Bem-vindo: Qui, 30 de Maio 2024, 17:58 Pesquisa avançada

Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Falcomer » Qua, 7 de Novembro 2012, 23:37

Então senhores, eu gosto do unity. Porém acho ele pesado (aqui apenas com o chrome aberto tá comendo 800mb de ram), já usei o gnome 3 por bastante tempo, depois mudei pro unity e gostei. Porém agora quero algo mais leve, e principalmente um desempenho melhor que o unity ( não que eu ache ele lento, mas não roda tão fluído quanto deveria).

Agora com o Gubuntu lançado, queria saber a experiência de vcs, se vale a pena trocar o unity pelo gnome, não me importo com adaptação, eu já utilizei os dois. Se alguém tem o gnome novo instalado em 64bits, qual o uso de memória dele após ligar? Queria saber também se existe o suporte aos mesmos apps que o ubuntu, como instalar o VLC por exemplo.
Linux Professional Institute Certificated Level 1.
LPI000220827

Falcomer
 
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Brasília

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 23:57

Falcomer eu tenho quase a certeza que os repositórios devem ser os mesmos portanto, tendo em conta isso, as aplicações estão todas disponíveis. Sobre o Ubuntu Gnome-Remix 12.10 eu não posso dizer muito pois não cheguei a testar a versão final, mas testei o Gnome-Shell, instalando-o no Ubuntu 12.10, e está bastante fluido, eu gostei do resultado. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Falcomer » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:07

Massa, e instalando o gnome-shell, Quanto tu tava usando de memória? Outra coisa que gostei, é q no Gubuntu parece q vem bem menos aplicativos instalados, isso me anima. Eu gosto de deixar o sistema bem redondo, e tirar todos aplicativos que não uso!
Linux Professional Institute Certificated Level 1.
LPI000220827

Falcomer
 
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Brasília

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:13

@Falcomer, sei que o tópico é já "antigo", visto que não se refere a uma versão final do Ubuntu Gnome-Remix 12.10, mas sugiro que dê uma vista de olhos:

Enquanto isso, vou ligar o Gnome-shell para comparar e digo-lhe dentro de alguns minutos! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Falcomer » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:22

Eu li ele já, quase ressuscitei ele. Pois é, me motivou legal... Eu tenho que usar o ubuntu 12.10, por causa do kernel que tem o driver mais estável da minha wireless.

Eu espero a velocidade ganhar um pouco de velocidade também.

Será que o steam funcionará nele?
Linux Professional Institute Certificated Level 1.
LPI000220827

Falcomer
 
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Brasília

Comparativo entre Ubuntu 12.10 Unity VS Gnome-Shell

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:35

Olá Falcomer,

Antes de mais sobre o Steam não sei, mas pelo que vi na net vai funcionar em qualquer Linux.

Quanto à sua questão eis o comparativo.

Comparativo entre Ubuntu 12.10 Unity VS Gnome-Shell



As condições de teste foram as seguintes:
  • Ubuntu 12.10 64bits versão final atualizado até à data, sem qualquer alteração a não ser o ambiente gráfico Gnome-Shell para fazer obviamente o comparativo;
  • Em ambos os testes o computador foi desligado e iniciado para que não haja nenhuma memória extra que possa alterar os testes;
  • Houve apenas um teste para cada ambiente gráfico. Para situação mais rigorosa, deviam ser feitos vários testes e fazer a média

Ubuntu 12.10 com Unity



O Ubuntu iniciou normalmente e logo após a disponibilização dos paineis abri o monitor do sistema; aguardei 45 segundos e tirei o primeiro printscreen. Logo após abri o Firefox com o Forum do Ubuntued aberto. Os resultados do processador e memória podem ser vistos nas imagens abaixo. De ressalvar apenas que enquanto o Gnome-shell assim que iniciou abriu sem latência a shell e pude abrir logo o monitor do sistema, no caso do Unity houve uma latência de alguns segundos do Unity, demonstrando o peso associado ao seu Dash.

Ubuntu 12.10 com o Gnome-Shell



Tal como ocorreu no teste anterior, logo após o aparecimento da barra superior chamei a Shell e arranquei imediatamente com o Monitor do Sistema. Aguardei 45 segundos tirei o primeiro printScreen e depois abri imediatamente o Firefox, deixei passar algum tempo e tirei outro printScreen. Os dados do processador e memória podem ser vistos nas imagens abaixo:


Perceções



Há primeira vista o Gnome-Shell é claramente mais rápido em termos de latência. O dash do Unity é consideravelmente mais rápido e até o clique nos indicadores têm uma pequena latência acrescida. No entanto, o arranque em si até aparecerem os paineis, logo após o login, foi bastante similar entre o Gnome-Shell e Unity.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Falcomer » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:51

Legal cara... muito bom! O meu ubuntu tá sem qualquer modificação para desempenho. Logo ele tá comendo 900mb agora. Também não sei se ele tá comendo esse tanto de memória pq eu tenho 8gb de ram?

aqui agora tá com o chrome aberto só e a página do forúm!
Linux Professional Institute Certificated Level 1.
LPI000220827

Falcomer
 
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Brasília

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 0:59

Mas você deve ter em conta que o meu Ubuntu está mesmo sem nada! Não instalei praticamente nada, que eu me lembre instalei o Gnome-Shell e o Inkscape, mais nada. Você se tiver alguns indicadores ou até as Contas Online configuradas já pesa mais um pouco.

Para além disso, se já teve noutras páginas, nomeadamente com flash, pode ter a certeza que a memória sobe logo. Como eu só abri o Forum do ubuntued, não foi carregado flash nenhum, pois felizmente o Flash aqui está praticamente abolido. Só aparece mesmo quando se quer fazer play a um vídeo do Youtube.

Sobre você ter 8GB, não tem nada a ver! ;) Só varia é entre sistemas 32Bits e 64Bits! Aí sim existe um desperdício maior, mas isso está intrinsecamente ligado ao barramento do hardware de 64bits. Mas claro que isto pode-se dizer também que é culpa dos copiladores não aproveitarem melhor a memória. Isto ocorre também noutros sistemas, nomeadamente Windows.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor Falcomer » Qui, 8 de Novembro 2012, 1:06

Eu não tenho essas contas online aí, no meu não tem nem o rithymbox instalado. Pois uso o grooveshark. Talvez seja isso, mas to achando estranho o compiz com 140mb, outro motivador pra usar o gnome-shell.

Já to gravando o pen driver aqui e vou formatar! seja o que Deus quiser! kkk
Linux Professional Institute Certificated Level 1.
LPI000220827

Falcomer
 
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Brasília

Re: Trocar Ubuntu 12.10 pelo Gubuntu 12.10.

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 8 de Novembro 2012, 1:06

Falcomer (07-11-2012, 23:51) escreveu:Legal cara... muito bom! O meu ubuntu tá sem qualquer modificação para desempenho. Logo ele tá comendo 900mb agora. Também não sei se ele tá comendo esse tanto de memória pq eu tenho 8gb de ram?

aqui agora tá com o chrome aberto só e a página do forúm!


Está utilizando o Gnome-Shell? E está SOMENTE com navegador aberto? E só com a página do fórum? Consumindo 900Mb? 8| 8|

Ao meu ver tem algo de errado. Já pensou em utilizar a versão 64bits do Ubuntu? Ela suporta mais de 3Gb de memória!

Tenta instalar o zram, utilizo aqui no meu computador e é sensacional:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram && sudo apt-get update && sudo apt-get install zramswap-enabler -y


Você vai utilizar o Gnome-Shell UNICAMENTE? Se sim, então tenta estas otimização do Ubuntu. Utilizo e recomendo:

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=1642


Ainda continua lerdo? Então sugiro que instale o XFCE. Rápido, leve, estável e MUITO personalizável. E não perde em nada para o Gnome-Shell ou o Unity:
sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes