Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:56 Pesquisa avançada

Atualizar pacotes do Ubuntu a partir de outro Ubuntu...

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Atualizar pacotes do Ubuntu a partir de outro Ubuntu...

Mensagempor lufan » Qua, 21 de Setembro 2011, 6:35

...Ou através do Live Cd!

Boa noite!

Instalei a versão Beta do Ubuntu 11.10 para fazer testes e para matar a curiosidade. porém, nas últimas atualizações o sistema ficou totalmente instável, com bastante travamentos e etc, sendo assim, eu não conseguia mais acender ao sistema, deixando-o de molho por alguns dias.

Sabendo que já estavam liberadas novas atualizações, resolvi fazer uns testes para ver se conseguia abrir o sistema e voltar a usá-lo e "Voilá" deu certo xD .

Como pode existir mais pessoas com algum problema semelhante, vou deixar aqui um pequeno tutorial do que eu fiz para contornar esse pequeno problema:

Como eu tenho o Ubuntu 11.04 instalado em outra partição, fiz os procedimentos através dele, mas pode também serem seguidos através de um Live Cd. ok!

1- Abra o terminal (no Live ou na outra distro que não esteja com problema ok!)
sudo fdisk -l

Esse código vai mostrar todas as partições do seu Hd.
Procure aquela que está instalado o seu sistema problemático (para exemplificar eu vou usar /dev/sda3).

2 -depois digite:
sudo mount /dev/sda3 /mnt

obs.: substitua /dev/sda3 pelo caminho da sua partição problemática!

3 - então digite:
sudo chroot /mnt

4 - digite:
sudo apt-get update

e então:

sudo apt-get upgrade

pronto seu sistema problemático estará atualizado podendo assim contornar o problema! :yeah:
Imagem
Celso Ricardo dos S. Bomfim
Ubuntu - Java - Android
lufan

Re: Atualizar pacotes do Ubuntu a partir de outro Ubuntu...

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Setembro 2011, 14:54

Olá Celso,

Esta dica é muito interessante! Por acaso já pensei em como se faria tal coisa mas nunca me dei ao trabalho de investigar! Como é algo tão simples, mas extremamente importante, achei este tópico muitíssimo interessante!

Será que você pode fazer um artigo sobre isso para ser publicado no Ubuntued? Se for preciso alguma ajuda, é só perguntar! Relativamente a imagens, é só preciso você disponibilizar que eu trato de as gerar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor lufan » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:52

Está certo Claudio, neste final de semana começo a escrever! mas já digo que nunca escrevi nada parecido! :medo:
Imagem
Celso Ricardo dos S. Bomfim
Ubuntu - Java - Android
lufan

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:55

Lufan, acredito que como primeira vez ache complicado ou monótono ou outro sentimento qualquer. Se você vir os meus primeiros artigos são um pouco vergonhosos :facepalm2: :desdentado: xD :facepalm2: (nem sei bem qual smile utilizar xD )

Mas a verdade é que você já tem o esqueleto do artigo feito, tem as regras e terá a minha ajuda. Acima de tudo, basta manter o positivismo e conversar à vontade! Só assim se conseguirá realizar bons trabalhos para que os leitores do Ubuntued, depois, não estranhem e vejam um conteúdo normal: super interessante e apelativo (espero eu que achem sempre isso :desdentado: )

Abraço
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor matheusmsampaio » Dom, 21 de Outubro 2012, 2:35

Eu uso Lubuntu 12.04, fui tentar fazer isso mas depois apareceu a mensagem:

W: Duplicate sources.list entry http://linux.dropbox.com/ubuntu/ precise/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/linux.dropbox.com_ubuntu_dists_precise_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas

Eu não estou conseguindo inicializar o computador, alguém pode me ajudar? Eu iria instalar o SO novamente, mas tem um arquivo muito importante salvo na partição em que está instalada o Lubuntu. Eu entro através do live cd mas não consigo acessá-la, pois eu escolhi a opção criptografar ao instalar o SO.

matheusmsampaio

Mensagempor matheusmsampaio » Dom, 21 de Outubro 2012, 3:41

Tentei inicializar depois que fiz isso e apareceram as mensagens:

Stoppimg save kernel messages
Stopping sistem V runlevel compability

matheusmsampaio

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 21 de Outubro 2012, 4:11

matheusmsampaio (21-10-2012, 2:35) escreveu:Eu uso Lubuntu 12.04, fui tentar fazer isso mas depois apareceu a mensagem:

W: Duplicate sources.list entry http://linux.dropbox.com/ubuntu/ precise/main i386 Packages (/var/lib/apt/lists/linux.dropbox.com_ubuntu_dists_precise_main_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas

Eu não estou conseguindo inicializar o computador, alguém pode me ajudar? Eu iria instalar o SO novamente, mas tem um arquivo muito importante salvo na partição em que está instalada o Lubuntu. Eu entro através do live cd mas não consigo acessá-la, pois eu escolhi a opção criptografar ao instalar o SO.

Creio que se remover o ficheiro que está a dar problemas resolve. Não sei onde ele está, pode estar em dois sítios por isso deverá procurar pela linha "http://linux.dropbox.com/ubuntu/" no ficheiro que irá abrir ao executar este comando:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

Ou então deverá remover o ficheiro dessa linha que está na pasta que irá abrir ao executar este comando:
sudo nautilus /etc/apt/sources.list.d

Depois proceda normalmente.

Em todo o caso, porque acha que é problema de pacotes o seu UBuntu não arrancar? O que você fez antes de ele deixar de funcionar?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor matheusmsampaio » Dom, 21 de Outubro 2012, 15:25

Cláudio, eu não fiz nada no computador antes de ele dar esse problema de atualização, mas eu pesquisei e aqui no fórum mesmo eu achei outra pessoa com um problema parecido e você sugeriu fazer isso, conforme sua resposta nesse tópico:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=2658

matheusmsampaio

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 21 de Outubro 2012, 15:35

Naquele caso advinha de uma atualização. Mas em todo o caso, pode resolver sim. Você já fez o que eu sugeri relativamente à correção de um dos repositórios que está a dar erro no seu computador?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor matheusmsampaio » Dom, 21 de Outubro 2012, 15:43

Eu abri aquele arquivo do source list, mas só apareceu isso(lembrando que eu uso Lubuntu):

# /etc/apt/sources.list

deb cdrom:[Lubuntu 12.04 _Precise Pangolin_ - Release i386 (20120423)]/ precise main multiverse restricted universe
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise main restricted universe multiverse
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ precise-security main restricted universe multiverse
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ precise-updates main restricted universe multiverse

e como eu uso Lubutu eu usei o comando
sudo pcmanfm /etc/apt/sources.list.d

para abrir o ficheiro que vc mandou, mas não apareceu arquivo nenhum na pasta. (Estou acessando através de um pendrive bootável)

matheusmsampaio

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas