Bem-vindo: Dom, 15 de Junho 2025, 19:54 Pesquisa avançada

Ubuntu Studio 12.04 LTS - Impressões

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Ubuntu Studio 12.04 LTS - Impressões

Mensagempor Rilke » Qua, 2 de Maio 2012, 22:13

Olá amigos,

Estou usando o ubuntu studio 12.04 como meu OS principal (na verdade o único OS instalado em meu laptop :D ) e gostaria de deixar minhas impressões.

Esses últimos dias foram de aventura. Testei o ubuntu 12.04 com unity e gnome shell, fedora 17 KDE e gnome shell, kubuntu 12.04, openSuse e Arch Linux... alguns pelo pendrive mesmo, outros em instalações limpas. Terminei minhas experiências com o xubuntu 12.04 e ADOREI o ambiente xfce. Ele está elegante, rápido e extremamente funcional. Pesquisando na web, vi que o ubuntu studio também usa a interface xfce e o tal kernel lowlatency para trabalhos com som e imagem. Como atuo na área de edição de som e design gráfico, fiquei tentado a experimentar. O resultado foi uma instalação limpa do OS em meu laptop.

Os apps padrão do Ubuntu Studio são fantásticos e o kernel lowlatency torna as coisas bemmm mais ágeis quando o assunto são aplicativos de som. Os temas gráficos do ubuntu studio são bem mais bonitos do que do xubuntu (na minha opinião) e dão um ar muito profissional a todo o ambiente. Nem mesmo a falta de um editor de textos e a certa esquizofrenia "thunar vs. nautilus" foram problema: o primeiro resolvi instalando o abiword (por ser mais compatível com o ambiente xfce do que o libreoffice) e o segundo é quase imperceptível (o nautilus é o padrão no gerenciamento de arquivos mas o thunar faz o papel quando da utilização de outros apps nativos). O consumo de recursos, como era de se esperar do ambiente xfce, é bastante baixo e nas atividades que requerem processador e ram os níveis raramente ultrapassam 20% (tenho um core i5 sandybridge e 6Gb de ram).

Concluindo: é uma distro sensacional e deve, ao menos, ser testada por todos os que trabalham massivamente com áudio e imagem.

;)

Vl. :obrigado:

P.s - Até agora não tive nenhum bug. As atualizações estão ok e o tempo de boot e finalização estão voando.
Rilke

Re: Ubuntu Studio 12.04 LTS - Impressões

Mensagempor leandrolopes » Qui, 3 de Maio 2012, 13:11

Muito boa a partilha para quem é da área de som e imagem. :OK:

leandrolopes

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 3 de Maio 2012, 13:45

Boas Rilke, excelente "post"!

Obrigado pela partilha.

Já estive tentado a experimentar o Studio. Talvez em breve.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor walterw » Qua, 19 de Setembro 2012, 15:33

Oi, galera! Como alguns ja sabem, sou iniciante no mundo Linux. Tenho um pc com 2gb de memoria, processador i3, ele serve pra dar os primeiros passos para edicao (tanto de audio como de som)? To na duvida se eh melhor instalar o Ubuntu studio de forma limpa ou se posso adicionar os programas ao meu Ubuntu 12.04? Eh facil deixar os programs funcionando redondinhos ou eh melhor instalar o ubuntu studio (ou outra distribuicao)? Agradeco desde ja pela ajuda, abss

walterw

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 19 de Setembro 2012, 15:51

walterw, não sou nenhum expert da edição de multimedia, mas faço as minhas edições com o Ubuntu 12.04 normal e nunca tive problemas. Aqui a decisão prende-se, acima de tudo, em conhecer os programas ou não para os instalar. No Ubuntu normal eles não vêm instalados, no Studio sim! Por isso se os conhecer ou se for buscar a lista de programas do studio a algum site e instalar no seu Ubuntu, creio que não vai ter problemas ;)

Em todo o caso, existe modificações do Kernel (que eu nunca testei por poderem diminuir a estabilidade do sistema) que fazem aumentar drasticamente a performance da edição multimedia. Não sei se o studio traz alguma dessas modificações. Se trouxer aí recomendo que instale o Studio. Caso contrário pode manter-se no Ubuntu normal e instalar o que precisar! ;)

Uma outra sugestão que dou é fazer download do studio e experimentar via liveCD! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Qua, 19 de Setembro 2012, 17:32

Faço minhas as palavras do Cláudio.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor walterw » Sex, 21 de Setembro 2012, 3:31

Claudio Novais (19-09-2012, 15:51) escreveu:walterw, não sou nenhum expert da edição de multimedia, mas faço as minhas edições com o Ubuntu 12.04 normal e nunca tive problemas. Aqui a decisão prende-se, acima de tudo, em conhecer os programas ou não para os instalar. No Ubuntu normal eles não vêm instalados, no Studio sim! Por isso se os conhecer ou se for buscar a lista de programas do studio a algum site e instalar no seu Ubuntu, creio que não vai ter problemas ;)

Em todo o caso, existe modificações do Kernel (que eu nunca testei por poderem diminuir a estabilidade do sistema) que fazem aumentar drasticamente a performance da edição multimedia. Não sei se o studio traz alguma dessas modificações. Se trouxer aí recomendo que instale o Studio. Caso contrário pode manter-se no Ubuntu normal e instalar o que precisar! ;)

Uma outra sugestão que dou é fazer download do studio e experimentar via liveCD! ;)

Entendo, vou procurar saber sobre essa modificacao no kernel, qualquer coisa se nao for algo serio pretendo instalr futuramente em minha maquina, mas enqnto isso posso testar por live cd mesmo, soh que de qualquer forma nao saberei das instabilidades apenas testando rsrs. obrigado pela ajuda, absss!

walterw

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 21 de Setembro 2012, 11:13

Olá Walter,

Apenas para o posicionar se quiser investir algum tempo na pesquisa, basicamente eu refiro-me a isto:

E vi agora mesmo que o Ubuntu Studio tem esse kernel, o que é uma vantagem para quem precisa de boas performances! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor walterw » Sex, 21 de Setembro 2012, 14:59

Claudio Novais (21-09-2012, 11:13) escreveu:Olá Walter,

Apenas para o posicionar se quiser investir algum tempo na pesquisa, basicamente eu refiro-me a isto:

E vi agora mesmo que o Ubuntu Studio tem esse kernel, o que é uma vantagem para quem precisa de boas performances! ;)

creio que o soft real time seria bom para mim, preciso melhorar o desempenho do notebook, mas nao quero arriscar a confiabilidade e nem tenho por que, afinal o sistema sera usado pra aprender mesmo! Acho que vou baixar a iso e testa-lo, mas caso eu queira modificar o kernel do US, terei que fazer isso manualmente, correto? Obrigado pela ajuda de sempre :yeah:

walterw

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 21 de Setembro 2012, 18:45

walterw (21-09-2012, 14:59) escreveu:creio que o soft real time seria bom para mim, preciso melhorar o desempenho do notebook, mas nao quero arriscar a confiabilidade e nem tenho por que, afinal o sistema sera usado pra aprender mesmo! Acho que vou baixar a iso e testa-lo, mas caso eu queira modificar o kernel do US, terei que fazer isso manualmente, correto? Obrigado pela ajuda de sempre :yeah:

Processamento em tempo real num notebook, não sei se será boa ideia! Em geral o processamento em tempo real é destinado a computadores com grande poder de refrigeração, já que vai obrigar ao CPU uma utilização mais contínua...

No kernel normal, são inseridos uns tempos de adormecimento entre cada actualização de dados, leituras/escritas em periféricos. Num kernel em tempo real, tudo isso será monitorizado continuamente, não dando descanso ao CPU. Claro que com isto, os processamentos serão mais rápidos, mas a temperatura vai subir a pique...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux