Bem-vindo: Qua, 22 de Maio 2024, 3:47 Pesquisa avançada

Brasil: investimentos em data centers e o mercado energético

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Brasil: investimentos em data centers e o mercado energético

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Dezembro 2013, 23:18


As tendências de terceirização de infraestrutura de TI promete expandir o setor de data Center no Brasil, informou a Frost & Sullivan em comunicado, destacando que a demanda irá alavancar outra área: a de fornecedores de energia.

Um dos motivos é que o back-up através dos conjuntos de geradores a diesel, sistemas de refrigeração, servidores e dispositivos de fornecimento de energia, também irá crescer, e no curto prazo, a empresa de pesquisa prevê um crescimento no número de fornecedores de energia para data Centers no país - impulsionada pela demanda do segmento, o que pode ajudar a manter o ritmo de eficiência energética e inovação tecnológica.

Para a Frost & Sullivan, essa necessidade de ‘densificação’ de sistemas de refrigeração eficientes e servidores de prateleiras podem estimular o desenvolvimento desse mercado em longo prazo. A análise ‘Analysis of the Brazilian Data Center Power Supplies Market’, conclui que em 2012 a receita desse mercado chegou a US$ 240 milhões, mas até 2017 o número pode quase dobrar, e chegar a US$ 460 milhões.

"A crescente popularidade da infraestrutura dos sistemas de gerenciamento dos data centers (DCIM), devido às altas tarifas de energia elétrica do Brasil e da ênfase na eficiência energética vai alimentar as receitas do mercado", disse o analista Gustavo Stainoh da área de Energia da Frost & Sullivan. "Na verdade, as oportunidades DCIM no país são promissoras visto que as instalações em construção já estão adotando esta solução."

Datacenter verde



Quando se fala em Data Center, uma das primeiras coisas que vem em mente é o custo da operação e os gastos com energia, e muitas empresas que investem na infraestrutura de centro de dados têm procurado adotar métodos mais ‘sustentáveis’, para as operações não saírem tão caras, no final das contas.

“Além de soluções de gerenciamento de energia, como sistemas de DCIM, os data centers estão procurando soluções ecologicamente corretas que ajudam as empresas a reduzir as despesas operacionais associadas ao consumo de energia”, concluiu a companhia, e ressaltou que com a complexidade dos sistemas de energia, os usuários dos centros de dados e desenvolvedores de projetos irão preferir soluções integradas ao invés de componentes individuais, e esses sistemas prometem custos menores de energia.

"Os desenvolvedores do projeto, bem como empresas de engenharia, aquisição e construção estão se concentrando no fornecimento de sistemas de energia elétrica confiável e, portanto, os fabricantes de equipamentos originais de fontes de alimentação devem assegurar a melhoria contínua de produtos para se manterem competitivos no mercado brasileiro em rápida evolução", acrescentou Stainoh.

Entretanto, a companhia alerta que há uma demanda para a variedade de soluções de energia em data centers, mas os fornecedores de componentes brasileiros estão ‘de fora’, pois os produtos importados dominam o mercado. “Não se espera que este cenário mude, enquanto as taxas de importação permanecerem baixas”, afirmou a Frost & Sullivan em comunicado.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes