Aqui vão as minhas primeiras impressões sobre o Ubuntu Gnome Remix, que possivelmente será chamado informalmente de Gubuntu.
Então vamos lá, instalei o Gubuntu 12.10 alpha2 para ver como será o mesmo, e não vi muita diferença em termos de desempenho em relaçao ao Ubuntu, apenas a interface diferente, e no visual o Gubuntu para mim ganha do Ubuntu, isto senão levarmos em consideração o papel de parede de cada um, apenas acho o Gubuntu mais limpo, com sua única barra superior enquanto o Ubuntu ainda apresenta a barra lateral com ícones grandes, principalmente para quem usa netbooks.
No uso diário o Gubuntu 12.10 apesar de ser alfa não apresentou nenhum problema, funcionando bem, sem travamentos e sem bugs que interfiram no seu funcionamento. Aliás o unico bug que encontrei foi que não consegui fazer o Gubuntu usar um tema de ícones diferente, mesmo depois que instalei o Openbox, ainda assim por mais que se modificasse o tema dos ícones nada acontecia.
Falando no Openbox, é incrivel a diferença de consumo de RAM nos dois gerenciadores, enquanto ao iniciar o net com o Gnome temos um consumo aproximado de 220/230MB o Openbox se contenta com 70/75MB
Já quanto aos aplicativos, o padrão do Gnome é bem diferente do Ubuntu
Abiword/Gnumeric no lugar do LibreOffice
Web no lugar do Firefox
Software no lugar da Central de Programas
Para mim que pouco uso uma suite de escritório, que não crio ou edito muitas apresentações o Abiword/Gnumeric em conjunto com o Google Drive é o suficiente, mas para quem faz um uso mais intenso a dupla Abiword/Gnumeric pode deixar a desejar
O Software é, como já disseram em outro post, o padrão do Fedora, e é estranho para quem sempre utilizou o Synaptic mas logo depois você se acostuma e não é nada que exija a instalação do Synaptic ou da central de programas. Mas a grande verdade é: Se você sabe o nome dos pacotes que você quer instalar, então o terminal com sudo apt-get install é realmente imbatível.
Web, antes chamado de Epiphany, é o navegador desenvolvido pelo Gnome, é minimalista, não como o Chrome, mas tão espartano que ficam faltando algumas coisas nele.
Muito pouco customizável, não tem sequer como escolher a página inicial, o mesmo sempre usa a última página como a inicial, um perigo real para adolescentes com niveis altíssimos de hormonios, vai que esquecem de trocar aquela página tão... sonhadora, antes de irem para escola e o(a) papai/mamãe curioso vai dar uma olhadinha no pc do filhinho....
Mas tem um recurso que achei legal que é salvar uma página como aplicativo web
Outro recurso (ou detalhe) que alguns podem gostar e outro não é a barra de progressão do carregamento que fica na parte de cima, logo abaixo da barra de endereços ou da barra de abas se você as estiver usando.
Para quem não gostou do Unity, é fã do Gnome e do Ubuntu, quer ter um sistema standart, então o Gubuntu é a solução. Quanto aos aplicativos sabemos que nenhuma distro tem por padrão a "Nossa Seleção", assim é instalar o Gubuntu e depois personalizar ao seu gosto.
Taí o meu gosto
Gubuntu 12.10 com conky e painel tint2
O bom deste painel é que ele já te mostra as áreas de trabalho a medida que elas vão sendo criadas e você pode navegar rapidamente não apenas entre elas mas tambem entre os aplicativos nelas abertos.