Bem-vindo: Ter, 13 de Maio 2025, 0:25 Pesquisa avançada

Gnome 3 vs Unity (Ubuntu)

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Gnome 3 vs Unity (Ubuntu)

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 31 de Maio 2012, 4:33

Diz-me uma coisa Ron, para configurar por inteiro o sistema, é tudo através do Wing Panel e do Switchboard, ou tens mais alguma dica?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Qui, 31 de Maio 2012, 12:56

Miguel Fonseca » Qui Mai 31, 2012 1:33 am escreveu:Diz-me uma coisa Ron, para configurar por inteiro o sistema, é tudo através do Wing Panel e do Switchboard, ou tens mais alguma dica?

Cumps.

Eu configuro todo por ali. O Configurações de Sistema do Ubuntu não funciona nele. Mas ele tem todas as opções (só que em inglês ainda). Algumas coisas dá para se alterar no dconf, gconf, mas de resto é tudo no Switchboard.

Quanto a ícones, fontes, etc, pode usar o gnome-tweak-tool (mas tem de escrever isso no Wingpanel e pedir para executar o comando). O Synaptic, tens de abrir o terminal e digitar sudo synaptic.

Cumps.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 31 de Maio 2012, 18:48

Boas Ron, excepto alguns problemas com o Pantheon-Greeter e um relatório de erro de vez em quando, já o tenho a "funfar".

Falha na personalização do Plank e a questão do Dan ter abdicado do "minimizar" não concordei.

Quanto aos programas que o Switchboard não reconhece, embora aborrecido, existe sempre maneira de os abrir pelo terminal e associá-los ao Plank.

Mas não tenho a certeza que tudo está bem!

O painel superior do Pantheon é muito igual ao do Gnome-Shell!

No teu PC isto também acontece?

Deixo um "screenshot" abaixo para veres o meu Pantheon. :D :D :D :desdentado: 8)

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Qui, 31 de Maio 2012, 21:47

Miguel Fonseca » Qui Mai 31, 2012 3:48 pm escreveu:Boas Ron, excepto alguns problemas com o Pantheon-Greeter e um relatório de erro de vez em quando, já o tenho a "funfar".

Falha na personalização do Plank e a questão do Dan ter abdicado do "minimizar" não concordei.

Quanto aos programas que o Switchboard não reconhece, embora aborrecido, existe sempre maneira de os abrir pelo terminal e associá-los ao Plank.

Mas não tenho a certeza que tudo está bem!

O painel superior do Pantheon é muito igual ao do Gnome-Shell!

No teu PC isto também acontece?

Deixo um "screenshot" abaixo para veres o meu Pantheon. :D :D :D :desdentado: 8)

Cumps.

Boas Miguel! Ficou muito bonito o teu desktop.

Sobre os relatórios de erro: creio que são os mesmos que aparecem aqui no meu Ubuntu 12.04 - mas com a cara elementaristica.

Sobre o Plank, eu esqueci de dizer mas tem um pacote que faz isso: switchboard-plug-plank. Aí você pode personalizá-lo através do Switchboard - mas não tem como alterar o tema. O botão minimizar me faz falta, mas estou aprendendo a clicar no ícone do Plank. Mas no gconf ou dconf tem como trocar o maximizar para minimizar.

No meu computador acontece o mesmo - mas sem problema. Eu sei que tudo ainda está em fase de testes e logo se resolve! :)

Cumps.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 1 de Junho 2012, 1:20

Boas Ron, quanto aos erros, devo dizer-te, que no Ubuntu 12.04 e no Caixa Mágica 18 Gnome-Shell já não me apareciam erros nenhuns!

Agora que instalei o Elementary é que começaram a aparecer. Mas nada de grave! xD

Quanto ao minimizar, defini dois cliques do rato sobre as janelas para o fazer através do Gnome Tweak Tool.

Dizes que dá para mudar no Gconf ou no Dconf, mas eu já andei à procura ontem de uma opção num deles que o permitisse fazer e não encontrei nenhuma. Podes dizer-me qual é a opção?

Quanto ao Files, gosto muito visto que está quase igual ao Marlin do qual eu gostava bastante.

Mas como adicionar-lhe mais opções? Tipo, Open-terminal? Sabes?

E não consigo abrir o Player Noise! Dá erro! Isso acontece-te também?

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ron Alon » Sex, 1 de Junho 2012, 3:21

Miguel Fonseca » Qui Mai 31, 2012 10:20 pm escreveu:Boas Ron, quanto aos erros, devo dizer-te, que no Ubuntu 12.04 e no Caixa Mágica 18 Gnome-Shell já não me apareciam erros nenhuns!

Agora que instalei o Elementary é que começaram a aparecer. Mas nada de grave! xD

Quanto ao minimizar, defini dois cliques do rato sobre as janelas para o fazer através do Gnome Tweak Tool.

Dizes que dá para mudar no Gconf ou no Dconf, mas eu já andei à procura ontem de uma opção num deles que o permitisse fazer e não encontrei nenhuma. Podes dizer-me qual é a opção?

Quanto ao Files, gosto muito visto que está quase igual ao Marlin do qual eu gostava bastante.

Mas como adicionar-lhe mais opções? Tipo, Open-terminal? Sabes?

E não consigo abrir o Player Noise! Dá erro! Isso acontece-te também?

Cumps.

Oi, Miguel!

No Ubuntu 12.04 apareciam-me erros. "Ubuntu 12.04 apresentou um erro. Deseja enviar o relatório?" Mas era só clicar em não e pronto. Como já estava acostumado, deixei assim.

No dconf, pode adaptar esta minha dica aqui: viewtopic.php?f=24&t=1330&p=9564&hilit=minimizar+gnome+shell#p11764 (mas ainda não testei!) e depois reiniciar a sessão.

O Files vai continuar com a cara do Marlin. Mas o esqueleto dele é outro!

O Noise abre normalmente aqui! Deve ser algum erro de compatibilidade aí. Tenta reinstalá-lo!

Abraço!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 1 de Junho 2012, 3:46

Bem Ron, quanto à tua dica, ela é feita para o Gnome Shell, como tal, não funciona no Elementary.

Esta foi uma decisão do Dan Rabitt e nas configurações do Pantheon não encontrei nada que permitisse reactivar o minimizar.

Tenho uma conta no site do Elementary e tive a ler sobre a decisão do Dan, por isso, não há volta a dar.

É evidente que no Gnome-Shell, tenho os "botões" todos e na posição que quero.

Quanto ao Noise, já tinha, como deves calcular, removido, reinstalado e sei lá mais o quê e continua a dar (no terminal) "fatal error"!.

Vou ver se encontro alguma solução por aí. É suposto :desdentado: eu ter algum jeito ¬¬ para solucionar problemas :facepalm: :facepalm2: .

Mas se funciona no teu SO, alguma coisa se passa no meu.
Eu estou com o de 64 Bits e tu?

Quanto ao Files, não me chegaste a dizer se conheces alguma maneira de adicionar opções (como o open-terminal).

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Junho 2012, 9:49

ron » 01 Jun 2012, 03:21 escreveu:No Ubuntu 12.04 apareciam-me erros. "Ubuntu 12.04 apresentou um erro. Deseja enviar o relatório?" Mas era só clicar em não e pronto. Como já estava acostumado, deixei assim.

Agora que fala nisto, já experimentaram ligar uns auriculares quando estiverem a usar a sessão do Unity no Ubuntu 12.04? Vão levar com uma janela desse tipo :lol: e ao retirar? A mesma coisa :roll: Sinceramente este Ubuntu... :facepalm2:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Sex, 1 de Junho 2012, 12:58

Miguel Fonseca » Sex Jun 01, 2012 12:46 am escreveu:Bem Ron, quanto à tua dica, ela é feita para o Gnome Shell, como tal, não funciona no Elementary.

Esta foi uma decisão do Dan Rabitt e nas configurações do Pantheon não encontrei nada que permitisse reactivar o minimizar.

Tenho uma conta no site do Elementary e tive a ler sobre a decisão do Dan, por isso, não há volta a dar.

É evidente que no Gnome-Shell, tenho os "botões" todos e na posição que quero.

Quanto ao Noise, já tinha, como deves calcular, removido, reinstalado e sei lá mais o quê e continua a dar (no terminal) "fatal error"!.

Vou ver se encontro alguma solução por aí. É suposto :desdentado: eu ter algum jeito ¬¬ para solucionar problemas :facepalm: :facepalm2: .

Mas se funciona no teu SO, alguma coisa se passa no meu.
Eu estou com o de 64 Bits e tu?

Quanto ao Files, não me chegaste a dizer se conheces alguma maneira de adicionar opções (como o open-terminal).

Cumps.

Boas, Miguel.

Eu realmente achei que tinha como em alguns daqueles submenus. O DanRabbit age um pouco como a Apple e a Canonical, mas bem: o elementary foi feito assim mesmo. Ele não mudou de "pode mudar tudo" para "agora não pode mudar nada". No elementary, se eles pudessem criar aplicativos nativos para tudo, eles criariam.

Eu estou usando o 32-bits. Deve ser por isto que não consegue executar o Noise (mas eu acho que deve ser alguma lib faltando ou com problema no 64-bits).

Desculpe por isso! Achei que tinha respondido :facepalm2: Eu não conheço não. Deve ter algum plugin, mas eles ainda não disponibilizaram. Quando souber de algo, te falo! ;)

Abraço!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Sex, 1 de Junho 2012, 12:58

Luis Cardoso » Sex Jun 01, 2012 6:49 am escreveu:
ron » 01 Jun 2012, 03:21 escreveu:No Ubuntu 12.04 apareciam-me erros. "Ubuntu 12.04 apresentou um erro. Deseja enviar o relatório?" Mas era só clicar em não e pronto. Como já estava acostumado, deixei assim.

Agora que fala nisto, já experimentaram ligar uns auriculares quando estiverem a usar a sessão do Unity no Ubuntu 12.04? Vão levar com uma janela desse tipo :lol: e ao retirar? A mesma coisa :roll: Sinceramente este Ubuntu... :facepalm2:

O Ubuntu 12.04 para mim está muito "bugado". Infelizmente. :(
Ron Alon
Redator Geekzinho

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais