Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:28 Pesquisa avançada

Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensionais

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensionais

Mensagempor nferreira » Sex, 25 de Maio 2012, 15:13

O Ftool é um programa bastante popular entre os alunos de engenharia civil, existindo tanto em Windows como em Linux.

Apesar de na versão Windows correr tudo bem, estou a sentir grandes dificuldades em colocá-lo a correr em Linux, apesar de confessar que o meu conhecimento de Linux ser algo limitado. Tanto que sei que o máximo que consegui foi estragar o Linux e tive que instalar tudo outra vez. :lol:

As minhas dúvidas residem-se no facto que para poder correr com o programa ser necessário o libmotif3, e aquele que se encontra no nosso repositório ser o libmotif4. Para além que o programa estar compilado para o kernel 2.6 e a minha versão já andar no 3.3.

Vou deixar aqui o website oficial do programa e pedia alguma orientação para a sua instalação. Ou então simplesmente confirmassem existir limitações de software incontornáveis que assim impossibilitam a sua instalação.
https://web.tecgraf.puc-rio.br/ftool/

Penso que ajuda dizer que a versão actual do meu Ubuntu é o 12.04.

Obrigado

nferreira
 
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Maio, 2012

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 18:27

Irei dar uma vista de olhos, penso que já ouvi falar desta ferramenta e não sou de Civil xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 21:25

Tal como prometido, fiz o procedimento que encontrei para o Ubuntu 10.04 no Ubuntu 12.04 com a substituição de um pacote como referiu. Aqui ficam os passos executados:
cd /tmp

sudo apt-get install libmotif4

mkdir -p ftool212linux26g4

cd ftool212linux26g4

Código: Selecionar todos
wget -c http://www.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/ftool212linux26g4.tgz

tar -zxvf ftool212linux26g4.tgz

sudo cp Ftool /usr/local/bin/

sudo ln -s /usr/local/bin/Ftool /usr/local/bin/ftool


Para Sistema de 32 bit



Código: Selecionar todos
sudo wget -c http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/o/openmotif/libmotif3_2.2.3-2_i386.deb

sudo dpkg -x libmotif3_2.2.3-2_i386.deb /tmp

sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib/

Para Sistema de 64 bit (A confirmar...)



Código: Selecionar todos
sudo wget -c http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/o/openmotif/libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb

sudo dpkg -x libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb /tmp

sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib32/

Alternativa para Sistema de 64 bit (A confirmar...)



Código: Selecionar todos
sudo wget -c http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/o/openmotif/libmotif3_2.2.3-2_i386.deb

sudo dpkg -x libmotif3_2.2.3-2_i386.deb /tmp

sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib32/



cd -


Feito isto, para correr a aplicação é apenas executar o seguinte comando (durante o primeiro arranque poderá notar um ligeiro empanque do Sistema, deve ser para configurar algo ou assim, mas depois o arranque é rápido):
ftool


Era isto que pretendia? Foi testado apenas no Ubuntu 12.04 32 bit.

Atenção: Todos os comandos acima são para executar no terminal, há ali alguns fora do terminal porque o Ubuntued encolhe-os e isso no copy-paste altera o código. Assim como apresento é só seleccionar, [Ctrl]+[C] e no terminal [Ctrl]+[Shift]+[V].
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor nferreira » Sex, 25 de Maio 2012, 23:48

Desde já quero agradecer a sua resposta, nunca pensei que fosse tão rápido. ;)

Segui tudo tal como indicou e continua a surgir um erro que já surgia quando tentei anteriormente, e não sei o que possa ser. Acrescento também que o meu Ubuntu é 64 bits.

:/tmp$ ftool
ftool: error while loading shared libraries: libXm.so.3: wrong ELF class: ELFCLASS64

nferreira
 
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Maio, 2012

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 26 de Maio 2012, 2:25

Boas, se reparares ele dá um erro de classe relativamente à arquitectura.

Instalaste a biblioteca para 64 Bits?

No teu caso, o comando no terminal é:

Código: Selecionar todos
sudo wget -c http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/multiverse/o/openmotif/libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb


Depois, ainda no terminal:

sudo dpkg -x libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb /tmp


sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib/


cd -


Depois é só seguir o resto do que o Luís deixou, ou seja, arrancar com o Ftool

Cumps.

Se ainda não der, experimenta substituir este comando: (talvez tenhas que fazer o download do pacote outra vez!)

sudo dpkg -x libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb /tmp


por este:

sudo dpkg -i libmotif3_2.2.3-2_amd64.deb


E experimenta logo abrir o Ftool.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor nferreira » Sáb, 26 de Maio 2012, 16:53

Ainda não pude experimentar isso, porque neste momento tenho um problema diferente. Após ter reiniciado o PC, deixei de lhe ter acesso, tal como me tinha acontecido da outra vez em que tinha instalado o software.

Neste momento, após de introduzir a palavra-passe no ecrã de login, retomo sempre a esse ponto, não interessando as vezes que introduza a palavra-passe.

nferreira
 
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Maio, 2012

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 26 de Maio 2012, 21:23

nferreira » 25 Mai 2012, 23:48 escreveu:Desde já quero agradecer a sua resposta, nunca pensei que fosse tão rápido. ;)

Segui tudo tal como indicou e continua a surgir um erro que já surgia quando tentei anteriormente, e não sei o que possa ser. Acrescento também que o meu Ubuntu é 64 bits.

:/tmp$ ftool
ftool: error while loading shared libraries: libXm.so.3: wrong ELF class: ELFCLASS64

:facepalm2:
Peço desculpa, houve um pequeno erro da minha parte, penso que isto irá resolver a questão:
sudo mv /usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib32/


Foi um problema de copy-paste! :facepalm2:

É que para 64 bit, onde indico:
sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib/

Deveria ser:
sudo cp /tmp/usr/lib/libXm.so.3 /usr/lib32/

Pois o Ftool é uma ferramenta que funciona com bibliotecas de 32 bit! Daí a apresentar o erro mencionado... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 26 de Maio 2012, 21:29

nferreira » 26 Mai 2012, 16:53 escreveu:Ainda não pude experimentar isso, porque neste momento tenho um problema diferente. Após ter reiniciado o PC, deixei de lhe ter acesso, tal como me tinha acontecido da outra vez em que tinha instalado o software.

Neste momento, após de introduzir a palavra-passe no ecrã de login, retomo sempre a esse ponto, não interessando as vezes que introduza a palavra-passe.

Faça [Ctrl]+[Alt]+[F1], digite o seu utilizador e senha. Depois execute o comando para mover o ficheiro para o local correcto que lhe indiquei no comentário anterior (aquele que tem mv). Depois basta fazer:
sudo reboot

E veja se depois já consegue entrar no Ubuntu.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ftool - a ferramenta de análise de estruturas bidimensio

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 26 de Maio 2012, 21:43

Caso nenhuma das soluções funcione, experimente a solução alternativa para 64 bit que encontrei (mas ainda não testei, pois de momento não estou a usar uma máquina de 64 bit), que adicionei no comentário do tutorial! Basicamente consiste em descarregar o mesmo pacote usado no Sistema de 32 bit, mas com a diferença de se mandar o ficheiro para lib32 em vez de lib.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes