Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:18 Pesquisa avançada

Interface Mockup Elementary/Gnome

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Thiago » Dom, 27 de Outubro 2013, 1:02

Mockup para interface Gnome/Pantheon

1. Retirada dos botões fechar das janelas, movendo para o painel, deixando-o fixamente do lado esquerdo superior.

2. Mover dock (plank) para esquerda

3. Retirada do texto Atividades e inserir Ícone

4. Menu Global ou integração dos menus no painel

//Dicas, críticas, sugestões, voluntários para programar isso, xingamentos???


Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Outubro 2013, 12:21

Retirar os botões da barra de título e manter sempre na barra superior aumenta a consistência, pelo menos comparando com a forma como o Ubuntu com Unity funciona atualmente. No entanto, acho que deixar a barra de título na mesma, acho acaba por ser desvantajoso pela maneira comum de se usar as aplicações desktop.

Tudo bem que esta inovação depois de aplicada durante meses seria uma usabilidade como outra qualquer, ou seja, poderia não ser má, mas creio que alterar uma forma comum de se usar para ter a barra mais limpa talvez não seja algo tão benéfico assim.

Agora se você com esta modificação tivesse tirado a pŕopria barra de título (visto que o nome da aplicação já está no barra superior, aí sim acho que a modificação seria profunda e talvez pudesse construir uma usabilidade diferente mas com vantagens claras ao nível da otimização de espaço.

No entanto isso ia criar um problema ainda maior: como arrastar aplicações. No meu caso que utilizo diariamente as teclas ALT e raramente uso a barra de título, eu não ia sentir grandes problemas de usabilidade, mas acho que impingir isso aos utilizadores ditos "normais", seria complicado e não ótimo.

Em suma, não sei até que ponto tanto a sua ideia como a minha seriam boas em termos de usabilidade final. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Thiago » Dom, 27 de Outubro 2013, 17:04

Pensei em retirar a barra de títulos, mas levei em consideração exatamente o usuário normal.

Considerando que ao trabalhar com janelas não maximizadas, torna o espaço algo não tão importante, a menos que esteja trabalhando com mais de uma janela e comparando resultados.


No entanto, ao retirar totalmente a barra de títulos, ficaria difícil identificar as janelas que não estariam em foco, fazendo assim necessário clicar de uma em uma, caso não saiba exatamente qual pasta está (caso de pesquisa ou computadores de estranhos).

Quanto ao mockup, embora tenha gostado muito da idéia, acho muito difícil vir a ser implementado, pois teriam que repensar tudo em conceito de painel, janelas, etc, e usei seria um trabalho de anos de programação e discussão.

Seria algo para alguns anos e é
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:46

Pois, a troca de usabilidade tem de trazer vantagens muito grandes mesmo, caso contrário a resistência é enorme.

Entretanto, não sei se isto é resultado de edição de imagem ou não, mas o autor destes temas tem apresentado screenshots sem barra:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 30 de Outubro 2013, 1:00

Claudio Novais, o Nautilus 3.10 já vem sem a barra de título por padrão. xD
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 30 de Outubro 2013, 1:09

Thiago, os botões de janela na barra do top é muito bom. Gosto bastante desta ideia, pois já sei onde está os botões e vou direto até eles. Mas, prefiro eles do lado esquerdo, junto com o botão de menu. Do lado direito eu preciso girar a cabeça para vê-lo. Do lado esquerdo acho mais produtivo.

Esta janela de Vídeos é do Nautilus? Se for, é uma ótima ideia a pesquisa de vídeos do YouTube. Gostei da simplicidade do programa xD

Já a retirada dos botões, assim como o Cláudio falou, fica sem sentido se mantiver a barra de títulos. Eu particularmente, não me importo de se retirar a barra de título. Acho até mais bonito. Em questão de produtividade, não altera muita coisa no meu caso, pois utilizo o dack para a função de minimizar, maximizar e fechar.

E o plank deu uma nova modernidade do Gnome Shell 8)

Em um conjunto geral, eu gostei do seu Mockup. Meus parabéns! :venia: :venia:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Thiago » Qua, 30 de Outubro 2013, 1:21

yuryrodrigues (30-10-2013, 0:09) escreveu:Thiago, os botões de janela na barra do top é muito bom. Gosto bastante desta ideia, pois já sei onde está os botões e vou direto até eles. Mas, prefiro eles do lado esquerdo, junto com o botão de menu. Do lado direito eu preciso girar a cabeça para vê-lo. Do lado esquerdo acho mais produtivo.

Esta janela de Vídeos é do Nautilus? Se for, é uma ótima ideia a pesquisa de vídeos do YouTube. Gostei da simplicidade do programa xD

Já a retirada dos botões, assim como o Cláudio falou, fica sem sentido se mantiver a barra de títulos. Eu particularmente, não me importo de se retirar a barra de título. Acho até mais bonito. Em questão de produtividade, não altera muita coisa no meu caso, pois utilizo o dack para a função de minimizar, maximizar e fechar.

E o plank deu uma nova modernidade do Gnome Shell 8)

Em um conjunto geral, eu gostei do seu Mockup. Meus parabéns! :venia: :venia:



Obrigado =)

É apenas uma ideia e pode ser alterada ^_^
Eu particularmente prefiro os botões do lado esquerdo também, mas coloquei ali por estética.
Mas também poderia colocar ao lado do lançador (iniciar).

Quanto a barra de títulos, eu não me importo com ela, mas fiquei com medo de retirar a surgir uma certa resistência do pessoal rs

Abraços ;)
Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Exploit » Qua, 30 de Outubro 2013, 3:47

yuryrodrigues (30-10-2013, 0:00) escreveu:Claudio Novais, o Nautilus 3.10 já vem sem a barra de título por padrão. xD


http://slashdot.org/story/13/09/26/1945 ... 0-released :obvio:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor Thiago » Qua, 30 de Outubro 2013, 4:21

Aqui sem a barra de títulos e com o botão a esquerda

Avatar do usuário
Thiago
 
Mensagens: 241
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: Interface Mockup Elementary/Gnome

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 30 de Outubro 2013, 16:16



Ficou muito melhor! :venia: :venia:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron