Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:14 Pesquisa avançada

ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Sáb, 24 de Agosto 2013, 4:46

Fico-lhe grato pela edição que fez, Cláudio. Desta vez irei usar a resposta mais completa na esperança de ser bem sucedido. :S
Trata-se de um laptop, no qual já tive a mesma versão 12.10 funcionando plenamente por vários meses.
Apresentou erro quando, finalmente, cedi para uma atualização a versão 13.04, deixando de realizar novas atualizações a partir de então.
Acreditando ter sido por ter feito a divisão do espaço em disco destinado ao Ubuntu em três partições, refiz a instalação conforme citei.
Como numa das linhas que destacou em seu post cita "HUAWEI", creio que se refere ao modem (que é deste fabricante - infelizmente...).
A resposta ao comando foi:

Código: Selecionar todos
mount: o ponto de montagem /media/cdrom0 não existe


Agradeço também a sua participação, Xterminator.

Para o primeiro comando a resposta foi:

Código: Selecionar todos
wodim: Overview of accessible drives (2 found) :
-------------------------------------------------------------------------
 0  dev='/dev/sg1'   rwrw-- : 'Optiarc' 'DVD RW AD-7585H'
 1  dev='/dev/sg2'   rwrw-- : 'HUAWEI' 'Mass Storage'
-------------------------------------------------------------------------


Já no segundo:

Código: Selecionar todos
scsibus1:
   1,0,0   100) 'Optiarc ' 'DVD RW AD-7585H ' 'KX03' Removable CD-ROM
   1,1,0   101) *
   1,2,0   102) *
   1,3,0   103) *
   1,4,0   104) *
   1,5,0   105) *
   1,6,0   106) *
   1,7,0   107) *
scsibus9:
   9,0,0   900) 'HUAWEI  ' 'Mass Storage    ' '2.31' Removable CD-ROM
   9,1,0   901) *
   9,2,0   902) *
   9,3,0   903) *
   9,4,0   904) *
   9,5,0   905) *
   9,6,0   906) *
   9,7,0   907) *


Devo reconhecer que Ubuntu realmente é um conceito que usuários de Windows e Macs nunca desfrutarão, como bem observou o Arcebispo Desmond Tutu e os amigos confirmam:

“Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não se sente intimidada que os os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria autoconfiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem seu lugar no grande todo.”

Não é mesmo? ;)
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Sáb, 24 de Agosto 2013, 10:59

Ah, desculpem, mas esqueci de mencionar um fato que julgo importante (e até curioso...) :?: :

As instalações foram feitas através de CDs de boot... E, justamente, a partir do drive problemático! :!:

Vê se pode!
(É... pôde... :desdentado: ).
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Sáb, 24 de Agosto 2013, 11:03

E, inserindo um DVD de vídeo, tenta carregar. Ao passo que com um de dados (como o próprio da instalação), nada faz...
Estranho, não?
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Sáb, 24 de Agosto 2013, 15:14

Interessante.
Já ví que isto pode se estender por algumas páginas ;-), ou pode ser muito simples.
mas a princípio faça isto, acesse o diretório /media e crie um diretório com o nome do seu usuário.

cd /media
sudo mkdir usuário
sudo chown usuario.usuario diretório_recém_criado

Em seguida coloque alguma coisa no drive, caso já exista um diretório com o nome do seu usuário em /media precisária ver se você é o dono.

ls -l /media/diretório_com_nome_do_usuário ex:

[edson@Zumbi media]$ ls -l /media/edson/
total 6
drwx------ 5 edson edson 4096 Dez 31 1969 4C2E-E18A
dr-x------ 4 edson edson 136 Jan 11 2005 JOOLS_HOLLAND_HIPHOP


Hoje não existe a necessidade de efetuar qualquer processo de montagem etc...basta ter este diretório que quando você inserir alguma mídia ela será enviada automaticamente para este diretório.
Caso não seja isto veremos as outras possibilidades.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Dom, 25 de Agosto 2013, 21:19

Xterminator, mais uma vez agradeço pelo seu interesse em me ajudar e concordo quando especula sobre a possibilidade do assunto se estender por algumas páginas. Talvez sendo até mais apropriado proceder como o Claudio Novais fez, e editar as mensagens formando um novo tópico.
Não devido ao problema em si, mas, confesso, a minha ignorância.
Tentei, em vão, seguir por algumas vezes as suas orientações.
Como em "/media" já existe uma pasta denominada "franse" e, ao digitar o comando "cd /media", obtive a evidente resposta de que se trata de um diretório, realizei o segundo comando, obtendo:

bash: ls-l/media/franse: Arquivo ou diretório não encontrado


Lamento aumentar o grau de dificuldade com a minha carência de conhecimentos. Sei que é pedir muito (quase o impossível), mas poderia ser um pouco mais específico e detalhado?
Para ajudar, comecei a ler o "Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0", de Carlos Eduardo do Val. Recomenda outras leituras? :|
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Seg, 26 de Agosto 2013, 15:41

Franse (25-08-2013, 21:19) escreveu:Xterminator, mais uma vez agradeço pelo seu interesse em me ajudar e concordo quando especula sobre a possibilidade do assunto se estender por algumas páginas. Talvez sendo até mais apropriado proceder como o Claudio Novais fez, e editar as mensagens formando um novo tópico.
Não devido ao problema em si, mas, confesso, a minha ignorância.
Tentei, em vão, seguir por algumas vezes as suas orientações.
Como em "/media" já existe uma pasta denominada "franse" e, ao digitar o comando "cd /media", obtive a evidente resposta de que se trata de um diretório, realizei o segundo comando, obtendo:

bash: ls-l/media/franse: Arquivo ou diretório não encontrado


Lamento aumentar o grau de dificuldade com a minha carência de conhecimentos. Sei que é pedir muito (quase o impossível), mas poderia ser um pouco mais específico e detalhado?
Para ajudar, comecei a ler o "Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0", de Carlos Eduardo do Val. Recomenda outras leituras? :|


É que faltaram dois espaços aqui ls[ESPACO]-l[ESPACO]/media/franse
ls -l /media/franse

Não sei como proceder para dividir o tópico, mas creio que seria uma boa idéia, pois
este tópico está como resolvido, isto impede que outras pessoas possam ajudá-lo.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Ter, 27 de Agosto 2013, 12:53

Como pode ver, caro Xterminator, não subestimei minha ignorância... xD
Refazendo a execução do comando citado (desta vez, corretamente), obtive uma curiosa resposta:

franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse
total 0
franse@Xandy2:~$


Neste caso, matematicamente, o valor "0", para mim, nada significa. :cry: Embora sendo diferente da resultante do exemplo que citou, me parece indicar que não sou o soberano senhor do OS (embora não compreenda por que, como simples usuário, me seria negado acesso a um singelo drive óptico... o.0
Observo que, contudo, ao executar este comando, não me foi solicitado a digitação da senha de "Administrador"... Seria significativo?... ¬¬
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Ter, 27 de Agosto 2013, 16:51

Franse (27-08-2013, 12:53) escreveu:Como pode ver, caro Xterminator, não subestimei minha ignorância... xD
Refazendo a execução do comando citado (desta vez, corretamente), obtive uma curiosa resposta:

franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse
total 0
franse@Xandy2:~$


Neste caso, matematicamente, o valor "0", para mim, nada significa. :cry: Embora sendo diferente da resultante do exemplo que citou, me parece indicar que não sou o soberano senhor do OS (embora não compreenda por que, como simples usuário, me seria negado acesso a um singelo drive óptico... o.0
Observo que, contudo, ao executar este comando, não me foi solicitado a digitação da senha de "Administrador"... Seria significativo?... ¬¬


É parece que está tudo normal, em sistemas *NIX as coisas funcionam um pouco diferente e sim, para acessar um dispositivo seu usuário tem que ter permissão.
Experimente criar um link de sr0 para /dev/dvd

sudo ln -sf /dev/sr0 /dev/dvd

sudo usermod -G disk,cdrom franse

pode copiar e colar os comandos para não correr risco de algum espaço ser ignorado
e não vejo problema algum em seus dispositivos, pois eles são reconhecidos pelo wodim que é uma das ferramentas utilizadas para gravar CD/DVD.

Os comandos acima fazem o seguinte e primeiro cria um link simbólico de /dev/sr0 para /dev/dvd, com o uso do f, mesmo que o link exista ele será recriado, ou seja se o link estiver apontando para outro dispositivo este comando fará a correção de acordo com o dispositivo detectado no boot as etiquetas significams=simbólico e f=força

O segundo comando adiciona o usuário franse ao grupos disk e cdrom a etiqueta -G=grupos.

Bom agora espero que dê algum resultado, depois de digitar os comandos experimente colocar um dvd no dispositivo e veja se acontece alguma coisa.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Ter, 27 de Agosto 2013, 17:32

Funciona!!!
Funcionou, Xterminator!!! xD

Fiz, desta vez, conforme me orientou:

franse@Xandy2:~$ sudo ln -sf /dev/sr0 /dev/dvd
[sudo] password for franse:
franse@Xandy2:~$ sudo usermod -G disk,cdrom franse
franse@Xandy2:~$


E realmente abriu um DVD de filme (original, espero que com os "demais" também...)!

Nem sei como lhe agradecer :yeah:

Só que apenas funcionou uma vez...
Voltei a colocar o mesmo DVD no drive e não leu. O mesmo com outros... :(

Também não estou conseguindo acessar as demais unidades (partições do HD - tenho 3, além do Ubuntu - WinXP/Win7/Arquivos) que entrava com um "click". Agora sempre abre a janela "Autenticar", informando que: "Autenticação é necessária para montar WDC WD3200BEVT-00ZC70 (/dev/sda _), solicitando a "Senha para root" que digito, mas aparece como inválida. Reiniciei a máquina, sem alteração. Será que fiz esta instalação tão malfeita assim? :cry:
Fiz apenas uma partição e escolhi a área de troca no momento da instalação. Optando por uma "desconhecida" com, justamente os +/- 2G que precisava.
Deveria ter feito com três? Não teria sido por isso que ocorreu o problema na atualização para o 13.04 levando-me a reinstalação? :?:

É um OS fascinante embora, como os demais, às vezes nos contrariem.
Agora, por exemplo: Já havia desconectado o modem quando soube da sua mensagem. Não consegui reconectá-lo de forma alguma. Tentei editar a conexão, criei outra e, por fim, excluí todas. Somente após a reinicialização é que consegui, criando novamente... o.0
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Agosto 2013, 19:43

E como ejectou o DVD? Não pode ser directamente no leitor, tem de primeiro ejectar no Ubuntu, clicando com o direito em cima do Disco e escolhendo a opção de ejecção. Caso contrário, não é libertado e fica sempre à espera do DVD que já lá não está (durante a sessão, se reiniciar o PC, volta a permitir novamente).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

cron