Miguel72 » 04 Jan 2012 17:27 escreveu:Boas Luciano, acho que fazes muito bem! E, como disseste, é DIREITO teu!
Responde-me só a uma questão, se souberes, qual o mais "pesado" em termos de recursos, o Ubuntu (Unity, Gnome-Shell, etc) ou o Kubuntu?
Cumps.
P.S. - Eu sei que é off-topic, como tal apenas uma resposta directa será o suficiente. Obrigado.
Boa noite Miguel72, desejo que esteja bem e faliz ano novo pra ti e todos os seus amados! Começando, sinto lhe informar que não tenho como responder de forma satisfatória a sua questão por um motivo bem simples, sou apensas um mero usuário e não um profundo conhecedor de ambas as interfaces gráficas (GNOME e KDE)! Outra dificuldade que encontro de lhe responder de forma imparcial é a seguinte, estou usando o Kubuntu Lucid Linx, e o que isso significa afirmar!? Simples! Por estar usando este sistema, tenho o KDE na versão que ele mantem oficilamente (KDE 4.4.5), então, seria injusto comparar com o Unity por exemplo do própio Ubuntu 11.04! E por que seria!? Respondendo a minha própia questão, seria porque a tecnologia empregada na fabricação do Ubuntu 11.04 é de 2 gerações a frente do 10.04 (10.10, 11.04), o que por si só já deixa o Kubuntu (Ubuntu 10.04 com o KDE 4.4.5) em franca desvantagem tecnologica (sentido de tempo e novidade de aplicativos, e não usabilidade e funcionamento! Digo isso levando em conta que estou fazendo a comparação com o 11.04, se for com o 11.10 então ai é mais injusto ainda (GNOME 3.2 vs KDE 4.4.5)...
Soma-se a isso tudo a minha quase total e mais completa ignorância a respeito de saber dos pormenores do ambiente de trabalho KDE (nem o KDE 3 cheguei a usar um tempo minimo, que dira o KDE 4, estou disposto a usar até o final do suporte, vamos ver se minha intenção se mantem, estou animado e gostando! O que mais gosto é que ele é pratico e fácil de pegar, eu prefiro o GNOME como falei lá em cima, mas o KDE não é nada mau de ser usado não, bem completo e super integrado!
)
Outra coisa, o Ubuntu 11.10 tá ótimo, mas, o Kubuntu 10.04 leva vantagem em ser muito mais stable (lembre-se de que é LTS, já foi muito mais "arredondado" que o Unity ainda vai ser) que os novos Ubuntus, por estar em seu 3º sub-lançamento já indo pra o 4º no final do mês vigente!
Em termos de "peso" em uso de sistema, se comparar Ubuntu 10.04.3 com o Kubuntu 10.04.3 o Ubuntu, por experiência própia aqui na maquina que uso, leva vantagem (que não é nada absurda diga-se de passagem, acredito que o Kubuntu bem ajustado e configurado por quem saiba usar deve ficar bem mais ágil e adequado do que o que está aqui
) Pra comparar com o Unity, sinto que deveria comparar versões paralelas pra ser o mais justo e imparcial possível (Ubuntu 11.04 com o Kubuntu 11.04, Ubuntu 11.10 com o Kubuntu 11.10, e assim por diante...)
Então é isso, pra mim, usuario leigo e sem profundidade tecnica suficiente pra responder lhe digo que, se não é, fica quase mesma coisa o que to usando com os novos Ubuntus e seus Unity! É o maximo que posso lhe responder...
Pra uma melhor resposta tens que perguntar a quem tem experiência com os dois ambientes gráficos e saiba tirar a "gordura" tanto de um quanto de outro pra que ai possa responder com certeza de causa por saber configurar adequadamente tanto o GNOME quanto o kDE!
Espero que tenha ajudado ou pelo menos não o tenha deixado tão menos
"inquieto" do que estava até antes de ler o post! Boa noite e até a próxima...
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!