Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 16:37 Pesquisa avançada

CaixaMágica, vocês conhecem?

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor José Craveiro » Qui, 21 de Novembro 2013, 16:25

Cláudio, cada vez que usasse a net móvel ter que usar o live CD, humm, não me parece nada prático com a continuidade!

Miguel, o Caixa Mágica pode até neste momento possuir uma posição importante em diversos domínios, mas, bom, só posso afirmar o quer que seja nesta matéria diante do breve uso que fiz da versão 18 se não estou em erro. Podem ter repositórios próprios e outras coisas criadas internamente, o que acontece é que vamos a ver tudo isso e não nos parece outra coisa senão uma cópia exata do Ubuntu, mais parece que mudam o cenário mas o conteúdo permanece! Tenho ouvido alguns zumzuns que há "algum" pessoal bastante capacitado, bastante inteligente, percorrendo os meandros das universidades sobretudo por Braga e Aveiro e quem minimamente se encontra atento ao seu reconhecimento facilmente comenta porque não este pessoal encabeçar um projeto como este e mostrar o que realmente vale? Mais uma vez sublinho que apenas conheço um pouco da versão que experimentei e tendo isso em mente penso que não está nas mãos certas. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 21 de Novembro 2013, 16:31

Eita... Noto um campo minado! :twisted:

Já testei essa distro e achei interessante.

Cláudio, para quem não é de Portugal como eu - apesar do sangue que corre em minhas veias ter a predominância portuguesa -, não entende o que é o Cartão Cidadão. Quando testei a distro Caixa Mágica, fiquei logo intrigada.

Outra dúvida: qual foi o motivo para que mudassem a base da distro de Mandriva para Ubuntu?

Sei que o Mandriva está defasado, mas o Miguel disse que a Caixa Mágica tem seus próprios repositórios, então, talvez não afetaria no desenvolvimento da distro, certo? Ou estou errada? :conf: :conf:
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 17:50

BrunoPT (21-11-2013, 15:04) escreveu:
Miguel Fonseca (21-11-2013, 13:23) escreveu:Boas, bem Bruno, que tralha é que falas?

O programa para o cartão do cidadão?!

Ou o facto de vir já com "quase" todo o software que necessitas para fazer "quase" tudo com um SO?!

Devias dar exemplos e não deixares uma opinião baseada em nenhum facto! Não achas?

E Cláudio, não percebo essa tua critica! O CM, tem repositórios próprios, software próprio, comunidade própria e lidera um projecto europeu para a implementação do software opensource a nível da CEE!
Portanto em que é que te baseaste para a critica que fizeste de não teram trabalho nenhum e de serem SÓ uma remaster?!

Também fico à espera de fundamento em relação ao teu comentário!

Aliás, nem reconheci isto como algo que costumas escrever!

Hasta.


Tem la calminha sff...
O caixa magica não é nada mais nada menos que um ubuntu com gnome-shell com Wine, Skype, MPlayer, Vlc, Gimp, programa do cartão de cidadão... Isso faço eu sozinho em 5 minutos, pego num Ubuntu GNOME, instalo a tralha e faço uma imagem iso. Se querem fazer um trabalho decente sigam o caminho do Mint que tem o Cinnamon e o Mate, o Caixa Magica passou a ser um monte de tralha a partir do momento em que deixaram o Mandriva, perderam a identidade, é que até o tema de icones é o mesmo que o do ubuntu.


Bem Bruno, escusas ficar irritado! Pedi-te para apresentares factos e tu não apresentaste coisa nenhuma!!

Eu utilizo o Mint e gosto bastante! Mas eles a única coisa que adicionaram foi vários DE's! De resto fazem o mesmo que a CM! O Mint também é um fork do Ubuntu!

Por isso, o que disseste em relação à Caixa Mágica, também terás que dizer em relação ao Mint, tirando o Mate, o Linux Mint faz EXACTAMENTE o que a Caixa Mágica faz!

Mas o Caixa Mágica está envolvido num projecto de implementação de software open source na CEE!

E o MInt?

O CM tem um centro de software próprio, com aplicações feitas por eles!

E o Mint?

Quanto ao poderes fazê-lo em 5 minutos e instalares os programas todos, fazendo uma remaster, se é assim tão fácil, porque não o fazes?!

Afinal de contas, tu sozinho consegues fazer o que leva meses a várias centenas de programadores a fazê-lo!

Acho que a tua opinião é baseada somente em gostos pessoais e sem nenhuma base factual!

Ou seja, gostos não se discutem!

Mas apresentares argumentos falsos, é simplesmente errado e faccioso!

E quanto a ti e a esta discussão, por aqui me fico!

Eu sou debato com pessoas informadas e que fundamentam as suas opiniões não somente em gostos pessoais, mas também em factos palpáveis!

Não é o teu caso!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:06

José Craveiro (21-11-2013, 15:25) escreveu:Cláudio, cada vez que usasse a net móvel ter que usar o live CD, humm, não me parece nada prático com a continuidade!

Miguel, o Caixa Mágica pode até neste momento possuir uma posição importante em diversos domínios, mas, bom, só posso afirmar o quer que seja nesta matéria diante do breve uso que fiz da versão 18 se não estou em erro. Podem ter repositórios próprios e outras coisas criadas internamente, o que acontece é que vamos a ver tudo isso e não nos parece outra coisa senão uma cópia exata do Ubuntu, mais parece que mudam o cenário mas o conteúdo permanece! Tenho ouvido alguns zumzuns que há "algum" pessoal bastante capacitado, bastante inteligente, percorrendo os meandros das universidades sobretudo por Braga e Aveiro e quem minimamente se encontra atento ao seu reconhecimento facilmente comenta porque não este pessoal encabeçar um projeto como este e mostrar o que realmente vale? Mais uma vez sublinho que apenas conheço um pouco da versão que experimentei e tendo isso em mente penso que não está nas mãos certas. :|


Boas José, a distro só não é melhor, porque falta dinheiro!

A Canonical tem muito dinheiro a entrar por causa de ser a distro Linux mais utilizada no planeta!

A Caixa Mágica vive de alguns patrocínios governamentais, particulares e de algumas centenas de programadores que ganham muito menos do que os da Canonical!

Somos um País pequeno no meio dos gigantes Europeus!

Mesmo assim, vai ao site oficial e vê o que já conseguiram nos poucos anos que têm de existência.

Quanto ao teu problema com a pen wireless, aconselho-te a dares uma olhada nas páginas de ajuda da comunidade. Pois se funciona em LiveCD, não existe uma razão lógica para não funcionar depois de instalado o SO.

Mas, às vezes coisas estranhas acontecem, sem explicação! 8|

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:15

Alessandra Vianna (21-11-2013, 15:31) escreveu:Eita... Noto um campo minado! :twisted:

Já testei essa distro e achei interessante.

Cláudio, para quem não é de Portugal como eu - apesar do sangue que corre em minhas veias ter a predominância portuguesa -, não entende o que é o Cartão Cidadão. Quando testei a distro Caixa Mágica, fiquei logo intrigada.

Outra dúvida: qual foi o motivo para que mudassem a base da distro de Mandriva para Ubuntu?

Sei que o Mandriva está defasado, mas o Miguel disse que a Caixa Mágica tem seus próprios repositórios, então, talvez não afetaria no desenvolvimento da distro, certo? Ou estou errada? :conf: :conf:


Boas Alessandra, o Cartão do Cidadão, é, de uma forma simplista, o nosso "novo" Bilhete de Identidade.

Onde constam os nossos dados pessoais, Nome Completo, Nome de Pai, nome de Mãe, etc.

Numero de Identificação Fiscal, Carta de Condução, Numero de Utente do Serviço Nacional de Saúde, etc.

Quanto à variação do Mandriva para o Ubuntu Based, deveu-se à maior utilização a nível Mundial e Nacional (Portugal!) deste último,

Ou seja, era mais fácil para os utilizadores Portugueses e não só, começarem a utilizar uma distro baseada no Ubuntu que no Mandriva.

Principalmente, para uma distro e um País pequenos que queriam "ganhar" adeptos/torcedores rapidamente.

Depois, a base do Ubuntu, agradou mais a quem tem o poder de decisão.

E é muito mais fácil ganhar concursos de implementação de software open source nas empresas, com uma distro baseada em Ubuntu, do que em outras.

O aspecto comercial também é muito importante para qualquer empresa!

E a Caixa Mágica não é excepção!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:20

Miguel Fonseca (21-11-2013, 17:15) escreveu:
Alessandra Vianna (21-11-2013, 15:31) escreveu:Eita... Noto um campo minado! :twisted:

Já testei essa distro e achei interessante.

Cláudio, para quem não é de Portugal como eu - apesar do sangue que corre em minhas veias ter a predominância portuguesa -, não entende o que é o Cartão Cidadão. Quando testei a distro Caixa Mágica, fiquei logo intrigada.

Outra dúvida: qual foi o motivo para que mudassem a base da distro de Mandriva para Ubuntu?

Sei que o Mandriva está defasado, mas o Miguel disse que a Caixa Mágica tem seus próprios repositórios, então, talvez não afetaria no desenvolvimento da distro, certo? Ou estou errada? :conf: :conf:


Boas Alessandra, o Cartão do Cidadão, é, de uma forma simplista, o nosso "novo" Bilhete de Identidade.

Onde constam os nossos dados pessoais, Nome Completo, Nome de Pai, nome de Mãe, etc.

Numero de Identificação Fiscal, Carta de Condução, Numero de Utente do Serviço Nacional de Saúde, etc.

Quanto à variação do Mandriva para o Ubuntu Based, deveu-se à maior utilização a nível Mundial e Nacional (Portugal!) deste último,

Ou seja, era mais fácil para os utilizadores Portugueses e não só, começarem a utilizar uma distro baseada no Ubuntu que no Mandriva.

Principalmente, para uma distro e um País pequenos que queriam "ganhar" adeptos/torcedores rapidamente.

Depois, a base do Ubuntu, agradou mais a quem tem o poder de decisão.

E é muito mais fácil ganhar concursos de implementação de software open source nas empresas, com uma distro baseada em Ubuntu, do que em outras.

O aspecto comercial também é muito importante para qualquer empresa!

E a Caixa Mágica não é excepção!

Hasta.

Muito obrigada, Miguel, pela explicação!
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor José Craveiro » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:21

Miguel, isso faria sentido se tivesse neste momento um Caixa Mágica para renovar o teste, mas para além de ter abordado o que se passou comigo há um tempo atrás quando testei inicialmente, de momento as prioridades não passam pelo uso do Caixa Mágica, pelo menos enquanto não surge uma informação suficientemente completa e credível que me favoreçam numa renovada utilização. As circunstâncias em que de momento me encontro por não ter net em casa não me permitem entrar no que para já me parece uma aventura. Para testar em apenas liveCD seria já com a leve intenção de o instalar, mas neste momento prefiro esperar para ver. Quanto à busca por informação acerca do problema do não reconhecimento da pen USB para net móvel, recordo que pesquisei muita coisa, opiniões e vários tutoriais, mas com resultado zero; quiçá tenham já solucionado esse problema! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:30

José Craveiro (21-11-2013, 17:21) escreveu:Miguel, isso faria sentido se tivesse neste momento um Caixa Mágica para renovar o teste, mas para além de ter abordado o que se passou comigo há um tempo atrás quando testei inicialmente, de momento as prioridades não passam pelo uso do Caixa Mágica, pelo menos enquanto não surge uma informação suficientemente completa e credível que me favoreçam numa renovada utilização. As circunstâncias em que de momento me encontro por não ter net em casa não me permitem entrar no que para já me parece uma aventura. Para testar em apenas liveCD seria já com a leve intenção de o instalar, mas neste momento prefiro esperar para ver. Quanto à busca por informação acerca do problema do não reconhecimento da pen USB para net móvel, recordo que pesquisei muita coisa, opiniões e vários tutoriais, mas com resultado zero; quiçá tenham já solucionado esse problema! ;)


Bem José, como eu já afirmei noutro tópico, eu gostei muito do CM, mas, infelizmente, aconteceu-me o mesmo que acontece com o meu Ubuntu 13.10, 13.04, etc, que aconteceu com o Manjaro.
O SO trava do nada! Só com o botão do power é que vai lá!

Por isso, é que só mantive o Ubuntu! Porque gosto e porque foi o SO que me levou para o Mundo Linux!

Neste momento, estou a escrever estes posts no Elementary, mas estou a usar com mais frequência o Mint 16 RC.

Não uso a CM somente pelo factor que referi acima, senão usava.

Não somente pela questão patriótica, mas também porque era um SO que me fornecia o que precisava.

Melhores dias virão! E então quem sabe, se comprar um PC novo, não voltarei a usar a CM!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor BrunoPT » Qui, 21 de Novembro 2013, 19:29

Miguel Fonseca (21-11-2013, 16:50) escreveu:
BrunoPT (21-11-2013, 15:04) escreveu:
Miguel Fonseca (21-11-2013, 13:23) escreveu:Boas, bem Bruno, que tralha é que falas?

O programa para o cartão do cidadão?!

Ou o facto de vir já com "quase" todo o software que necessitas para fazer "quase" tudo com um SO?!

Devias dar exemplos e não deixares uma opinião baseada em nenhum facto! Não achas?

E Cláudio, não percebo essa tua critica! O CM, tem repositórios próprios, software próprio, comunidade própria e lidera um projecto europeu para a implementação do software opensource a nível da CEE!
Portanto em que é que te baseaste para a critica que fizeste de não teram trabalho nenhum e de serem SÓ uma remaster?!

Também fico à espera de fundamento em relação ao teu comentário!

Aliás, nem reconheci isto como algo que costumas escrever!

Hasta.


Tem la calminha sff...
O caixa magica não é nada mais nada menos que um ubuntu com gnome-shell com Wine, Skype, MPlayer, Vlc, Gimp, programa do cartão de cidadão... Isso faço eu sozinho em 5 minutos, pego num Ubuntu GNOME, instalo a tralha e faço uma imagem iso. Se querem fazer um trabalho decente sigam o caminho do Mint que tem o Cinnamon e o Mate, o Caixa Magica passou a ser um monte de tralha a partir do momento em que deixaram o Mandriva, perderam a identidade, é que até o tema de icones é o mesmo que o do ubuntu.


Bem Bruno, escusas ficar irritado! Pedi-te para apresentares factos e tu não apresentaste coisa nenhuma!!

Eu utilizo o Mint e gosto bastante! Mas eles a única coisa que adicionaram foi vários DE's! De resto fazem o mesmo que a CM! O Mint também é um fork do Ubuntu!

Por isso, o que disseste em relação à Caixa Mágica, também terás que dizer em relação ao Mint, tirando o Mate, o Linux Mint faz EXACTAMENTE o que a Caixa Mágica faz!

Mas o Caixa Mágica está envolvido num projecto de implementação de software open source na CEE!

E o MInt?

O CM tem um centro de software próprio, com aplicações feitas por eles!

E o Mint?

Quanto ao poderes fazê-lo em 5 minutos e instalares os programas todos, fazendo uma remaster, se é assim tão fácil, porque não o fazes?!

Afinal de contas, tu sozinho consegues fazer o que leva meses a várias centenas de programadores a fazê-lo!

Acho que a tua opinião é baseada somente em gostos pessoais e sem nenhuma base factual!

Ou seja, gostos não se discutem!

Mas apresentares argumentos falsos, é simplesmente errado e faccioso!

E quanto a ti e a esta discussão, por aqui me fico!

Eu sou debato com pessoas informadas e que fundamentam as suas opiniões não somente em gostos pessoais, mas também em factos palpáveis!

Não é o teu caso!

Hasta.


Não tem nada a ver com gostos... Basta leres isto viewtopic.php?f=3&t=886
A distribuição Caixa Mágica é isso, um remaster do Ubuntu com gnome-shell, um wallpaper diferente e um monte de aplicações la instaladas, queres um facto melhor que esse?

Se eles são mesmo centenas podiam fazer muito, mas mesmo muito mais do que têm feito (pegar no ubuntu, colocar meia duzia de aplicações e fazer um mirror do repositorio).

Quanto ao Mint, isso é um caso completamente diferente, eles têm a DE deles, têm o Nemo, etc, etc...

E afirmo de novo que se quisesse fazer um remaster fazia, alias já o fiz há uns tempos quando tive que instalar um Linux em varias estações de trabalho. Isso poupou-me trabalho e só precisei de configurar tudo ao fazer o remaster.

https://help.ubuntu.com/community/LiveCDCustomization

BrunoPT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Setembro, 2011

Re: CaixaMágica, vocês conhecem?

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 21 de Novembro 2013, 19:31

Miguel Fonseca (21-11-2013, 17:30) escreveu:
José Craveiro (21-11-2013, 17:21) escreveu:Miguel, isso faria sentido se tivesse neste momento um Caixa Mágica para renovar o teste, mas para além de ter abordado o que se passou comigo há um tempo atrás quando testei inicialmente, de momento as prioridades não passam pelo uso do Caixa Mágica, pelo menos enquanto não surge uma informação suficientemente completa e credível que me favoreçam numa renovada utilização. As circunstâncias em que de momento me encontro por não ter net em casa não me permitem entrar no que para já me parece uma aventura. Para testar em apenas liveCD seria já com a leve intenção de o instalar, mas neste momento prefiro esperar para ver. Quanto à busca por informação acerca do problema do não reconhecimento da pen USB para net móvel, recordo que pesquisei muita coisa, opiniões e vários tutoriais, mas com resultado zero; quiçá tenham já solucionado esse problema! ;)


Bem José, como eu já afirmei noutro tópico, eu gostei muito do CM, mas, infelizmente, aconteceu-me o mesmo que acontece com o meu Ubuntu 13.10, 13.04, etc, que aconteceu com o Manjaro.
O SO trava do nada! Só com o botão do power é que vai lá!

Por isso, é que só mantive o Ubuntu! Porque gosto e porque foi o SO que me levou para o Mundo Linux!

Neste momento, estou a escrever estes posts no Elementary, mas estou a usar com mais frequência o Mint 16 RC.

Não uso a CM somente pelo factor que referi acima, senão usava.

Não somente pela questão patriótica, mas também porque era um SO que me fornecia o que precisava.

Melhores dias virão! E então quem sabe, se comprar um PC novo, não voltarei a usar a CM!

Hasta.


Miguel o manjaro bloqueou no teu pc :conf:
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes

cron