Boas, deixo aqui a minha opinião segundo as minhas experiências, referindo-me ao Ubuntu 12.04 de 32 bits (que ao contrário do que foi algumas vezes anunciado, continua a ser o aconselhado pela Canonical) e tendo em conta a "minha máquinazinha"  

.
 Tenho um Desktop HP, com um Dual-Core a 2,8 MGHZ, com 2 GB de RAM e uma Placa Gráfica da AMD/ATI X-1600 de 512 MB.
Velocidade do Ubuntu 12.04: É mais rápido que os anteriores? Qual a diferença? Sem dúvida que após a instalação, estava muito mais rápido no arranque, mas especialmente no reiniciar ou desligar.
 O Unity no seu todo, ou seja, abertura de programas e acesso à busca no Dash/HUD.
 O peso na memória deste Ambiente Gráfico contínua a ser um problema e, na minha opinião devia ser o próximo 
Grande Desafio da Canonical.
Estabilidade, é dificíl analisar este ponto com tão pouco tempo de utilização, mas notaram algum problema? Independentemente dos pontos acima referidos, a estabilidade é nota de domínio acentuado nesta Release. Então se compararmos com o 11.04, a diferença em termos de Estabilidade e abismal!
 Mas, e há sempre um mas, já enviei, através do processo automático alguns "bugs" para a Canonical via Launchpad.
 Devo dizer, que se não estou em erro, foram 2 ou 3. Sendo extremamente reduzido (ainda bem!)!
 Caso não saibam, o Precise vem por defeito (default) com o Kernel 3.2.0-24-generic-pae em vez do "generic".
 Esta situação, no meu caso, foi benéfica, pois aumentou a rapidez do sistema no arranque e no reiniciar/desligar, assim como já referi, na rapidez e fluidez do próprio SO.
 Mas também foi prejudicial, pois quando estava a navegar calmamente no Google Chrome, ele fez "freeze" 
6 vezes seguidas! Apesar de ter "terminado" o X, reiniciado e até desligado o PC o problema subsistiu.
 Ora, como já tenho 2 anos (muito pouco!) de uso contínuo do Ubuntu e, já tinha lido sobre a questão do Kernel Generic-PAE vir por defeito neste novo Ubuntu, resolvi instalar a mais recente versão do Kernel estável, a 3.3.3.
 Mas utilizei a versão Generic (normal) e não a PAE.
 Resultado? Bem, arranque e reinicio/desligar mais lento, assim como a fluidez e rapidez diminuíram um pouco.
 Benefícios? Não aconteceram mais "freezes!!"
 Conclusão: Estável, mas ainda com alguns inconvenientes.
Estética: Esperavam uma estética assim ou mais moderna com aqueles ícones prometidos? Neste campo tenho uma opinião muito própria. Acho que a estética está dentro do normal para o Ubuntu.
 Sólida, com cores fortes (o costume), sem qualquer problema de falhas (glitches) com os temas e ícones que existem por defeito.
 Ou seja, tudo muito bem feito.
 Mas, como qualquer outra pessoa, tenho os meus gostos pessoais. Para isso, não existe nada como o Mundo Linux!!!
 Ao contrário do Ruindows e até do MAC.
 Instalei o Elementary Theme, juntamente com os ìcones Awoken numa tonalidade escolhida por mim e acrescentei um Wallpaper à minha escolha.
 Já está, o novo Ubuntu 12.04 Precise Pangolin com a "minha cara"!!
 Feito em 10 minutos e sem complicações.
 Acho que esta não deve ser uma preocupação grande por parte da Canonical, visto que as opções de configuração pessoal ( 
que eram um grande problema! ) já foram resolvidas, sendo agora, nesta Release, extremamente fácil "customizar" o SO a nosso gosto.
 Fica assim para a Canonical a 
ENORME preocupação de tornar este SO, user friendly e estável.
Unity, Gnome3, Cinnamon, Gnome clássico, Mate, KDE? Qual será a sua escolha? Devo dizer que neste capítulo e, apesar de nesta versão ainda não ter experimentado nada para além do Unity, contínua ser este último o meu preferido.
 É verdade, ao contrário de muitos, eu gosto do Unity e vai continuar a ser o meu DE de preferência.
 Devo no entanto, experimentar também o Gnome Clássico, para, talvez por nostalgia, relembrar o saudoso Gnome 2  

Quanto ao Gnome-Shell e por conseguinte, o Cinnamon, ainda não sei. Tive muitos problemas de "freezes" com ambos no Ubuntu 11.10. Logo se vê.  
 Você vai dar uma oportunidade ao Unity?
 Você vai dar uma oportunidade ao Unity? Bem, a esta questão já respondi!  

É o meu DE preferido e, como tal, uso-o e irei continuar a fazê-lo.
 Cumps.