Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:29 Pesquisa avançada

Linux Foundation cria sua solução ao Secure Boot [UEFI]

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linux Foundation cria sua solução ao Secure Boot [UEFI]

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 16 de Julho 2012, 18:06

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Postado por Vinícius Vieira

Ao contrário do que muitas pessoas, inclusive pessoas influentes no “universo Linux” previram, o assunto do Secure Boot – UEFI está ficando cada vez mais sério. Depois do Projeto Fedora ter decidido comprar chaves da Microsoft para assinar os binários do Grub 2 e do Kernel para as versões do Fedora, veio a Canonical com a ideia de implementar um bootloader totalmente novo (na verdade baseado no EFILinux, da Intel) no Ubuntu, deixando de lado o Grub 2.

A Free Software Foundation, que é a organização mundial que briga pelas licenças que garantem a liberdade do software, se levantou totalmente contra a posição do Projeto Fedora e principalmente contra a Canonical, alegando que ao invés de “libertar” o usuários das licenças proprietárias, eles estariam “fechando” o usuário numa solução “não-livre”. Apesar do Projeto Fedora e da Canonical, como também a própria FSF, basearem suas aplicações no kernel Linux, elas não respondem pelo Linux em si. Faltava um posicionamento de uma organização que “fosse o Linux”… e esse posicionamento chegou.

A Linux Foundation, organização mundial e sem fins lucrativos por trás do Linux, criou um Conselho Consultivo para achar uma solução viável e cabível para o ecossistema Linux, com relação ao UEFI. James Bottomley, presidente do Conselho de Administração da Linux Foundation, anunciou uma versão do Intel Tianocore UEFI, liberando o código para que os desenvolvedores Linux possam driblar as restrições da “inicialização segura”. Até recentemente, esse bootloader não tinha o Authenticode que a Microsoft usa para o Secure Boot, porém agora o Tinocore inclui essa funcionalidade também.

O Conselho Consultivo do UEFI da Linux Foundation afirmou que é muito difícil “colocar as mãos” em um hardware real com inicialização UEFI habilitada: “Essa responsabilidade não é apenas dos desenvolvedores Linux. Em minhas conversas com fabricantes de equipamentos originais (OEM) muitos deles também tiveram dificuldade em ter acesso ao verdadeiro hardware com UEFI habilitado”, disse Bottomley.

Muita “água ainda vai passar debaixo desta ponte”, porém o que fica claro pra mim a cada dia que passa é que essa história de UEFI e Secure Boot é apenas a “ponta do iceberg”… a Microsoft deve ter planos bem mais obscuros com relação a tudo isso.

Com informações daqui

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Linux Foundation cria sua solução ao Secure Boot [UEFI]

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 16 de Julho 2012, 18:24

:evil: Odeio a microsoft :evil:

Mas estou muito feliz por esta notícia. Até que emfim a Linux Foundation se posicionou! Avante Linux, vamos para a guerra!!! :sneaky:
yuryrodrigues

Mensagempor Ron Alon » Ter, 17 de Julho 2012, 1:41

a Microsoft deve ter planos bem mais obscuros com relação a tudo isso.

Achei essa frase tão fanboy com mimimi bloqueando meu sistema favorito.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Julho 2012, 21:17

Por acaso tenho bastante receio sobre tudo isto. O facto do Linux estar muito disperso e não remar exatamente na mesma direção (sendo que a Canonical rema para um lado, o fedora para o outro e depois tudo o resto nem sabe para onde remar) faz com que empresas bem direcionadas tirem proveito desse ponto fraco.

Espero que esta proposta vingue e espero acima de tudo que a Intel com o poder que tem possa realmente fazer a diferença. Temos visto a Intel a apostar muito no Linux e é das empresas que mais gosto por causa disso. Por isso espero não apanhar uma grande desilusão.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 25 de Julho 2012, 21:47

penso que se querem usar o Secure Boot e UEFI que reunem todos e façam algo que beneficie todos evitando transtornos, afinal essa palhaçada só vai prejudicar no usuarios.

ponto para Intel.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor wsan72 » Qua, 25 de Julho 2012, 23:24

yuryrodrigues » Seg Jul 16, 2012 3:24 pm escreveu::evil: Odeio a microsoft :evil:

I hate Microsoft too. :evil:
Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. [Confúcio]
wsan72

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 28 de Julho 2012, 17:57

Eu acho que o windows 8 vai ser um grande erro como o vista
nuno_nunes

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 28 de Julho 2012, 18:31

wsan72 » Qua Jul 25, 2012 8:24 pm escreveu:
yuryrodrigues » Seg Jul 16, 2012 3:24 pm escreveu::evil: Odeio a microsoft :evil:

MS me decepcionou. Comprei um teclado e mouse dela, que disseram que eram ótimos e me arrependi. Troquei por defeito e o novo veio com o mesmo defeito.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor tiagokalisto » Sáb, 28 de Julho 2012, 20:27

ron » Sáb Jul 28, 2012 3:31 pm escreveu:
wsan72 » Qua Jul 25, 2012 8:24 pm escreveu:

MS me decepcionou. Comprei um teclado e mouse dela, que disseram que eram ótimos e me arrependi. Troquei por defeito e o novo veio com o mesmo defeito.

estranho pois produtos da MS são bons, até brinco no serviço de trazer um kit mouse+teclado para casa. :lol:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Voltar para Notícias