Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 14:25 Pesquisa avançada

Remastersys é descontinuado

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Remastersys é descontinuado

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 29 de Abril 2013, 23:11

Remastersys não vai mais existir

É com muita dor no coração que venho comunicar a todos uma triste notícias, para todos aqueles que gostam de customizar o Ubuntu (ou o Debian). O Remastersys, um software muito popular para construção de distribuições baseadas em Ubuntu e Debian será descontinuado.

Que você quiser saber mais sobre esta ferramenta e como ela funciona:

A informação vem diretamente do site, ainda pouco fui acessá-lo para pegar um repositório do mesmo e me deparei com a seguinte mensagem que vou tentar transcrever aqui:
"Tenho feito este trabalho por quase 7 anos, e depois de tantas besteiras e críticas que ouvi, decidi parar o desenvolvimento do Remastersys, por tanto ele deixará de estar disponível. Os tópicos do fórum do Remastersys continuaram ativos por algum tempo e depois serão tirados do ar completamente, não me vejo mais trabalhando em um projeto como este, agradeço a todas as pessoas que me apoiaram, e a todos que usam o meu programa, peço desculpas por ter que parar"

Pouco tempo depois veio a informação de que os repositórios estavam de volta ao ar, mas que se se sabia por quanto tempo ele ( desenvolvedor ) iria poder mantê-los. Acesse o site.

Por hora e consolo, no final do anúncio temos a notícia de que existe alguns desenvolvedores trabalhando num Fork no Remastersys, mas o mesmo deve sair apenas por volta de junho, dentro deste tempo essa nova equipe, a mesma que desenvolve o desconhecido OS4 Linux manterá os binarios da versão 3 do remastersys sem a interface GTK.

Essa é uma notícia que me deixa um pouco chateado, eu mesmo vou tentar manter os pacotes que eu tenho do Remastersys para que seja possível usar "enquanto der", até que surja uma nova opção.

No texto não foi deixado claro o motivo de se parar o desenvolvimento, mas se fala muito em críticas e provavelmente dificuldade financeira.

A nossa séria de tutoriais de como criar uma remaster usando o Remastersys vai continuar e logo traremos informações sobre o fork do remastersys.

Fonte: Diolinux

nuno_nunes

Re: Remastersys é descontinuado

Mensagempor Maxwell » Seg, 29 de Abril 2013, 23:29

essa e a noticia mas chata da semana eu uso estes recursos deste a versao do ubuntu 9 nao gostei da noticia e muito triste.
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Abril 2013, 11:25

Uma pena. É um bom serviço. Mas só usei 2 vezes.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Bitetti » Ter, 30 de Abril 2013, 12:30

Tenho feito este trabalho por quase 7 anos, e depois de tantas besteiras e críticas que ouvi, decidi parar o desenvolvimento do Remastersys, por tanto ele deixará de estar disponível.

Sei como ele se sente, tem gente q pensa q "critica" é só falar mau. Há também os "sem noção" que reclamam como se estivessem usando softare pago. E ainda pior: os estupidos.
Bitetti

Mensagempor Exploit » Ter, 30 de Abril 2013, 14:07

o motivo é simples.. vi notícias dele ser criticado de forma injusta.. por isso..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 20:47

Efetivamente esta é das piores notícias dos últimos tempos. Há muita gente a utilizar esta ferramenta como método de instalação do Ubuntu nos vizinhos e amigos, para evitarem ter de fazer recorrentemente as mesmas modificações.

Para além disso, é uma das melhores maneiras de iniciar uma distribuição, e isto não significa necessariamente uma distribuição fraca como normalmente se tenta associar ao dizer o conceito ReFiSeFuQui.

Espero que o Fork ao Remastersys tenha a mesma qualidade ou ainda algo melhor, principalmente ao nível de interface e funcionalidades extra.

PS: Nuno alterei a imagem do tópico pois ela tinha muito pouca resolução.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Ter, 30 de Abril 2013, 23:43

Isso é realmente triste.
Eu uso muito ele pra fazer uma iso do meu sistema e compartilhar entre meus amigos e pessoas que tem curiosidade de usar. =/
A última versão feita foi 3.0.4. Ela dá suporte até qual versão do Ubuntu? Alguém sabe?

Marlom Jobsom

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 1 de Maio 2013, 1:56

Maxwell (29-04-2013, 22:29) escreveu:essa e a noticia mas chata da semana eu uso estes recursos deste a versao do ubuntu 9 nao gostei da noticia e muito triste.

Pior notícia do mês. :(
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor regis13 » Qua, 1 de Maio 2013, 2:26

Marlom Jobsom (30-04-2013, 22:43) escreveu:Isso é realmente triste.
Eu uso muito ele pra fazer uma iso do meu sistema e compartilhar entre meus amigos e pessoas que tem curiosidade de usar. =/
A última versão feita foi 3.0.4. Ela dá suporte até qual versão do Ubuntu? Alguém sabe?

Ele dá suporte até o ubuntu 12.04. Tomara que apareça um outro de mesma função pois é muito útil para levar o ubuntu a pessoas sem conexão e divulgar o linux.
regis13

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 12:26

@regis13, pelo que é referido, já há uma equipa a trabalhar nisso mesmo!! :D

Em todo o caso, não sei porquê mas estou muito pouco confiante. Esse fork vai chamar-se "System Imager" e vai ser literalmente um fork do Remastersys para dar continuação a este excelente projeto que parou subitamente. No entanto, como há tão pouca informação sobre este fork, temo que este "System Imager" possa não ser o verdadeiro fork do Remastersys. Mas temos de aguardar para saber isso mesmo. Aqui está o anúncio:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias