Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:30 Pesquisa avançada

Balançar a mão pode substituir as senhas no futuro

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Balançar a mão pode substituir as senhas no futuro

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 14 de Setembro 2012, 16:29

Intel desenvolve sistema que reconhece características da palma da mão do usuário por biometria

Lembrar diversas senhas para serviços diferentes é difícil e a Intel acredita que pode facilitar a vida dos usuários com um novo sistema que reconhece um movimento da mão.

Pesquisadores da fabricante criaram um sistema com um software e um sensor biométrico que reconhece características da palma da mão do usuário, de acordo com a Reuters.

"Usamos muitas senhas diferentes em diferentes sites", explicou o diretor de pesquisas de segurança da Intel, Sridhar Iyengar. "Tem como acabar com isso, e biometria é uma opção", continuou.

A tecnologia foi desenvolvida para tablets e notebooks e, ao balançar a mão perto da tela sem precisar tocá-la, o dispositivo consegue reconhecer usuário e comunicar a bancos e outros serviços que é ele quem está do outro lado.

O sistema ainda está em fase de protótipo e a Intel não tem previsão de quando estará disponível para uso comercial.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Olhar Digital

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Balançar a mão pode substituir as senhas no futuro

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Setembro 2012, 15:48

A previsão para a publicação desta tecnologia, a meu ver, será apenas quando as webcams FullHD forem comuns. Enquanto isso não me parece que consigam produzir algo viável :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Setembro 2012, 17:25

Claudio Novais (16-09-2012, 15:48) escreveu:A previsão para a publicação desta tecnologia, a meu ver, será apenas quando as webcams FullHD forem comuns. Enquanto isso não me parece que consigam produzir algo viável :\

Para quê uma câmara HD quanto mais uma FullHD? Mais não digo! :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 3:04

Sem esse "pequeno pormenor" o risco de intrusão é enorme, a meu ver claro! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 9:43

Claudio Novais (17-09-2012, 3:04) escreveu:Sem esse "pequeno pormenor" o risco de intrusão é enorme, a meu ver claro! ;)

Pronto eu não queria dar mais pormenores acerca disto, mas quanto mais qualidade de imagem tiveres maior será a dificuldade de te autenticares no teu próprio PC! Já que basta um pequeno corte, calos ou outro tipo de modificadores para impedir que seja reconhecido corretamente! É por isso que não se vai assim tão ao pormenor! Mas mais pormenores não te posso dar, mas posso te garantir que não precisas assim de ir tão ao extremo (tenho colegas a trabalhar nisso!).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Bitetti » Seg, 17 de Setembro 2012, 13:34

Quanto a calos e cortes, acho q eles devem ter um algoritmo para ignorar isso, já q as principais linhas da mão são poucas.

Agora, quanto a questão "senha úncia" ai que acho q é o maior problema. Eu prefiro manter 3 jogos de senhas.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 14:07

Bitetti (17-09-2012, 13:34) escreveu:Quanto a calos e cortes, acho q eles devem ter um algoritmo para ignorar isso, já q as principais linhas da mão são poucas.

Exato, não me parece que aquilo seja um kinect :twisted: Agora a falar a sério, acho que para ser um dispositivo de confiança deve estar preparado para situações dessas, principalmente através de senhas alternativas em casos extremos.

Bitetti (17-09-2012, 13:34) escreveu:Agora, quanto a questão "senha úncia" ai que acho q é o maior problema. Eu prefiro manter 3 jogos de senhas.

Acho este ponto fulcral sim! E estas senhas em conjunto com uma câmara com boa resolução, para mim, dava-me garantias. Ao contrário disso, tenho as minhas dúvidas, pois qualquer um via o movimento que eu fazia e fazia o mesmo para aceder ao meu computador.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 18:03

Claudio Novais (17-09-2012, 14:07) escreveu:
Bitetti (17-09-2012, 13:34) escreveu:Quanto a calos e cortes, acho q eles devem ter um algoritmo para ignorar isso, já q as principais linhas da mão são poucas.

Exato, não me parece que aquilo seja um kinect :twisted: Agora a falar a sério, acho que para ser um dispositivo de confiança deve estar preparado para situações dessas, principalmente através de senhas alternativas em casos extremos.

Bitetti (17-09-2012, 13:34) escreveu:Agora, quanto a questão "senha úncia" ai que acho q é o maior problema. Eu prefiro manter 3 jogos de senhas.

Acho este ponto fulcral sim! E estas senhas em conjunto com uma câmara com boa resolução, para mim, dava-me garantias. Ao contrário disso, tenho as minhas dúvidas, pois qualquer um via o movimento que eu fazia e fazia o mesmo para aceder ao meu computador.

Estão a esquecer-se de alguns pormenores, são usados traços das mãos que só em casos extremos se alteram e para tal não é preciso muita resolução.

Mas Cláudio, se queres usar a câmara FullHD e esperar por mais de 24H para que um simples PC te autentique, estás à vontade! Mas também convém lembrar, quantos mais utilizadores tiveres, mais demorado será o processo!

Isso de se ter de usar HD ou FullHD é apenas para inglês ver, porque na prática usa-se imagens de 800x600 para se ter muitos bons resultados. E mesmo assim, as mãos não são as melhores para autenticação, pois estas estão sujeitas a alterações! O melhor mesmo é os olhos e sanguíneo! Ou então como alguns projectos actuais (ups :upsiu: ) que usam uma combinação de diferentes tipos.

É assim, para criação das bases de dados, são usadas imagens de grandes dimensões, mas é para o computador poder explorar em mais detalhe por forma a conseguir boas funções! Depois de tudo afinado, o reconhecimento é mais rápido e mais linear devido à qualidade das funções, não necessitando de grandes resoluções, porque entretanto foram descartadas partes de imagens/traços que poderiam provocar falsos positivos! Normalmente são registados os traços que mais variações apresentam entre diferentes sujeitos, mas que menos variam em diferentes captações do mesmo sujeito!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 18:14

Pois acredito em tudo isso, sim. Principalmente descartar traços comuns. E claro que ao nível de performance convém que seja algo rápido. Mas tudo isto para mim traz-me algum receio não sei porquê xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Setembro 2012, 18:59

Claudio Novais (17-09-2012, 18:14) escreveu:Pois acredito em tudo isso, sim. Principalmente descartar traços comuns. E claro que ao nível de performance convém que seja algo rápido. Mas tudo isto para mim traz-me algum receio não sei porquê xD

Talvez por isto: viewtopic.php?f=47&t=2561

Já viste algum código malicioso alojado no hardware com acesso aos nossos dados biométricos? :medo: :medo: :medo:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Tópicos Similares:

Voltar para Notícias Gerais