Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 13:12 Pesquisa avançada

Como gerir manualmente o brilho do monitor no Ubuntu

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Como gerir manualmente o brilho do monitor no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 22:52

O Ubuntu tem um sistema automático de gestão do brilho do monitor, para poupar bateria. Através deste sistema, quando se deixa o computador inativo durante 30 segundos, o ubuntu automaticamente muda o brilho para 30%.

Se reparar eu disse "muda", não disse "reduz o brilho para 30%". Porquê? Porque apesar de ser um sistema interessante para poupar energia, na verdade ele é muito rudimentar: por exemplo quando temos o brilho no mínimo, a 0%, ao passar os tais 30 segundos, esse sistema muda para 30%, ou seja, fica a gastar mais bateria.

Imagem
É com esta problemática que resolvi investigar como estas coisas funcionam. Descobri como ativar, desativar e gerir estas opções e descobri também umas formas interessantes de poupança extra da bateria! Portanto, se procuram poupar bateria, considerem ver este tópico!

Gestão do sistema de brilho automático

O sistema de gestão de brilho tem as opções todas centralizadas num local que é facilmente gerido pelo programa DConf-Editor. Conheça esse programa aqui:

Depois de ter o DConf-Editor instalado, abra-o e navegue pela zona de navegação da seguinte maneira:
  • org
    • gnome
      • settings-daemon
        • plugins
          • power
Encontrará então várias opções da gestão do brilho, ou melhor da gestão de energia. De entre essas várias opções destacam-se a seguintes:
  • Idle-Brightness: Define a percentagem que o gestor põe quando passa o tempo de inactividade definido na opção "Idle-dim-time";
  • Idle-dim-ac: Se tiver um visto o gestor diminui o brilho quando o computador está ligado à corrente elétrica;
  • Idle-dim-battery: Se tiver um visto o gestor diminui o brilho quando o computador está com a bateria. Esta opção está ativa, com o visto. Assim, se se desligar esta opção o gestor não irá mais mudar o brilho automaticamente;
  • Idle-dim-Time: Tempo de inactividade para que o gestor mude o brilho. O valor 90 significa 30 segundos; o valor 9 significa 10 segundos

Gestão manual do brilho (via terminal)

Apesar de esta gestão manual ser pouco relevante para quem usa as teclas FN do computador, visto que são mais práticas, isto pode ser bastante interessante para quem quiser fazer scripts automatizados.

Essa gestão do brilho, via comandos do terminal, é feita através de um programa chamado "xbacklight". Ele não vem instalado no Ubuntu por padrão, portanto para o instalar escreva o comando seguinte ou clique no botão seguinte:
sudo apt-get install -y xbacklight

Depois de ter o programa instalado, para gerir o brilho basta usar os comandos da lista abaixo. O valor do brilho está definido em percentagem, ou seja, de zero a 100. Portanto os valores que serão usado abaixo devem definir sempre o brilho dentro desse intervalo, caso contrário não haverá diferenças, ou seja, se definir 120 é o mesmo que definir 100.

Comandos possíveis:
  • Para definir um valor concreto de luminosidade use o comando abaixo. Neste exemplo usou-se o valor 50, para definir o brilho a 50%:
    xbacklight -set 50
  • Para incrementar o brilho, utilize o comando abaixo. Neste comando usou-se o valor 10 para aumentar 10% o brilho:
    xbacklight -inc 10
  • Para reduzir o brilho, use o comando abaixo, que novamente usa o valor 10, que significa diminuir 10%:
    xbacklight -dec 10

Gestão extra de luminosidade (alteração virtual, via software)

Apesar de esta gestão da luminosidade via as primitivas do hardware do portátil (que variam muito entre fabricantes) permitir mudar consideravelmente a luminosidade para poupar muita bateria, há certas situações que talvez gostássemos de alterar a luminosidade ainda mais.

Ora, enquanto que procurava maneiras de alterar a luminosidade descobri um comando altera a luminosidade virtualmente. Ou seja, altera a imagem que envia para o monitor de forma a ficar mais clara ou mais escura, conforme se queira mais luminosidade ou menos. Na prática a luminosidade não é alterado, no entanto, ao usar tons mais escuros a luminosidade é menor e gasta menos bateria.

Este comando, na vertente do brilho, é normalmente utilizado para computadores desktops, em que não existe teclas FN para mudar o brilho dos monitores.

Antes de se executar o comando é necessário saber qual é o nome que o Ubuntu está a dar ao monitor. Normalmente esse nome é "LVDS1", no entanto, pode variar. Para saber qual é o nome que o seu Ubuntu lhe dá, use este comando:
xrandr -q | grep " connected"

No meu caso o resultado foi o seguinte:
LVDS1 connected 1366x768+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 353mm x 199mm

Ora o comando que altera então o brilho do monitor (virtualmente) é o comando seguinte. Neste comando, define-se a luminosidade com um valor entre 0 e 1. No exemplo abaixo o valor 0.5, que significa 50%:
xrandr --output LVDS1 --brightness 0.5

Se se quisesse definir o brilho para 20%, seria assim:
xrandr --output LVDS1 --brightness 0.2

De salientar que este valor está sempre definido a 1 por padrão no Ubuntu. Este valor não é alterado pelo gestor de brilho referido acima. Esse gestor apenas muda o brilho real definido também pelo comando xbacklight; Já este comando do "xrandr" produz um brilho virtual.
Imagem

Análise crítica

Existe alturas em que estou a utilizador o computador para estudar, por exemplo, tenho-o a mostrar fórmulas ou textos e então não altero a posição do cursor, fazendo com que a luminosidade seja diminuída. No entanto por vezes preciso de mudar um pouco algo e então a luminosidade volta a mudar.

Isto até seria facilmente resolvido, mudando os valores da lista abaixo. Ao fazer isto, o brilho seria diminuido para zero e era mudado rapidamente, em 3 segundos.
  • Idle-Brightness: 0
  • Idle-dim-Time: 2
Esta mudança seria melhor que os valores padrão, pois estes não poupam ao máximo a bateria (visto que põe a luminosidade a 30%). Para além disso, quando eu mudasse o cursor a luminosidade aumentava e eu não quero isso pois tenho o objetivo de poupar ao máximo a bateria.

Assim, a minha escolha foi simples: desativar as mudanças automáticas de brilho via inatividade e gerir manualmente os valores. Obviamente que a primeira mudança que fiz foi então pôr a opção "Idle-dim-battery" sem o visto e depois pus o brilho a zero através das teclas FN (que é a mesma coisa que usar o comando "xbacklight -set 0").

Para além disso quando precisar de poupar realmente a bateria, irei usar "sudo setpci -s 00:02.0 F4.B=60" que irá poupar ainda mais a bateria!

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Como gerir manualmente o brilho do monitor no Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 24 de Outubro 2012, 9:04

Excelente partilha :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Outubro 2012, 21:59

Quem experimentou isto? Alguém? :D

É que estou a pensar publicar mais ou menos isto no blog! Com alguns ajustes de qualidade claro :D Apenas pus aqui para ver qual era a receção, mas parece haver pouca gente interessada. xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 24 de Outubro 2012, 22:10

Boa partilha :) mas eu actualmente eu estou a estudar o UEFI
nuno_nunes

Mensagempor Belmira Ribeiro » Dom, 24 de Março 2013, 22:11

Boa noite, pedi a um amigo para instalar o Ubuntu nos notebooks dos meus sobrinhos porque me têm dito maravilhas dele. O do menino está a funcionar bem mas o outro, depois de 2 dias a funciuonar normalmente, ficou com o monitor muito escuro e mm com as configurações no máximo continua escuro e sem brilho. Alguém pode dar uma ajuda como resolver??? Obrigada :)

Belmira Ribeiro

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 24 de Março 2013, 22:16

Procura por "Energia" no Dash do Ubuntu. Nesse programa podes mudar a intensidade do brilho.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Belmira Ribeiro » Dom, 24 de Março 2013, 22:18

Acho que ela já fez isso mas não resolveu, mm com a intensidade no máximo continua escuro e sem brilho...

Belmira Ribeiro

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 24 de Março 2013, 22:22

Procura nas teclas FN. Os Portáteis tem opções de intensidade do brilho e também se desligar o brilho. Deves ter desligado.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Belmira Ribeiro » Dom, 24 de Março 2013, 22:39

Obrigada Rafael, pela ajuda, já agora... sabes quel é a tecla que eventualmente pode desligar o brilho???

Belmira Ribeiro

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 24 de Março 2013, 23:11

Belmira Ribeiro (24-03-2013, 21:39) escreveu:Obrigada Rafael, pela ajuda, já agora... sabes quel é a tecla que eventualmente pode desligar o brilho???

É só reduzir o brilho nas teclas

O meu exemplo do meu pc: Fn + F5 (reduzir brilho) ou Fn + F6 (aumentar brilho)
nuno_nunes

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas