José Craveiro » 28 Mai 2012, 13:03 escreveu:Um pormenor solto que li (já não recordo onde) e que qualquer um de nós espera ou pelo menos anseia, é que muito provavelmente o melhor ainda está para vir e quiçá já possa ser testado, ou seja, se estamos a utilizar o kernel 3.2 e temos os atuais valores, ao que parece o kernel 3.4 promete uma otimização substancialmente melhor, o que poderá traduzir-se em melhor performance e portanto maior espaço de manobra para o que realmente precisamos.

O problema não está no kernel em si, pois se apenas usar este, vai ver que o desempenho é fenomenal. O problema está na parte gráfica da coisa. O pessoal da Canonical anda cada vez mais a tentar embelezar a interface, mas esquece-se de otimizar as aplicações... O que no arranque, significa ter de carregar aquilo que é preciso
mais o lixo que ficou para trás devido à falta de otimização! Por exemplo, como já foi dito, o Unity anda a carregar serviços que depois não os utiliza, sendo um deles o Gnome Fallback. Se nós estamos no Unity 3D, porque raio precisamos do Fallback? Se forem ver o ficheiro de sessão, este está definido para arrancar, apenas e só, se o Unity falhar o arranque... Agora coloca-se a questão: Será que o Unity anda a falhar no arranque, ou há ali falta de otimização de alguma coisa?
Eu atualmente uso Ubuntu 12.04 com Lubuntu Desktop, defini apenas para arrancar o que era necessário para o ambiente LXDE, mais o gestor de pass do Gnome, pois já lá tinha algumas senhas guardadas! Sem esse tal gestor, que traz por arrasto alguns serviços, eu teria 90MB de arranque, mas assim tenho 120~130MB!