Unity sobre Ecrã Trancado
Não sei se a vós vos acontece o mesmo, mas a mim, desde a última actualização, detectei um pequeno problema no Protector de Ecrã no Ubuntu. Ou seja, o Unity fica sobreposto ao Protector de Ecrã, mostrando as aplicações que estão a ser usadas pelo utilizador actual, embora não dê para ver o que estava a fazer nem nada do género, pois o Unity não permitia interacção, mas... e se o utilizador tivesse alguma informação sensível na altura em que trancou o Ecrã? Uma pessoa mal intencionada poderia facilmente obter a informação sem precisar de inserir a senha!
Bom, se vos acontecer o mesmo, existe uma forma rápida de contornar isso, antes de trancarem o ecrã, abram o programa para capturar uma imagem, apliquem um atraso de 5 a 10 segundos e tranquem o ecrã! Pelo menos a mim resultou, desde que capturei a imagem que acompanha este texto que não me voltou a acontecer o mesmo, ficando a apresentar o que era habitual ver-se!
Nota: Se entretanto forem detectando problemas estranhos no Ubuntu, aproveitem este tópico para verem se os mesmos já foram abordados e se já se descobriram formas de o contornar, ou então para os apresentar aqui em busca de esclarecimentos!
 
    

 O que se passou, a meu ver, foi o Unity não ter detectado o Trancar do Ecrã, exigindo a sua renderização após esta acção. Digo isto, porque numa das tentativas, ao apertar as teclas [Ctrl]+[Alt]+[L] o ecrã ficou preto (como é habitual no Ubuntu 11.10) e depois vejo o Unity surgir dando a impressão que eu tinha acabado de iniciar a sessão e que tinha um fundo de ecrã preto. Este Unity desaparecia de seguida! Depois ao mexer o 
    
    
