Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 16:25 Pesquisa avançada

KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Julho 2013, 23:34

Alguns hábitos dos desenvolvedores são bem ruins, prejudicando os programas finais por anos e mais anos. Pressa, relaxo, falta de experiência ou motivação são comuns. Isso pode resultar em código que funciona, porém longe de estar otimizado.

Um caso curioso: Sergio Martins, um colaborador do KDE, decidiu partir para a otimização de vários bugs do projeto que consumiam mais memória do que o necessário. O que motivou sua corrida foi uma cena interessante: ele foi comprar um novo módulo de memória, porém a loja estava fechada. Decidiu então partir para os códigos e ver o que podia fazer para melhorar os projetos. O resultado da "maratona de otimização" foi surpreendente, e deverá trazer resultados na atualização do KDE 4.11.

Entre os bugs corrigidos estão:

  • O maildir e mixedmaildir poderiam usar 1 ou 2 GB de RAM ao importar pastas grandes, isso foi corrigido.
  • O akonadiserver não limpava caches de queries adequadamente. Com a correção o desenvolvedor economizou 65 MB.
  • O Kontact mantinha 5 cópias de todos os dados de calendário na memória ao usar um certo modo de visualização. Com um arquivo .ical grande isso correspondeu a 200 MB.
  • O KOrganizer poderia usar muita memória ao longo do tempo por falta de limpeza.
  • O KAlarm não liberava a memória das janelas de diálogo do editor, aumentando bastante o consumo ao longo do tempo.
  • O Myqsl recebeu mais algumas otimizações, economizando até 25 MB (4.12).

Outros desenvolvedores também estão trabalhando na otimização de outras partes do KDE, como o nepomuk e akonadi.

Se você acha o KDE pesado, pelo visto não está sozinho: realmente ele usa mais memória do que deveria. É bom ver que as correções são feitas de tempos em tempos, ainda que muitas vezes tardias.

O KDE 4.11 atualmente está como Release Candidate. O lançamento desta atualização é esperado para agosto.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 25 de Julho 2013, 11:13

Notícias assim repetem-se no kde. Gostava de ver isso no Unity.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 18:26

Mais uma vez, Rafael, tal como eu referi sobre os ícones, neste caso também o Unity tem melhorado significativamente. Mesmo assim, tal como eu já referi antes, não acho que essas melhorias tenham sido suficientes, e por isso concordo com você!

Aliás, para as transparências e funcionalidades que o KDE disponibiliza, acho incrível como ainda vão dando prioridade À otimização! Incrível e ótimo, claro! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Mensagempor thiagowfx » Dom, 18 de Agosto 2013, 5:23

Bacana, talvez valha a pena instalar o KDE para ver como ele está agora, essa versão parece realmente ser promissora. Costumava usá-lo há um tempo atrás, mas parei depois que conheci outros ambientes de desktop. E concordo com o Rafael, realmente. Falta ouvir esse tipo de notícias em relação ao Unity. Otimizações em vez de simplesmente novos recursos e novas características.

thiagowfx
 
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Maio, 2013

Re: KDE 4.11 terá otimizações para menor consumo de memória

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 19 de Agosto 2013, 13:09

Eu gostava de gostar do KDE. Adoro saber que têm um grupo de programadores excecional. E os resultados são sim surpreendentes, tendo em conta que o KDE sempre foi o "patinho feio" no Linux, no sentido de receber poucos investimentos.

No entanto, acabo por não conseguir gostar do KDE por ser tão complexo visualmente. Eles sobrecarregam as janelas com funcionalidades e isso em termos de usabilidade é muito mau, na minha opinião. Ter essas funcionalidades é importantíssimo para quem quer ter o sistema exatamente à maneira de cada um, no entanto, essas funcionalidades deviam apenas estar presentes quando realmente se quer alterar a interface, que certamente não é diariamente.

É neste sentido que eu gostava de ver uma união entre o KDE e o GNome, um sistema que usasse o melhor dos dois: seria simples e elegante à priori e teria as opções avançadas bem separadas da interface diária onde poderia-se mudar tudo como no KDE.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes

cron