Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:46 Pesquisa avançada

Ubuntu vai discutir a mudança para rolling release

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu vai discutir a mudança para rolling release

Mensagempor Cristian_nfg » Seg, 4 de Março 2013, 18:42

Poderia lançar o Ubuntu a cada 1 ano, de 6 em 6 meses é ruim. Eu estou na 12.04 LTS, só vou remover, por outra LTS ou quando acaba o suporte
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 19:09

É, eu também acho que 6 meses é extremamente curto. Reparem que atualmente o Ubuntu 12.10 ainda está longe de estável e daqui a menos de dois meses já temos um novo Ubuntu. Ou seja, o ubuntu 12.10 vai "morrer" sem conhecer uma verdadeira estabilidade.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cristian_nfg » Seg, 4 de Março 2013, 19:26

Concordo totalmente, acaba não servindo de nada lançar versões sem ser LTS. E muita gente que quer usar linux. Quando descobre que instalou a versão 12.10 e que daqui a 6 meses, vai ter que formatar o computador, desanima. Até ela entender.
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 19:57

E o pior é que as pessoas querem sempre as coisas mais novas e acabam por escolher a versão errada, a versão instável que dará uma má visão a quem não conhece Linux.

Quem vem do Windows depara-se com um Ubuntu pesado e com alguns bugs irritantes. Claro que na maioria dos casos acabam por escolher o caminho mais fácil: admitir que foi um erro e voltar para o Windows.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Seg, 4 de Março 2013, 20:05

Bem, isto é já um sinal bastante claro de que a Canonical partilha pelo menos para já um pouco da consciência de uma boa parte dos seus users e que a opinião destes é uma peça fundamental na tomada de decisões importantes como esta (acho eu)!

Como já dei a entender no tópico que abriu esta discussão, é uma mudança que é para ontem.
Podemos sair desiludidos com a decisão final, pois ainda não a sabemos mas já é grande a expetativa. Acho que se a decisão final for no sentido de manter a política de versões até ao momento, deduz-se que isso não passará de uma questão de tempo; acho que não passará de uma adiamento porque a pressão foi criada e não passará despercebida, assim espero. ;)
José Craveiro

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 4 de Março 2013, 20:09

Claudio Novais (04-03-2013, 18:57) escreveu:E o pior é que as pessoas querem sempre as coisas mais novas e acabam por escolher a versão errada, a versão instável que dará uma má visão a quem não conhece Linux.

Quem vem do Windows depara-se com um Ubuntu pesado e com alguns bugs irritantes. Claro que na maioria dos casos acabam por escolher o caminho mais fácil: admitir que foi um erro e voltar para o Windows.

Concordo claudio
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 4 de Março 2013, 21:49

O único problema, a meu ver, é que pode surgir alguma instabilidade devido à constante evolução dos pacotes (notei isto no Fedora, quando ativei o canal updates, tornando-o num Rolling Release). Por outro lado, ao ter uma versão Rolling Release, acabam-se os repositórios para esta ou aquela versão, evitando que os autores tenham de andar sempre a manusear o repositório, quando na realidade é apenas necessário adicionar a nova versão à lista! Para muitas aplicações, o problema passa apenas por aí, não sendo necessário recompilar tudo, porque usa bibliotecas próprias, ou bibliotecas do sistema que não mudam de nome e de funcionalidades...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 21:54

Na verdade se calhar até vão haver mais Luís! xD

Enquanto que os repositórios de cada versão demoram 2 anos agora a versão rolling tem de ter mais ou menos 3 níveis de repositórios, que basicamente são 3 repositórios. Mais as versões LTS. Portanto, menos repositórios? Não acredito :p

Mas que será algo muito bom, isso não duvido! Será espetacular ter um repositório extremamente atualizado, outro menos atualizado e outro mais estável. Tudo sempre disponível ao contrário do que acontece agora que é uma tremenda dor de cabeça relativamente a problemas de dependências quando queremos usar um repositório que não existe para a nossa versão do ubuntu.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 4 de Março 2013, 21:57

Bem observado pelo Luiz. Já fiquei uma semana sem poder usar o Ubuntu por um problema de pacotes. Estava usando um repositório de testes e descobri que não era difícil de isso acontecer, li vários relatos do mesmo problema na época.
Enquanto pesquisava a correção manual, saiu a correção oficial, mas demorou.
Corre-se o risco, mas tem a ultima versão de tudo, inclusive dos bugs :troll:

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 22:00

marcos.vargens (04-03-2013, 20:57) escreveu:Corre-se o risco, mas tem a ultima versão de tudo, inclusive dos bugs :troll:

ahahaha :venia:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias