Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:37 Pesquisa avançada

Armadilhas nas condições de uso da "Google Drive"

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Armadilhas nas condições de uso da "Google Drive"

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 28 de Abril 2012, 16:05

A Google lançou, esta semana, a "Google Drive", uma nova plataforma de armazenamento de dados online que permite aos utilizadores guardarem documentos nos servidores da empresa. No entanto, as condições e termos de uso da plataforma contêm artigos que se contradizem.

O novo serviço da Google, cuja data de lançamento foi anunciada em Fevereiro, oferece aos utilizadores a possibilidade de armazenarem virtualmente ficheiros de texto e imagem, bem como ficheiros com conteúdo audiovisual.

Os documentos permanecem guardados nos servidores da empresa e podem ser acedidos a partir de dispositivos fixos ou móveis com ligação à Internet que incluem os "gadgets" da "Apple", "IPhone" e "IPad".

No entanto, após a leitura da lista de condições e termos de uso do serviço para que se possa aceder à "Google Drive", conseguem identificar-se várias contradições entre os artigos descritos.

De forma a acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a Google decidiu criar a "Google Drive", também apelidada de "nuvem", e começar a competir com plataformas virtuais de armazenamento de dados como a "Dropbox" e a "Box", que têm garantido sucesso entre utilizadores de todo o mundo. Na base da criação da ferramenta esteve a evolução dos dispositivos de comunicação aliada à crescente utilização de "smartphones" e "tablets" e ao crescimento do número de pessoas com acesso à Internet.

Para garantir o sucesso da aposta num serviço de armazenamento virtual, a Google disponibilizou gratuitamente cinco gigabytes contra os dois gigabytes oferecidos pela "Dropbox". Ainda assim, a polémica associada a várias armadilhas encontradas na lista de condições e termos de uso no serviço está a prejudicar tanto a imagem da empresa como a os utilizadores que já subscreveram o serviço.

Imagem

As condições do serviço parecem ser corretas e favoráveis às necessidades do utilizador, mas depois começam a contradizer-se. Inicialmente pode ler-se: "Os nossos serviços permitem o envio de ficheiros, sendo o utilizador o titular dos direitos de propriedade intelectual sobre esse mesmo conteúdo", segundo avançou o jornal espanhol "El Mundo".

Por outro lado, após uma leitura mais atenta às diretivas apresentadas, lê-se em letras pequenas: "O utilizador concede à Google e aos seus colaboradores uma licença internacional para usar, armazenar reproduzir, modificar, criar a partir de, comunicar, publicar e distribuir determinado conteúdo", reforçando que "os direitos conferidos pela aceitação da licença serão usados apenas com o fim de proporcionar e melhorar o serviço da plataforma".

"Este é um contrato de edição camuflado de condições e termos de uso", garante Carlos Sánchez Almeida, advogado especializado em tecnologia, contrapondo as declarações de um dos responsáveis pela "Google Drive" que aconselham a quem fez as acusações a "ler com atenção todos os artigos das condições e termos de uso do serviço".

"Em vários artigos está estipulado que os utilizadores que decidem partilhar os ficheiros com outros utilizadores, previamente deram autorização à Google para partilhar esses mesmos arquivos com os colaboradores da empresa para que, caso seja necessário, possam dar a ajuda técnica necessária", reforçou.

Artigo Original:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Armadilhas nas condições de uso da "Google Drive"

Mensagempor abdo » Sáb, 28 de Abril 2012, 16:24

Boas Claudio

Realmente é meio duvidoso este termo de uso, e na hora que der problemas eles tem a saída...

"os direitos conferidos pela aceitação da licença serão usados apenas com o fim de proporcionar e melhorar o serviço da plataforma".

Mas aí até discutirmos se era necessário ou não para o melhor serviço da plataforma, seus arquivos já fizeram turismo por todo o globo.

No momento isto não está me preocupando (embora eu já tenha o meu GDrive) porque não funciona (sincroniza) no linux

abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 28 de Abril 2012, 16:35

abdo » Sáb Abr 28, 2012 4:24 pm escreveu:No momento isto não está me preocupando (embora eu já tenha o meu GDrive) porque não funciona (sincroniza) no linux

Pois, eu também estou exatamente nessa situação! :desdentado:

Mas, sim, é algo que devemos ter um pé atrás, no entanto, não acho que uma empresa tão grande como a Google queira fazer algo de errado assim! Mas pronto, ficamos sempre na dúvida! :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Gramathur » Dom, 29 de Abril 2012, 3:49

A Google é uma empresa grande mas não é idônea.

Já há anos ela invade a privacidade e coleta informações dos usuários. E somente recentemente "admitiu" isto, oficializando o ato ilícito naquelas mudanças recentes que fez no código de privacidade que os usuários já haviam assinado, concordando no passado, quando o texto era outro.

E agora não seria novidade existir tais armadilhas neste Google Drive.

Tomem cuidado com um outro serviço escuso de armazenamento remoto que está surgindo por aí chamado de BitCasa. Porque as intenções não são melhores do que as do Google.

Gramathur

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 29 de Abril 2012, 4:01

Boas, conforme já tinha escrito, isto é uma VERGONHA!!

Mas no espirito de colaboração que é apanágio deste forum, fica aqui uma dica para quem quiser utilizar o Google Drive no Linux embora com algumas limitações.

Para tal, leiam atentamente o link (em Inglês) que aqui vos deixo:

http://www.omgubuntu.co.uk/2012/04/how-to-access-google-drive-via-nautilus-in-ubuntu/

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Ter, 1 de Maio 2012, 15:48

O Dropbox faz pior e ninguém reclama. Ele pode usar suas ideias em serviços e você não ganhar nada por isso. O Ubuntued até disponibilizou um tutorial para criptografar os documentos, como pode ser visto aqui.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor abdo » Ter, 1 de Maio 2012, 17:40

Miguel72 escreveu:Boas, conforme já tinha escrito, isto é uma VERGONHA!!

Mas no espirito de colaboração que é apanágio deste forum, fica aqui uma dica para quem quiser utilizar o Google Drive no Linux embora com algumas limitações.

Para tal, leiam atentamente o link (em Inglês) que aqui vos deixo:

http://www.omgubuntu.co.uk/2012/04/how-to-access-google-drive-via-nautilus-in-ubuntu/

Cumps.

Valeu Miguel

Mas aqui comigo não funcionou

abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 2 de Maio 2012, 0:23

mais um serviço da Google que dificilmente vou usar, não sei o porque sempre fico um pé com ela 8|
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 16:45

Realmente é meio assustador.... Assim como é assustado a politica do dropbox, que creio eu seja a maior concorrente do GDrive. Exemplos:

Quando você registrar uma conta, nós coletamos algumas informações pessoais, como seu nome, número de telefone, cartão de crédito ou outras informações de faturamento endereço, e-mail e casa e endereços de empresas postais. Você também pode nos pedir para importar os seus contactos, dando-nos acesso aos seus serviços de terceiros (por exemplo, sua conta de e-mail) ou para utilizar suas informações de redes sociais se você nos dar acesso a sua conta em serviços de conexão de rede social

Sobre politica de arquivos:

Nós coletamos e armazenamos os arquivos que você enviar, fazer download ou acessar com o serviço Dropbox

Log de dados

Quando você usa o serviço, automaticamente gravar as informações do seu dispositivo, o seu software, e sua atividade de usar os Serviços. Isso pode incluir o dispositivo do Protocolo de Internet ("IP"), tipo de navegador, a página web visitada antes de vir ao nosso site, as informações que você procurar em nosso site, as preferências de localidade, números de identificação associados aos seus dispositivos, a sua operadora de celular, data e hora selos associados às transacções, as informações de configuração do sistema, metadados sobre seus arquivos, e outras interações com o Serviço.

Comentei sobre o assunto com um amigo meu que usava o DropBox e agora está passando a usar o GDrive, chegamos a conclusão que:

Quem está atras do DropBox? São várias pessoas Randoms, não que conhecemos todos que trabalham no Google, mas o Google, na minha opinião é mais confiável...

Pois bem, deixo aqui minha opinião... =)

Termos de uso do site DropBox.com traduzidos pelo Google Translate

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Ron Alon » Qui, 3 de Maio 2012, 18:14

Eu sou mais o GDrive. Pelo menos, o que eles estão falando nos termos é apenas a descrição do serviço em linguajar difícil, afinal de contas o Google que altera os nossos arquivos através dos nossos comandos (via Docs).
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Notícias