Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 15:25 Pesquisa avançada

Siemens Fujitsu Esprimo Mobile

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Siemens Fujitsu Esprimo Mobile

Mensagempor LuisNovo » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 11:19

Olá a todos,

Tenho andado a tentar instalar o UBUNTU no meu portártil Siemens Fujitsu Esprimo Mobile e tenho problemas com a gráfica pois parece que o OS não a reconhece. Já tentei de tudo? Alguém me pode dar uma ajuda? No caso de ser algo simples posso deixar alguém entrar no meu PC pela Net.

Obrigado a todos e parabéns pelo excelente Forum e Site.

LuisNovo

Re: Siemens Fujitsu Esprimo Mobile

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 11:41

LuisNovo » 14 Fev 2012, 11:19 escreveu:Olá a todos,

Tenho andado a tentar instalar o UBUNTU no meu portártil Siemens Fujitsu Esprimo Mobile e tenho problemas com a gráfica pois parece que o OS não a reconhece. Já tentei de tudo? Alguém me pode dar uma ajuda? No caso de ser algo simples posso deixar alguém entrar no meu PC pela Net.

Obrigado a todos e parabéns pelo excelente Forum e Site.

Bom, eu tenho um Siemens Fujitsu Esprimo Mobile (o do e-escolas do meu irmão) ele possui uma gráfica SIS Mirage (a pior de todas para lidar com Linux) no entanto apenas consegui bons resultados com OpenSuse! Tenho de experimentar o Ubuntu, mas vai ser complicado colocar a gráfica a funcionar, basta ver pela net.
Se tiver uma SIS Mirage, então veja aqui este tópico, pode ser que resulte, não o experimentei ainda: http://ubuntuforum-br.org/index.php/top ... #msg486133
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor LuisNovo » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 11:59

Obrigado pela resposta rápida.
Este Fujitsu tb é do eescolas. Vou sacar o Open Suse mas antes vou tentar estudar o tópico do link que me enviou. Relativamente ao Open Suse bastou instalar normalmente?

Obrigado pelo seu tempo.

LuisNovo

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 12:26

LuisNovo » 14 Fev 2012, 11:59 escreveu:Obrigado pela resposta rápida.
Este Fujitsu tb é do eescolas. Vou sacar o Open Suse mas antes vou tentar estudar o tópico do link que me enviou. Relativamente ao Open Suse bastou instalar normalmente?

Obrigado pelo seu tempo.

É assim, eu não instalei o OpenSuse, apenas usei o LiveCD, mas ao contrário do Ubuntu, consegui mesmo a partir do LiveCD do Suse ativar o 3D e usar o Compiz e isso foi há 2 anos (mais ou menos). Tal como referi, o PC é do meu irmão, e foi só para testar. É que este portátil é uma autêntica aldrabice, vem tudo pela metade (768MB de RAM e traz o Windows Vista Premium o.0 ), mesmo com o Windows XP instalado ele fica com alguns problemas de arrasto nas janelas... Quando experimentei o OpenSuse 11 (se não estou em erro) em LiveCD consegui ativar o 3D, nomeadamente experimentei o CUBO 3D e vi-o deslocar sem falhas! Eu ainda não testei a versão mais recente do OpenSuse, mas o Ubuntu que testei na altura, ficava com alguns problemas no ecrã, no plymouth ficava branco com uma cruz negra no centro e já no ambiente de trabalho notava-se algum arrasto gráfico e não permitia a ativação do 3D!

Ainda não experimentei com Sistemas Operativos mais recentes (OpenSuse 12.1 ou Ubuntu 11.10), mas não recomendaria algo assim tão pesado como Unity ou KDE, recomendaria o Xubuntu ou Lubuntu para o portátil presente na imagem!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Instalação do Ubuntu