Bem-vindo: Dom, 1 de Junho 2025, 15:07 Pesquisa avançada

Resolvido conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Dezembro 2012, 1:35

Fernando Couto (05-12-2012, 0:13) escreveu:Amigo Luis
obrigado pelas suas simpaticas palavras penso que por vezes a falta de tempo ou paciência e despreocupação leva-nos a fugir de certas coisa,como temos confiança em nossos filhos cometemos esse pequeno "delito" de certeza que seu pai não fará por mal,sabe eu simplesmente sou um pai"galinha" e gosto por feitio meu de compreender a actual juventude antes de critica-la positivamente ou negativamente,como acompanhar a evolução já que no meu tempo de jovem não havia computadores tenho 49 anos e sinto-me um jovem mas com limitações
aproveitando e mais uma vez abusando da sua preciosa colaboração o hd deste computador tem 239 gigas de espaço eu quando instalei o xubuntu fiz de forma basica acha que devo particionar o disco (modo avançado) como vi o tutorial aqui referente a esta situação seria desejavel no modo avançado,qual é a sua opinião?
Criar uma pasta home o sistema fica mais seguro?
aguardo com ansiedade
aceite os meus cumprimentos

O meu pai tem apenas mais um ano que o Fernando, mas nunca foi muito de ligar a tecnologias, prefere a simplicidade! Desde que o Sistema tenha Jogo de Cartas (Solitário, FreeCell, Copas, etc), leitor de PDF, Web browser e que dê para editar documentos de forma rápida, para ele é um Sistema perfeito xD

Quanto à sua dúvida, tendo em conta que está a experimentar, vai testar tudo e mais alguma coisa, o mais certo será por agora, durante os testes, usar como está. Depois de tudo testado, depois de já ter obtido algum domínio no Linux, então sugeria criar um sistema de partições avançado que coloque a sua Home separada do Sistema. Assim, num futuro, se pretender avançar do Xubuntu 12.04 para o Xubuntu 12.10, ou para o Xubuntu 13.04, pode fazê-lo sem ter de se preocupar em fazer cópias de segurança dos seus ficheiros pessoais (tal como pode ver naquele artigo), desde que não seleccione essa partição para formatar, como é óbvio! ;)

Bom, separar a Home do Sistema, não lhe dá muita mais segurança (pois o Linux já é seguro por natureza), mas dá-lhe mais velocidade, pois assim existirá uma menor fragmentação de ficheiros (que no Linux é estupidamente baixo, quando comparado com o Windows) e como os ficheiros de sistema ficam todos próximos uns dos outros, o Sistema não perderá a sua agilidade e o arranque irá manter-se mais rápido!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Fernando Couto » Qua, 5 de Dezembro 2012, 2:09

Luis Cardoso (05-12-2012, 0:35) escreveu:
Fernando Couto (05-12-2012, 0:13) escreveu:Amigo Luis
obrigado pelas suas simpaticas palavras penso que por vezes a falta de tempo ou paciência e despreocupação leva-nos a fugir de certas coisa,como temos confiança em nossos filhos cometemos esse pequeno "delito" de certeza que seu pai não fará por mal,sabe eu simplesmente sou um pai"galinha" e gosto por feitio meu de compreender a actual juventude antes de critica-la positivamente ou negativamente,como acompanhar a evolução já que no meu tempo de jovem não havia computadores tenho 49 anos e sinto-me um jovem mas com limitações
aproveitando e mais uma vez abusando da sua preciosa colaboração o hd deste computador tem 239 gigas de espaço eu quando instalei o xubuntu fiz de forma basica acha que devo particionar o disco (modo avançado) como vi o tutorial aqui referente a esta situação seria desejavel no modo avançado,qual é a sua opinião?
Criar uma pasta home o sistema fica mais seguro?
aguardo com ansiedade
aceite os meus cumprimentos

O meu pai tem apenas mais um ano que o Fernando, mas nunca foi muito de ligar a tecnologias, prefere a simplicidade! Desde que o Sistema tenha Jogo de Cartas (Solitário, FreeCell, Copas, etc), leitor de PDF, Web browser e que dê para editar documentos de forma rápida, para ele é um Sistema perfeito xD

Quanto à sua dúvida, tendo em conta que está a experimentar, vai testar tudo e mais alguma coisa, o mais certo será por agora, durante os testes, usar como está. Depois de tudo testado, depois de já ter obtido algum domínio no Linux, então sugeria criar um sistema de partições avançado que coloque a sua Home separada do Sistema. Assim, num futuro, se pretender avançar do Xubuntu 12.04 para o Xubuntu 12.10, ou para o Xubuntu 13.04, pode fazê-lo sem ter de se preocupar em fazer cópias de segurança dos seus ficheiros pessoais (tal como pode ver naquele artigo), desde que não seleccione essa partição para formatar, como é óbvio! ;)

Bom, separar a Home do Sistema, não lhe dá muita mais segurança (pois o Linux já é seguro por natureza), mas dá-lhe mais velocidade, pois assim existirá uma menor fragmentação de ficheiros (que no Linux é estupidamente baixo, quando comparado com o Windows) e como os ficheiros de sistema ficam todos próximos uns dos outros, o Sistema não perderá a sua agilidade e o arranque irá manter-se mais rápido!

Amigo Luis,
leu os meus pensamentos,de facto vou testar tudo e mais alguma coisa estou consciente que irei fazer muita burrada mas como tenho por natureza muita calma e sou persistente tudo se vai compor nesta altura todos os documentos pessoais estão guardados no disco externo enquanto eu e a minha filha não estiver-mos aptos ou seja do zero à esquerda a novatos vamos em frente nesta nova aventura peço é desculpas por ser tão chato e estar sempre a incomodar com questões basicas mas é que estou a tentar similar toda a informação que está exposta aqui no blog faz 3 dias(noites)enquanto estou a trabalhar das 20h00 ás 08h00 a ler tudo o que por cá está e sinto uma "fome" de ler cada vez mais digo para mim mesmo"meu deus o que eu tenho andado a perder" de facto andava mesmo a lestes o Linux passava-me ao lado no meu trabalho o sistema é windows,quando o pessoal diz quem vai para linux não volta ao windows estou a começar a compreender
muito obrigado pelo seu precioso apoio
aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Fernando Couto » Qua, 5 de Dezembro 2012, 5:12

Claudio Novais (05-12-2012, 0:18) escreveu:Criar uma /home separada é sempre a melhor escolha a longo prazo, seja para o Ubuntu, Xubuntu ou outro sistema qualquer baseado em Linux. É que com a /home separada, você fica com todos os seus dados e configurações das aplicações separados do sistema. Com isto depois você pode instalar outros sistemas e mantendo os seus dados e configurações sempre seguros.

Veja o que você pode depois fazer a longo prazo:

Claudio,
muito obrigado pela sua disponibilidade ao informar da minha duvida vou voltar a instalar o xubuntu após conhece-lo(mexer)estou convicto que irei fazer muita burrada nestes primeiros tempos como tal quando estiver mais"maduro" em conhecimentos instalo de novo de raiz seguindo as suas e as demais recomendações
tenho lido muita informação aqui no blog é maravilhoso parabéns pelo seu trabalho está divinal de fácil leitura e muito expressiva para quem não tem a mínima noção do mundo linux fica realmente fascinado e com muita vontade de aprender
muito obrigado
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Dezembro 2012, 12:12

Fernando Couto (05-12-2012, 1:09) escreveu:Amigo Luis,
leu os meus pensamentos,de facto vou testar tudo e mais alguma coisa estou consciente que irei fazer muita burrada mas como tenho por natureza muita calma e sou persistente tudo se vai compor nesta altura todos os documentos pessoais estão guardados no disco externo enquanto eu e a minha filha não estiver-mos aptos ou seja do zero à esquerda a novatos vamos em frente nesta nova aventura peço é desculpas por ser tão chato e estar sempre a incomodar com questões basicas mas é que estou a tentar similar toda a informação que está exposta aqui no blog faz 3 dias(noites)enquanto estou a trabalhar das 20h00 ás 08h00 a ler tudo o que por cá está e sinto uma "fome" de ler cada vez mais digo para mim mesmo"meu deus o que eu tenho andado a perder" de facto andava mesmo a lestes o Linux passava-me ao lado no meu trabalho o sistema é windows,quando o pessoal diz quem vai para linux não volta ao windows estou a começar a compreender
muito obrigado pelo seu precioso apoio
Fernando

Olá Fernando,

Sabendo o que é ser novato em alguma coisa, que possivelmente temos uma tendência a estragar tudo por muito que tentemos evitá-lo, é que o recomendei xD (nem imagina o que eu fiz na minha primeira aventura pelo mundo Linux :facepalm2: ).

A reacção é (quase) sempre essa, «o que eu andava a perder»! O melhor de tudo, não é apenas a segurança/estabilidade associada ao Linux, mas a grande comunidade por detrás disposta a ajudar o próximo! Olhando bem para o Blogue e Fórum do Ubuntued, facilmente se percebe que todos nós somos uns "novatos", pois andamos sempre a aprender coisas novas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Qua, 5 de Dezembro 2012, 12:34

Meus pais, analfabetos digitais, compraram seu primeiro computador. Assim que chegamos em casa, eu instalei o Ubuntu :rox: e o GNOME-Shell :rox: e os pacotes multimídias! E eles não me gritam pra nada - bom, gritam, mas nada relativo ao sistema!

Ah, o sistema veio com Windows 7, mas eu nem cliquei em aceitar, etc, etc, etc. Particionei o HD pelo Gparted, deixei a partição do Windows lá, modifiquei o GRUB pra ele não aparecer e... pronto!

O que quero dizer com isto: uma pessoa com quase nenhum conhecimento - ou até nenhum - pode se dar bem com o Linux sim! Meus pais nunca vão mexer em terminais, etc, e nem por isto o sistema vai deixar de funcionar! As tarefas que eles usam podem ser feitas no Firefox, por exemplo. Então, porque não deixar eles no Ubuntu? Sua filha de 14 anos vai se dar muito bem com o sistema, fique tranquilo! E você também.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Dezembro 2012, 14:41

Ron Alon (05-12-2012, 11:34) escreveu:Meus pais, analfabetos digitais, compraram seu primeiro computador. Assim que chegamos em casa, eu instalei o Ubuntu :rox: e o GNOME-Shell :rox: e os pacotes multimídias! E eles não me gritam pra nada - bom, gritam, mas nada relativo ao sistema!

Ah, o sistema veio com Windows 7, mas eu nem cliquei em aceitar, etc, etc, etc. Particionei o HD pelo Gparted, deixei a partição do Windows lá, modifiquei o GRUB pra ele não aparecer e... pronto!

O que quero dizer com isto: uma pessoa com quase nenhum conhecimento - ou até nenhum - pode se dar bem com o Linux sim! Meus pais nunca vão mexer em terminais, etc, e nem por isto o sistema vai deixar de funcionar! As tarefas que eles usam podem ser feitas no Firefox, por exemplo. Então, porque não deixar eles no Ubuntu? Sua filha de 14 anos vai se dar muito bem com o sistema, fique tranquilo! E você também.

Pois, mas é mais fácil quando não se tem vícios de outros Sistemas Operativos! Quando já se usou Windows (e notei isso com o meu pai), existem alguns vícios que foram adquiridos durante a sua utilização! Vícios estes que vão introduzir alguma confusão a princípio, como por exemplo:
  • «Onde está o botão Iniciar?»;
  • «Onde estão as minhas pastas?»;
  • «Porque não tenho o Meu Computador e Pasta do Utilizador no Ambiente de Trabalho?»;
  • «Onde estão os meus programas preferidos?»;
  • «Onde está o Anti-vírus?»;
  • «Que janela é esta que abre quando início o computador?»;
  • «Porque é que o Sistema está sempre a solicitar uma senha?»;
  • ...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Qua, 5 de Dezembro 2012, 18:55

A parte de solicitar a senha é chato mesmo para usuários provenientes do Windows.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Dezembro 2012, 21:38

Ron Alon (05-12-2012, 17:55) escreveu:A parte de solicitar a senha é chato mesmo para usuários provenientes do Windows.

Mas é ela que faz a diferença de facto entre ser facilmente burlado ou não com virus. O Windows tem o enorme problema relativo a virus pois é fácil instalar virus. No caso do Ubuntu, ao pedir a senha é mais difícil que alguém instale sem querer um virus.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Qui, 6 de Dezembro 2012, 0:31

Claudio Novais (05-12-2012, 20:38) escreveu:
Ron Alon (05-12-2012, 17:55) escreveu:A parte de solicitar a senha é chato mesmo para usuários provenientes do Windows.

Mas é ela que faz a diferença de facto entre ser facilmente burlado ou não com virus. O Windows tem o enorme problema relativo a virus pois é fácil instalar virus. No caso do Ubuntu, ao pedir a senha é mais difícil que alguém instale sem querer um virus.

DIsto não duvido. Mas quis dizer só em questão de uso/costume.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Dezembro 2012, 0:34

Sinceramente acho que a questão de uso/costume mantém-se simples. Não é todos os dias que os utilizadores normais instalam coisas, principalmente num sistema como o Ubuntu que só não traz os drivers das placas de vídeo instalados, de resto traz programas para tudo o que um utilizador normal precisa. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu