Bem-vindo: Seg, 5 de Maio 2025, 14:57 Pesquisa avançada

Como fazer com que qualquer ação peça a senha root

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Como fazer com que qualquer ação peça a senha root

Mensagempor Ron Alon » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 5:21

Parece algo estranho, mas me bateu uma curiosidade: se alguém quiser mexer no seu computador sem você saber (com ele desbloqueado), tem como toda ação no computador (desde abrir um navegador de internet) até instalar um programa, peça a senha do root?

Tive esta dúvida e não sei se é possível. Será que alguém já tentou fazer isso?

:obrigado: :yeah:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Como fazer com que qualquer ação peça a senha root

Mensagempor larissartemis » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 3:02

Olá Ron! Talvez isso ajude:
Abra o Terminal, navegue nos menus Editar > Preferências do perfil > Aba Título e comando. Marque a opção 'Executar um comando personalizado em vez da shell padrão' e escreva 'sudo su' (sem aspas) na caixa de texto que será desbloqueada. Feche a janela das Preferências do perfil e o Terminal.
Na próxima vez que você abrí-lo, será solicitada a senha de root antes que qualquer comando seja executado, como se 'sudo su' fosse o primeiro comando executado.

Era isso que você buscava?
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 13:58

Oi, Larissa.

Tudo bem?

Então, é quase isso. Pelo menos no terminal já vi que dá pra fazer algo assim. Mas o que eu queria mesmo saber se dava pra fazer é: qualquer ação que for fazer no computador, seja por terminal ou não, ele pedir a senha do administrador. Seja como abrir o navegador de internet, o nautilus ou o terminal - como se fosse um bloqueio.

Agora essa dica do terminal é bem interessante: já dá pra entrar em root direto sem fazer nada. Gostei disso e não sabia. Obrigado! :D
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor larissartemis » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 1:09

Oi Ron.
Tudo bem sim. E com você?
Eu não conheço nenhuma forma para pedir senha ao abrir o navegador, o nautilus e etc. Porém, será que isso é mesmo interessante em um computador? Não ficaria chato ter que digitar uma senha sempre que for realizar qualquer ação?
É verdade que se ganha em segurança, mas se perde (e muito) em usabilidade. O que você acha?
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 13:21

larissartemis » 26 Fev 2012, 01:09 escreveu:Oi Ron.
Eu não conheço nenhuma forma para pedir senha ao abrir o navegador, o nautilus e etc. Porém, será que isso é mesmo interessante em um computador? Não ficaria chato ter que digitar uma senha sempre que for realizar qualquer ação?
É verdade que se ganha em segurança, mas se perde (e muito) em usabilidade. O que você acha?

Para além de que alguns aplicativos terem reacções diferentes em modo utilizador e "root" (que é o que pretende). Quanto a abrir o navegador como "root", péssima ideia, pois assim perde em segurança... Já que irá dar demasiado poder aos conteúdos que estiver a visualizar na internet...

O melhor a fazer, é antes de se afastar do PC, carregar [Ctrl]+[Alt]+[L] para trancar o ecrã, assim evitará mexericos no seu computador! Se alguém precisar de fazer uma ou outra coisa e você quiser emprestar o seu PC, faça uso da Sessão de Convidado (se estiver no Ubuntu 11.10 com sessão Unity, esta sessão pode ser encontrada no painel onde está o seu nome de utilizador)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 18:18

larissartemis » Sáb Fev 25, 2012 10:09 pm escreveu:Oi Ron.

Luis Cardoso » Dom Fev 26, 2012 10:21 am escreveu:Para além de que alguns aplicativos terem reacções diferentes em modo utilizador e "root" (que é o que pretende). Quanto a abrir o navegador como "root", péssima ideia, pois assim perde em segurança... Já que irá dar demasiado poder aos conteúdos que estiver a visualizar na internet...

O melhor a fazer, é antes de se afastar do PC, carregar [Ctrl]+[Alt]+[L] para trancar o ecrã, assim evitará mexericos no seu computador! Se alguém precisar de fazer uma ou outra coisa e você quiser emprestar o seu PC, faça uso da Sessão de Convidado (se estiver no Ubuntu 11.10 com sessão Unity, esta sessão pode ser encontrada no painel onde está o seu nome de utilizador)!

Tudo sim!
E exato, Larissa., perde-se muito tempo na usabilidade. Acho que o melhor mesmo a se fazer é, como o Luis disse: acho que o melhor a se fazer é [Ctrl]+[Alt]+[L], pois aí bloqueia tudo.

E eu tinha esquecido da Sessão de Convidado! É uma boa utilizá-la também!

Obrigado pela ajuda! :obrigado: :yeah:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Voltar para Questões gerais