O Google Chrome tem, há um bom tempo, a opção de os usuários criarem perfis diferentes no navegador. Esta opção permite que várias pessoas utilizem um mesmo computador sem a necessidade de compartilharem os seus históricos de navegação ou favoritos, mantendo, na medida do possível, a privacidade de cada um.
Como forma de aprimorar a opção já existente, o Google anunciou ter adicionado, à versão Beta do Chrome, uma nova opção chamada de “usuários supervisionados“. Com ela, o usuário principal do computador poderá cadastrar os demais usuários como “supervisionados” e, a partir de então, passar a ter controle de todas as suas ações, como sites acessados, através
desta página. Além disso, o “principal” poderá bloquear o acesso a determinados sites, fazendo com que o “supervisionado” tenha que pedir permissão para acessar determinados domínios.
Obviamente que, no caso de computadores “normais”, além de existir diversas ferramentas que permitam este tipo de controle, caso o usuário simplesmente opte por utilizar outro navegador, adeus controle. No entanto, a novidade é muito interessante aos donos de Chromebooks, uma vez que o OS do Google nada mais é do que uma versão personalizada do navegador. Mas, para quem tem filho pequeno em casa, certamente esta ferramenta será muito importante para controlar o que eles têm acessado. Não há demasia no que se refere a vigilância.
meiobit