Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:53 Pesquisa avançada

HTML 5 no Youtube

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

HTML 5 no Youtube

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Seg, 14 de Maio 2012, 14:20

O Flash, embora ainda fundamental numa boa experiência na web, é um plugin que consome demasiados recursos. Ainda ontem, a título de exemplo, estive a ver um jogo de futebol e, qual não foi o meu espanto, quando após cerca de 30 minutos de jogo, o meu portátil subitamente se desligou.

Não me apercebi logo o que tinha acontecido, mas após colocar a mão sobre o chassis verifiquei logo a causa do problema. Sobreaquecimento! Raios, quase que podia estrelar um ovo! Causa disso? Flash, pois claro.

Sei disso, pois se estiver a ver vídeos no youtube em HTML 5, a temperatura innterna nem sobe (se subir sobe muito pouco). Com o Flash sobe que é uma coisa absurda!

Isto tudo, para dizer que convém utilizar a versão de teste em HTML 5 do Youtube, pois irá tornar a vossa experiência bem mais agradável. As ventoinhas, quase de certeza, não irão estar sempre em alta rotação.

Para isto acontecer fica a dica para quem ainda desconhecer esta opção:

Em primeiro lugar é preciso ter um navegador moderno. Atualmente a maioria das pessoas utiliza Firefox ou Google Chrome e esses dois navegadores suportam esta funcionalidade.

Depois vão até ao seguinte endereço: https://www.youtube.com/html5 e clicar onde diz Aderir à versão de demonstração do HTML5. Et voilá!



Nem todos os vídeos no youtube estão codificados em HTML 5, mas grande parte deles sim. E acreditem que isto vai aliviar, e muito, o vosso portátil/desktop.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 14 de Maio 2012, 14:52

Boas Ricardo, uma boa dica, sem dúvida.

Já a utilizo à alguns meses, desde o 11.10.

Embora tenha um desktop, noto uma diferença acentuada no funcionamento das ventoinhas.

Também no tempo de carregamento dos vídeos se nota a diferença!

É mais rápido!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 14 de Maio 2012, 14:57

Muito :obrigado: por me relembrar do Youtube/HTML5, pois estou a precisar no meu portátil e desktop (um core i5 com 4GB de RAM, uma gráfica Nvidia e ver o browser empancar por causa do flash :facepalm2: ).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Maio 2012, 15:23

Por acaso também utilizo há muito tempo já! Tema ainda um ou outro bug, mas a coisa funciona bem melhor que o flash! Aliás, notei até uma funcionalidade ótima que é o seguinte: quando eu ponho em fullscreen o youtube passa automaticamente a qualidade para 720p (melhor qualidade) e de forma natural e continua, ou seja, enquanto não carrega o 720p (durante dois ou 3 segundos) vejo com qualidade fraca, mas depois e sem bloqueios passa logo a ter qualidade 720p!

Pelo menos quando tinha o Flash isso não era assim e mesmo no início do html5 do youtube, não era assim. Mas agora, com isto, a experiência de uso é extraordinária. Gosto mesmo muito!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Ron Alon » Seg, 14 de Maio 2012, 15:31

Muitos vídeos ainda não funcionam no modo HTML5.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 14 de Maio 2012, 15:48

ron » Seg Mai 14, 2012 3:31 pm escreveu:Muitos vídeos ainda não funcionam no modo HTML5.


Boas Ron, isso já foi aqui referido.

Mas muitos vídeos já "funcionam", estão disponíveis em HTML5.

É uma alternativa muito boa!

E o melhor, é que se o vídeo que queres ver, não estiver disponível em HTML5, automaticamente é aberto em Flash!

Como tal, não deixas de ver o vídeo só porque não está em HTML5!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Ron Alon » Seg, 14 de Maio 2012, 16:24

Miguel Fonseca » Seg Mai 14, 2012 12:48 pm escreveu:
Boas Ron, isso já foi aqui referido.

Mas muitos vídeos já "funcionam", estão disponíveis em HTML5.

É uma alternativa muito boa!

E o melhor, é que se o vídeo que queres ver, não estiver disponível em HTML5, automaticamente é aberto em Flash!

Como tal, não deixas de ver o vídeo só porque não está em HTML5!

Cumps.


Eu uso uma extensão pro Chrome que, automaticamente, liga o YouTube no HTML5, mesmo que o Chrome limpe os cookies no fim da sessão: https://chrome.google.com/webstore/deta ... pfedkahibl
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 14 de Maio 2012, 16:32

Bem Ron, essa extensão faz de uma forma automática, aquilo que foi mostrado pelo Ricardo.

É mais rápido assim, do que eu faço!

Cada vez que abro o Chrome, tenho de ir à tal página para activar a versão de teste do HTML5.

Boa dica Rom! :OK:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor hiltongil » Seg, 14 de Maio 2012, 18:12

Outra dica, para quem usa o firefox:

Também é possível utilizar a extensão flashreplacer (https://addons.mozilla.org/en-US/firefo ... oreplacer/)

Para sua utilização é necessário instalar o pacote (gecko-mplayer) e aconselho também o gnome-player

Após isso faça a instalação do flashreplacer e vá ao site do youtube. Há várias configurações (rodar embutido, em nova aba, em nova janela, em player externo).

Para vocês terem uma ideia, no meu notebook antigo (AMD Turion MK-36 2.2ghz) assistir um vídeo em flash utilizava 100% do máximo do processador. Agora assisto a vídeos em 720p com o processador em 800mhz. Isso expandiu a automonia da minha bateria além de manter o notebook bem mais frio.

O flashreplacer trabalha não só com o youtube mas com vários sites de video: vimeo, metacafe. Mas nem sempre consegue captar os videos embutidos em blogs.

Espero que a dica seja útil.
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: HTML 5 no Youtube

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Maio 2012, 18:15

Ótima ótima ótima dica hiltongil!!!! Vou experimentar, pois pelo que você disse isso parece-me algo importantíssimo, pelo menos para as minhas preferências! :D

Obrigado! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron