo) adivinham a sua localização num aparelho sem GPS como o iPod Touch.

felipebruni

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 21 de Novembro 2011, 10:58

Claudio Novais » 21 Nov 2011, 03:11 escreveu:(...)
O carro do Google Maps para além de tirar fotografias anda a rastrear os SSIDs que encontra pelas ruas. Com isso marca esses routers no mapa geográfico. Toda a vez que um utilizador se conectar via android ou portátil, desde que aceda à Google, ela sabe imediatamente qual é o SSID e consequentemente a localização exata. Ou seja, vai saber exatamente qual a nossa localização a toda a hora.
(...)

Pela 1ª vez posso dar graças por ter MEO xD
Se eu não consigo ter internet wireless em toda a casa, muito dificilmente o carro da Google iria captar o sinal :lol: além de que eu mudo o SSID e pass :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 21 de Novembro 2011, 14:41

felipebruni » Seg Nov 21, 2011 5:25 am escreveu:Amigos, até onde eu sei o Google sempre rastreou a localização pelo roteador. O que mudou é que agora eles estão incluindo um método que permita que a gente não seja mapeado.
Eles não estão avisando que podem rastrear (isso eles já fazem), mas sim dando a opção para o usuário que não quer ser rastreado.
O Google não é a única empresa que usa o roteador para saber a sua localização. Até onde eu sei essa prática é comum. É assim que os sites de mapas (por exemplo) adivinham a sua localização num aparelho sem GPS como o iPod Touch.

Mas isso são duas coisas distintas:
  • O que conseguem detetar atualmente é através da informação geográfico que o ISP disponibiliza. Seria impossível detetar a localização pelo nome de um router, no máximo seria pelos nós por onde os pacotes passavam (e os próprios nós tinham de partilhar a localização)!
  • Essa informação que adivinham também costuma a ser permitida ou não pelos browsers!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 21 de Novembro 2011, 14:46

Claudio Novais » 21 Nov 2011, 14:41 escreveu:
felipebruni » Seg Nov 21, 2011 5:25 am escreveu:Amigos, até onde eu sei o Google sempre rastreou a localização pelo roteador. O que mudou é que agora eles estão incluindo um método que permita que a gente não seja mapeado.

Mas isso são duas coisas distintas:
  • O que conseguem detetar atualmente é através da informação geográfico que o ISP disponibiliza. Seria impossível detetar a localização pelo nome de um router, no máximo seria pelos nós por onde os pacotes passavam (e os próprios nós tinham de partilhar a localização)!
  • Essa informação que adivinham também costuma a ser permitida ou não pelos browsers!

Pois, isso tem uma certa lógica, pois com o serviço que tenho em casa é-me indicado que estou em Lisboa, mas não estou nem lá perto xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias