Fernando Couto (05-12-2012, 0:13) escreveu:Amigo Luis
obrigado pelas suas simpaticas palavras penso que por vezes a falta de tempo ou paciência e despreocupação leva-nos a fugir de certas coisa,como temos confiança em nossos filhos cometemos esse pequeno "delito" de certeza que seu pai não fará por mal,sabe eu simplesmente sou um pai"galinha" e gosto por feitio meu de compreender a actual juventude antes de critica-la positivamente ou negativamente,como acompanhar a evolução já que no meu tempo de jovem não havia computadores tenho 49 anos e sinto-me um jovem mas com limitações
aproveitando e mais uma vez abusando da sua preciosa colaboração o hd deste computador tem 239 gigas de espaço eu quando instalei o xubuntu fiz de forma basica acha que devo particionar o disco (modo avançado) como vi o tutorial aqui referente a esta situação seria desejavel no modo avançado,qual é a sua opinião?
Criar uma pasta home o sistema fica mais seguro?
aguardo com ansiedade
aceite os meus cumprimentos
O meu pai tem apenas mais um ano que o Fernando, mas nunca foi muito de ligar a tecnologias, prefere a simplicidade! Desde que o Sistema tenha Jogo de Cartas (Solitário, FreeCell, Copas, etc), leitor de PDF, Web browser e que dê para editar documentos de forma rápida, para ele é um Sistema perfeito

Quanto à sua dúvida, tendo em conta que está a experimentar, vai testar tudo e mais alguma coisa, o mais certo será por agora, durante os testes, usar como está. Depois de tudo testado, depois de já ter obtido algum domínio no Linux, então sugeria criar um sistema de partições avançado que coloque a sua Home separada do Sistema. Assim, num futuro, se pretender avançar do Xubuntu 12.04 para o Xubuntu 12.10, ou para o Xubuntu 13.04, pode fazê-lo sem ter de se preocupar em fazer cópias de segurança dos seus ficheiros pessoais (tal como pode ver naquele artigo), desde que não seleccione essa partição para formatar, como é óbvio!

Bom, separar a Home do Sistema, não lhe dá muita mais segurança (pois o Linux já é seguro por natureza), mas dá-lhe mais velocidade, pois assim existirá uma menor fragmentação de ficheiros (que no Linux é estupidamente baixo, quando comparado com o Windows) e como os ficheiros de sistema ficam todos próximos uns dos outros, o Sistema não perderá a sua agilidade e o arranque irá manter-se mais rápido!