Bem-vindo: Ter, 21 de Maio 2024, 10:04 Pesquisa avançada

Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linux

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linux

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 19 de Dezembro 2013, 20:49

Launchd é o sistema open source unificado da Apple para gerenciar a inicialização, interrupção e administração de daemons, aplicativos, processos e scripts, substituindo no OS X e iOS os subsistemas tradicionais init, inetd, cron, at e watchdog.

Buscando reduzir o tempo de boot e modernizar o gerenciamento de tarefas nos níveis do usuário e do sistema, há tempos os desenvolvedores do FreeBSD têm interesse em portar o sistema, que está em uso pela Apple desde o OS X Tiger, e tem seu código disponível sob a licença Apache. Já houve iniciativas em 2005 (via Google Summer of Code) e em 2008, mas não chegaram a concluir a tarefa.

Agora, com o OpenLaunchD, a tarefa reinicia, e o objetivo declarado inclui permitir que ele possa ser usado no Linux também.

Fonte: Br-Linux e Phoronix


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linu

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 27 de Dezembro 2013, 2:08

O título menciona linux e o texto BSD. lol...
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Dezembro 2013, 10:27

@Davysson, o Launchd é da Apple e o OpenLaunchd é para o FreeBSD. Por outro lado isto é um fórum de Linux, por isso faz sentido esta notícia na sua vertente "linuxeira". :D

Entretanto, acho ótimo esta notícia por vários motivos: primeiro porque teremos mais um "init" para concorrer pelo mais rápido (e aqui praticamente ganha o que for mais rápido e ganhamos nós com sistemas mais rápidos); segundo porque teremos mais uma forma alternativa de gestão de aplicativos e recordo que o iOS por exemplo, apesar de fazer kill9 é extraordinariamente eficiente na questão de fechar aplicações; e terceiro, último, acho ótimo ver cada vez mais uma simbiose entre o FreeBSD e o Linux.

Vejo que os dois projetos cada vez mais estão mais unidos, havendo quase uma diferença de licenciamento apenas. Claro que a diferença é brutal, mas ao nível de escolhas para o consumidor (e principalmente para empresas) já começa a tender para a diferença apenas ao nível de licenciamento. Basta ver que o Debian já começou a usar também o FreeBSD (com o kfreebsd) como alternativa.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linu

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 27 de Dezembro 2013, 16:34

Claudio Novais (27-12-2013, 9:27) escreveu:@Davysson, o Launchd é da Apple e o OpenLaunchd é para o FreeBSD. Por outro lado isto é um fórum de Linux, por isso faz sentido esta notícia na sua vertente "linuxeira". :D

Entretanto, acho ótimo esta notícia por vários motivos: primeiro porque teremos mais um "init" para concorrer pelo mais rápido (e aqui praticamente ganha o que for mais rápido e ganhamos nós com sistemas mais rápidos); segundo porque teremos mais uma forma alternativa de gestão de aplicativos e recordo que o iOS por exemplo, apesar de fazer kill9 é extraordinariamente eficiente na questão de fechar aplicações; e terceiro, último, acho ótimo ver cada vez mais uma simbiose entre o FreeBSD e o Linux.

Vejo que os dois projetos cada vez mais estão mais unidos, havendo quase uma diferença de licenciamento apenas. Claro que a diferença é brutal, mas ao nível de escolhas para o consumidor (e principalmente para empresas) já começa a tender para a diferença apenas ao nível de licenciamento. Basta ver que o Debian já começou a usar também o FreeBSD (com o kfreebsd) como alternativa.


Eu gostaria de que essa integração entre os projetos opensource da apple e os do linux aumentassem. Como no caso do cups um projeto com licença open source usado tanto no linux quanto no mac, o que acaba beneficiando a nós usuários com uma compatibilidade maior.

Só uma dúvida o launchd é equivalente ao systemd?
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Launchd, que reduz o tempo de boot, poderá vir para Linu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Dezembro 2013, 17:39

Não me debrucei, mas parece-me que seja mais do que isso. Não me debrucei em nenhum deles, mas penso que o systemd se centre na iniciação, já o launchd parece-me que inclui também gestão de processos. Mas, como disse, não tenho a certeza.

EDIT:

Talvez seja exatamente o mesmo. Agora que vi a sua estrutura conceptual (imagem abaixo), talvez seja equivalente. Mas fico a aguardar que algum utilizador mais entendido nos explique melhor ;)

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes