Bem-vindo: Qui, 16 de Maio 2024, 2:48 Pesquisa avançada

Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 milhões

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 milhões

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 23 de Novembro 2013, 1:37

...dos quais 90% vem do Google




A Mozilla acaba de publicar seus resultados anuais, e eles mostram expansão, tanto de receitas quanto de despesas – e as receitas continuam dependendo quase exclusivamente (90%) do acordo que a corporação tem com o Google¹.

Essas receitas passaram de US$ 163 milhões em 2011 para US$ 311 milhões em 2012, e as despesas também se expandiram, de US$ 145 milhões para US$ 208 milhões.

Enquanto a Mozilla se reorganiza ao redor do Firefox OS, e às vésperas do ano em que o acordo com o Google volta a expirar, creio que será bem interessante acompanhar os próximos 2 balanços.

[1] O acordo expirou em 2011, mas aí foi renovado até 2014.

Fonte: Br-Linux e Ostatic e Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 23 de Novembro 2013, 2:05

E para quem quiser ver todas as contas feitas, aqui está o relatório:

Sobre a notícia, apesar de ser previsível visto que tem uma boa fatia do mercado dos browsers, acho que é surpreendente como um projeto comunitário, com uma fortíssima vertente open-source e acima de tudo com objetivos de ajudar o utilizadores, consegue na mesma fazer tanto dinheiro!

Este é um dos principais projetos que me fazem dizer: afinal há esperança para a humanidade.

Incrível mesmo!

Apesar de tudo isso, é uma dependência gigante em relação à Google. Se a Google "fecha a torneira" a coisa poderá complicar. Espero que aproveitem este dinheiro todo para investirem muito forte em campanhas publicitárias e contratos com empresas de qualidade para construir bons smartphones com o FirefoxOS. Espero também que paguem muito bem aos engenheiros que desenvolver o FirefoxOS para que o resultado seja o melhor.

Acredito muito no bem desta fundação. Vida longa para a Mozilla!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 23 de Novembro 2013, 14:06

Boas, aconselho a todos que experimentem e usem o Firefox Nightly 28.01!

Estou bastante surpreendido com o rendimento dele!

Já não uso o Chrome faz dois dias!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Bruno Aquino » Sáb, 23 de Novembro 2013, 14:38

Realmente existe uma dependência muito grande da Google, outros buscadores como Yahoo, Bing e até o DuckDuckGo, ainda não são tão utilizados por aqui. Nos USA as vezes o Yahoo tem mais acesso que o Google, mas mundialmente não.

Agora tem aquele gigante Chinês o Baidu, está chegando no Brasil, mas fico meio com o pé atrás com esse também.

Sobre a Mozilla, me surpreendi com os valores, espero que continuem crescendo cada vez mais.
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Bruno Aquino » Sáb, 23 de Novembro 2013, 14:40

Miguel Fonseca (23-11-2013, 13:06) escreveu:Boas, aconselho a todos que experimentem e usem o Firefox Nightly 28.01!

Estou bastante surpreendido com o rendimento dele!

Já não uso o Chrome faz dois dias!

Hasta.



Estou usando desde ontem, quando vi a dica aqui, e realmente está show!
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 23 de Novembro 2013, 14:49

Boas Bruno, se quiseres (eu descobri isto hoje! :facepalm: :facepalm2: ) ter os dois Firefox (antigo e nightly) a funcionar de forma independente, tens que criar um profile novo!

Na indicação que deixei, tudo o que fizeres no Nightly, vai influenciar o Firefox "normal" (como indiquei no outro post em relação às extensões!), neste procedimento, eles serão completamente independentes um do outro!

Vê este link aqui, que eu utilizei para mim, para fazeres isso:

http://rhoconlinux.wordpress.com/ É o primeiro artigo :obvio: !

E SEM PPA!! É um download directo da página dedicada da Mozilla para esta versão!

Tens que mudar o script para que faça o download do Firefox Nightly em Português, no teu caso, BR, caso contrário, "baixará" a versão em Espanhol e depois terás que adicionar a Língua Portuguesa e remover a Espanhola!

Estou mesmo agradado com a aparência, distribuição dos menus, mas pricipalmente, com o incremento de velocidade em relação à versão normal.

Eu sei que ainda está em testes, mas já tive uma actualização e até agora, ZERO problemas com a estabilidade!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Bruno Aquino » Sáb, 23 de Novembro 2013, 15:27

Valeu pela Dica!
Já tinha instalado ontem com aquela outra dica sua do PPA, vou tentar essa também

Realmente também não tive problemas, está muito estável!
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 23 de Novembro 2013, 17:42

Eu continuo a achar que pelo PPA é sempre mais vantajoso! :D Mas claro que se se não quiser misturar perfis e essa for a melhor solução, então, tudo bem, parece-me uma boa solução. ;)

Entretanto, apesar da Mozilla depender muito da Google, a verdade é que a Google também depende muito da Mozilla! O firefox ao ter um motor de busca padrão, com a quantidade enorme de utilizadores que detem, automaticamente faz dele um programa extremamente valioso! E a Google ao saber isso deve pagar muito para que se mantenha como padrão.

Basta lembrar que houve uma altura que a Mozilla encostou a Google à parede dizendo que ia passar a pôr o Yahoo (agora estou na dúvida se foi a Mozilla a Canonical, alguém se lembra?). A coisa rapidamente voltou ao "normal" com o Google, provavelmente com contratos milionários!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor hailton » Sáb, 23 de Novembro 2013, 18:59

A dependência da Mozilla pode ser ruim mas necessária para desenvolver seus projetos. Agora está claro por quê o Firefox OS possui uma estrutura (ex. pastas /system e /data) muito semelhante ao Android da Google.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Receita anual de 2012 da Mozilla Corporation: US$311 mil

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Novembro 2013, 15:33

Tenham calma que a dependência é mútua. Tal como eu disse, pelo menos para já, o Firefox ainda detem uma fatia no mercado de browsers muito grande, na ordem dos muitos milhões de utilizadores, o que torna obrigatório manter este adversário a utilizar também as pesquisas do Google. Portanto, apesar do Firefox ser adversário do Google Chrome, este não pode ser tido como um inimigo, mas sim um adversário que poderá trazer também benefícios noutros setores.

Em todo o caso, o google Chrome continua a ganhar muito terreno e daqui a 1, 2 ou 3 anos a coisa poderá estar complicada para o Firefox, basta ver este gráfico:


Apesar disso, acredito que poderá haver ainda surpresas, já para não falar da investida do firefox no próprio Android e, claro, do firefoxOS.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes