Bem-vindo: Qui, 12 de Junho 2025, 21:59 Pesquisa avançada

Ubuntu Gnome Remix - Primeiras impressões

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Ubuntu Gnome Remix - Primeiras impressões

Mensagempor abdo » Dom, 16 de Setembro 2012, 12:04

Boas Galera

Aqui vão as minhas primeiras impressões sobre o Ubuntu Gnome Remix, que possivelmente será chamado informalmente de Gubuntu.

Então vamos lá, instalei o Gubuntu 12.10 alpha2 para ver como será o mesmo, e não vi muita diferença em termos de desempenho em relaçao ao Ubuntu, apenas a interface diferente, e no visual o Gubuntu para mim ganha do Ubuntu, isto senão levarmos em consideração o papel de parede de cada um, apenas acho o Gubuntu mais limpo, com sua única barra superior enquanto o Ubuntu ainda apresenta a barra lateral com ícones grandes, principalmente para quem usa netbooks.

No uso diário o Gubuntu 12.10 apesar de ser alfa não apresentou nenhum problema, funcionando bem, sem travamentos e sem bugs que interfiram no seu funcionamento. Aliás o unico bug que encontrei foi que não consegui fazer o Gubuntu usar um tema de ícones diferente, mesmo depois que instalei o Openbox, ainda assim por mais que se modificasse o tema dos ícones nada acontecia.

Falando no Openbox, é incrivel a diferença de consumo de RAM nos dois gerenciadores, enquanto ao iniciar o net com o Gnome temos um consumo aproximado de 220/230MB o Openbox se contenta com 70/75MB

Já quanto aos aplicativos, o padrão do Gnome é bem diferente do Ubuntu
Abiword/Gnumeric no lugar do LibreOffice
Web no lugar do Firefox
Software no lugar da Central de Programas

Para mim que pouco uso uma suite de escritório, que não crio ou edito muitas apresentações o Abiword/Gnumeric em conjunto com o Google Drive é o suficiente, mas para quem faz um uso mais intenso a dupla Abiword/Gnumeric pode deixar a desejar

O Software é, como já disseram em outro post, o padrão do Fedora, e é estranho para quem sempre utilizou o Synaptic mas logo depois você se acostuma e não é nada que exija a instalação do Synaptic ou da central de programas. Mas a grande verdade é: Se você sabe o nome dos pacotes que você quer instalar, então o terminal com sudo apt-get install é realmente imbatível.

Web, antes chamado de Epiphany, é o navegador desenvolvido pelo Gnome, é minimalista, não como o Chrome, mas tão espartano que ficam faltando algumas coisas nele.
Muito pouco customizável, não tem sequer como escolher a página inicial, o mesmo sempre usa a última página como a inicial, um perigo real para adolescentes com niveis altíssimos de hormonios, vai que esquecem de trocar aquela página tão... sonhadora, antes de irem para escola e o(a) papai/mamãe curioso vai dar uma olhadinha no pc do filhinho....
Mas tem um recurso que achei legal que é salvar uma página como aplicativo web
Outro recurso (ou detalhe) que alguns podem gostar e outro não é a barra de progressão do carregamento que fica na parte de cima, logo abaixo da barra de endereços ou da barra de abas se você as estiver usando.

Para quem não gostou do Unity, é fã do Gnome e do Ubuntu, quer ter um sistema standart, então o Gubuntu é a solução. Quanto aos aplicativos sabemos que nenhuma distro tem por padrão a "Nossa Seleção", assim é instalar o Gubuntu e depois personalizar ao seu gosto.

Taí o meu gosto
Gubuntu 12.10 com conky e painel tint2
O bom deste painel é que ele já te mostra as áreas de trabalho a medida que elas vão sendo criadas e você pode navegar rapidamente não apenas entre elas mas tambem entre os aplicativos nelas abertos.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Re: Ubuntu Gnome Remix - Primeiras impressões

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Setembro 2012, 13:51

Excelente análise :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Dom, 16 de Setembro 2012, 14:26

Ao contrário de você, estou usando o Ubuntu 12.10 normal. Não quero outro sistema! Acostumei, inclusive, com o launcher do Unity ali do lado, sem sair. O sistema é tão integrado às minhas contas web e etc, que me faz não querer sair dele. O Gwibber está bem rápido, Empathy também e o próprio Unity.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Setembro 2012, 14:28

Olá Abdo,

Estes são os tópicos que eu mais gosto! São os tópicos de crítica pessoal construtiva de aplicações/sistemas. É sempre um prazer enorme ler este tipo de tópicos e espero que cada vez mais apareçam textos assim! ;)

Sobre a sua crítica, creio que ela bate bastante nos pontos que previa: É gnome-shell, mas como é derivado direto do Ubuntu o peso associado para já ainda é muito similar. Claro que o facto de ser gnome-shell é já uma vantagem para muitos, mas isto é uma questão de gostos. ;)

Agora sobre as aplicações, aí é que eu acho que está o verdadeiro calcanhar de aquiles. É muito bonito dizer que querem esta distribuição o mais Gnome possível e por isso utilizam o Epiphany e o Software como padrão. Mas será que isto é mesmo uma boa ideia? Será que abdicar de qualidade/funcionalidade para ter um sistema 100% gnome é bom? Na minha opinião isso não é bom, pois perco funcionalidades.

Neste último ponto que falei acima, acho que o exemplo mais crasso é não utilizar o LibreOffice. Novamente perdoem-me quem gosta de outras suites, mas acho que o LIbreOffice atualmente é a melhor escolha livre para um ambiente de escritório. Por dois motivos: é um sistema altamente qualificado e começa a ser usado por massas o que é uma vantagem ao nível de compatibilidades e de ajudas encontradas na Internet.

Para finalizar, sobre esse ponto da memória, eu não acho isso um problema. Há softwares, nomeadamente o Google Chrome, que guardam cache na memória propositadamente para que a fluidez da aplicação seja maior. Apesar de provavelmente este não ser esse o caso, temos de ter em conta que o Gnome-Shell tem várias interfaces com um design moderno prontas a serem utilizadas a qualquer momento, ao contrário do OpenBox que se limita quase ao seu menu :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Daniel Alves » Dom, 16 de Setembro 2012, 20:49

Ótimo tópico.
Pelo que foi apresentado, vejo que continuarei com o meu Ubuntu com Unity mesmo. Mas matérias como essa são excelentes para conhecer um pouco do mundo fora do Ubuntu sem precisar ficar usando o Virtualbox.

vlw!
Daniel Alves

Mensagempor miles_maverick » Dom, 16 de Setembro 2012, 21:28

Oi Novais, o Openbox pode se limitar apenas ao menu, mas isso é apenas por padrão, o Openbox te dá uma liberdade muito grande de personalização. Tanto que uso o Madbox (que apresentei aqui), o Ubuntu com Unity e Gnome Shell (O Unity me dá mais bateria e o Gnome mais leveza), e pretendo instalar o Chunchbang junto com todos.

Dentre os dois, o Madbox é o mais querido, não por ser leve, por causa do OPENBOX...
miles_maverick

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Setembro 2012, 21:48

miles_maverick (16-09-2012, 21:28) escreveu:Oi Novais, o Openbox pode se limitar apenas ao menu, mas isso é apenas por padrão, o Openbox te dá uma liberdade muito grande de personalização. Tanto que uso o Madbox (que apresentei aqui), o Ubuntu com Unity e Gnome Shell (O Unity me dá mais bateria e o Gnome mais leveza), e pretendo instalar o Chunchbang junto com todos.

Dentre os dois, o Madbox é o mais querido, não por ser leve, por causa do OPENBOX...

Se bem que o Madbox vem com alguns pequenos problemas, como por exemplo a falta de suporte linguístico, falta de personalização de Gtk3, etc, etc! Mas para ter um LiveUSB para poder desenrascar num ou noutro aspecto, é uma boa opção! Não digo óptima, pois nem o básico do GCC traz! :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 3:01

miles_maverick (16-09-2012, 21:28) escreveu:O Unity me dá mais bateria e o Gnome mais leveza

Tem a certeza disto?? 8| Até ao momento nunca consegui tal coisa! O Gnome-shell sempre foi mais leve e portanto sempre proporcionou mais bateria! :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Seg, 17 de Setembro 2012, 10:01

Ao menos para mim sim... Usando o Unity-2d a bateria dura de 3:30 até 4 horas, com o Gnome shell consigo perto de 3 horas
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Setembro 2012, 14:14

Ahhh, unity2D talvez! ok! Mas comparativamente com o Unity normal, no meu caso, a shell tem performances bem melhores!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux