Isto é ótimo pois até ao momento todas as comunicações são feitas através de protocolos/softwares proprietários, nomeadamente através do Flash e Java. Assim, com este projeto browsers como o Google Chrome, Firefox e até o Opera terão estas funcionalidades nativas, com otimização open-source que é sempre uma vantagem enorme ao nível de correção de bugs e de melhoramento da performance.
O desenvolvimento deste projeto já tem algum tempo de vida e parece estar cada vez mais próximo do usuário comum. Aliás, esta notícia vem mostrar um vídeo apresentado por dois programadores, um da Mozilla e outro da Google, que estão a conversar entre eles através do WebRTC cada um com o seu browser.
Como se pode ver pelo vídeo, esta tecnologia parece muito promissora. Primeiro porque o facto de se descartar software proprietário é sempre algo bom para a melhoria e produção de novas funcionalidades; segundo, a fluidez da comunicação foi excecional; e terceiro ter este tipo de funcionalidades nativas no próprio browser é algo muito positivo. Repare-se que o browser pede permissão para usar o microfone e a webcam.
Quando terminado, o WebRTC fará parte do padrão da W3C e IETF, e portanto, será adotado praticamente por todos os navegadores do mercado assim que estiver concluído. (Talvez o Internet Explorer se mantenha com o seu Skype. )
Entretanto, num post da Mozilla há mais detalhes da implementação. A demonstração deste vídeo foi feita usando o Chrome 25 Beta e uma compilação recente do Firefox Nightly. Ambos os navegadores usam o codec de áudio Opus e o VP8 para vídeo, usando o ICE para a conexão.